Impressões(visuais) Ubuntu Linux 6.06 – Dapper Drake

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

Começando um pouco atrasado mas começando.

Dia primeiro de junho foi lançada a nova versão do Ubuntu Linux 6.06 Dapper Drake. Desde este dia estou usando esta versão que conseguiu me surpreender.

A primeira grande mudança desta versão já aparece na hora de instalar o Ubuntu. Desta vez não temos mais uma versão “Live CD” separada da versão de instalação. Um ícone no desktop começaa todo o processo de instalação que também está muito mais simplificado e intuitivo.

Como já é regra para o Ubuntu(Gnome+1), a versão foi lançada um mês depois do lançamento da nova versão do Gnome. Não sei até que ponto as diferenças visuais são mérito do Ubuntu ou do Gnome. Sei que esta versão está mais bonita e me agradou muito desde sua splash screen(essa é personalizada pelo Ubuntu).

Quem me conhece a mais tempo sabe que não sou nenhum fã do Gnome, sempre preferi usar o KDE, mas com o tempo de uso que tenho do Ubuntu, acabei me acostumando e não o acho mais tão ruim. Você pode perguntar, porque não baixo o KUbuntu? Respondo dizendo que já passou a época que eu amava ter distribuições Frankeinstein. Eu era do tipo de pessoa que misturava tudo que era repositório de tudo que era distribuição e no final de no máximo 3 meses, lá estava eu reinstalando alguma distribuição. Isso se repetiu até eu encontrar o Ubuntu. Tomei juizo e não me arrependo disso. Continuo ainda hoje usando alguns repositórios “não oficiais” para instalar suporte a flash, codecs de áudio e vídeo e alguns programas que não estão nos repositórios oficiais.

No geral, esta verão está muito mais agradável de se trabalhar, a navegação pelos menus do sistema está bastante intuitiva.

Abaixo seguem algumas screeshots do meu desktop com o novo Ubuntu linux.

Desktop 4 Desktop 3 Desktop 2 Desktop 1

Publicado em 30 de junho de 2006 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

  1. Andre Almeida disse:

    Com certeza muito das melhorias visuais são mérito do Gnome que tem evoluído muito. Entretanto detalhes maiores como tema do gtk (controles, borda da janela e ícones) são do Ubuntu mesmo.

    O grande ponto forte do ubuntu realmente são os repositórios oficiais e até os não oficiais, pois dificilmente ao fazer uma atualização/instalação ocorre algum erro. Parabéns para o ubuntu que deixa seus repositorios organizadinhos e a comunidade Debian.

    Eu sou um grande fã dos RPM. E acho que esse é o maior ponto fraco das distribuições baseadas no debian pois os .deb não tem a mesma facilidade de uso dos RPM no Fedora por exemplo, além disso grandes empresas costumam fazer os RPMs para as distribuições Reg Hat/Fedora e dificilmente o fazem para o .deb

Deixe seu comentário

Website