Skype 1.3 Beta

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

Foi lançado no dia 28 de junho, uma versão beta do mensageiro instantâneo que também permite fazer ligações para telefones convencionais, Skype.

Até o momento testei muito pouco esta nova versão. A principal mudança, e que acho que muitos vão gostar, é que agora o Skype dá a opção de se utilizar OSS ou ALSA como sistema de som.

Se tinha uma coisa que eu odiava no Skype para linux era exatamente este negócio de usar apenas OSS. Para quem não sabe, OSS “tranca” a placa de som e não deixa nenhum outro aplicativo a utilizar enquanto o programa que requisitou a placa de som não liberar este recurso.

No meu caso ainda era pior. Quando eu acabava uma ligação com o Skype, só tinha a placa de som liberada quando fechava o Skype, o que não acontece mais com essa nova versão(desde que se esteja utilizando o sistema de som ALSA).

Continuando o “para quem não sabe”, o sistema de som ALSA cria um “servidor de som” onde as aplicações enviam seus streams e este servidor encaminha o som para a placa sempre que possível, desta maneira você pode ouvir mais de um som ao mesmo tempo.

A mudança do som foi a mais radical desta nova versão. Usuários de linux ainda não podem iniciar uma conferência mas, como nas versões anteriores, podem ser convidados a participar de uma conferência iniciada por um usuário que esteja utilizando o Skype no Windows.

Acompanhando a lista de discução do Ubuntu durante o dia, vi algumas mensagens de pessoas que tiveram problemas nesse nova versão com o microfone. Estas pessoas tiveram que dar algumas voltas até conseguir fazer com que o microfone funcionasse.

Mesmo com poucas mudanças, e alguns problemas com o microfone, ainda acho uma boa atualizar para a nova versão, mesmo sendo beta.

Não temos novidade no visual do Skype mas mesmo assim, segue logo abaixo duas telas do meu skype.

Lista de contatos Skype 1.3 Opções Skype 1.3

Publicado em 2 de julho de 2006 | 3 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

3 Comentários

  1. Andre Almeida disse:

    Pois é… instalei o bendito cujo aqui também e adivinha? O Microfone não funcionou com ALSA.

    E ví um botãozinho de Conferência, tem certeza que não dá pra iniciar uma conferência.

  2. Andre Almeida disse:

    Consegui fazer funcionar. Foi só dar permissão para o /dev/dsp para leitura e escrita. =)

    Agora tá show de bola!

  3. Nesta acho que quebrei a cara, fui pelo que estava no site do sype sobre as mudanças. Não testei muito antes de postar mas pelo que dá para ver, dá para criar connferência sim.

Deixe seu comentário

Website