Caixa preta

Categoria: Geral | Palavras-chave: , , , , , , ,

Sei que prometi que este post seria sobre minhas impressões sobre o Ubuntu 6.06(Dapper Drake). Infelizmente para uns, felizmente para outros, não podemos mandar no que pensamos. Vamos logo ao texto.

Duas caixas estão sendo oferecidas no mercado(você precisa ter uma delas). Qual você escolheria?

  • Uma é preta, como as caixas pretas de aviões. Totalmente blindada e protegida, essa caixa só deve ser aberta pelos proprietários do avião ou por autoridades devidamente munidas de autorizações judiciais. Esta caixa é usada para mostrar para todos que o avião é seguro, que se qualquer coisa acontecer com o avião, todos saberão o que aconteceu. Com essa informação você entra no avião com toda a tranquilidade do mundo, sem pensar que a promessa de segurança não é para quem está usando o avião, é apenas uma maneira de guardar informações sobre o que se passa com um avião. Esta “segurança” é apenas um meio de saber o que aconteceu com o avião no caso de um acidente. Então você para para pensar e vê que a promessa de segurança é apenas uma maneira de te deixar tranquilo e ao mesmo tempo te dizer que o avião tem chances de cair, de ter defeitos que podem fazer com que o sistema do avião, antes totalmente seguro, simplesmente pare de funcionar ocasionando tragédias e dados desta falha podem ser escondidos sem que alguém de fora da empresa possa saber. Para finalizar, o custo dessa caixa é muito alto, principalmente se analizarmos os benefícios que ela traz.
  • A segunda caixa é transparente. Você pode ver tudo o que tem dentro dela. Lógicamente você precisa saber entender o que está dentro desta caixa, afinal, ninguém sabe ler até que alguém ensine. Ao contrário da outra caixa, esta pode ter seu conteúdo alterado a qualquer momento, basta que isso seja documentado em algum lugar que fique disponível para qualquer pessoa que queira ver o novo conteúdo da caixa. Como na outra caixa, quem usa esta diz que ela não oferece nenhum tipo de risco para quem estiver a usando. Não sendo diferente, esta caixa oferece os mesmo riscos da outra mas esta não esconde as falhas que podem ocasionar tragédias. As empresas que as fabricam simplesmente corrigem a falha e divulgam isso para todos saberem. Por último e não menos importante, esta caixa é adquirida totalmente de graça.

Voltando a pergunta inicial. Qual das duas caixas você prefere?

Publicado em 29 de junho de 2006 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

  1. Andre Almeida disse:

    Uma explicação interessante. =)
    Eu fico com a transparente. ;)

Deixe seu comentário

Website