Automatix & EasyUbuntu

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

O programa Automatix foi descontinuado.

Pelas estatísticas de busca do google, vejo que grande parte das pessoas chegam até este blog com a query string “automatix”. Já tinha feito um post anteriormente sobre o automatix mas, por problemas técnicos, foi totalmente perdido. Esta perda foi até boa porque não tinha escrito nada, apenas tinha copiado o texto da wiki do ubuntu-br.

Agora escrevo de meu próprio punho o que é o Automatix e o que é o EasyUbuntu. Tanto o Automatix quanto o EasyUbuntu, são interfaces gráficas que facilitam a instalação e configuração de aplicativos que não fazem parte da distribuição oficial do Ubuntu. Estes aplicativos tem alguns motivos para não estarem disponíveis oficialmente como por exemplo softwares proprietários e codecs de áudio e vídeo. Os dois softwares são, básicamente, a implementação de soluções encontradas em fórums e wikis.

Eu pessoalmente nunca instalei o EasyUbuntu mas ainda me utilizo do Automatix principalmente para a instalação de codecs. O motivo que me levou a não instalar o EasyUbuntu é que ele não é tão simples de ser instalado quanto o Automatix(não que ele seja difícil). Vamos aos passos para instalar estas “duas mãos na roda”.

Automatix

Automatix
A primeira coisa a se fazer é adicionar o repositório do automatix em seu gerenciador de pacotes. Eu particularmente gosto do Synaptic que já vem instalado no Ubuntu, mas você pode utilizar qualquer outro que lhe satisfaça. Podemos também fazer isso no bom e velho terminal. O repositório a ser adicionado é o seguinte:

deb http://www.beerorkid.com/automatix/apt dapper main

Agora vem a parte que ainda acho chata. Você deve importar e instalar a chave GPG do Automatix. Execute os seguintes comandos no terminal:

gpg –keyserver subkeys-pgp.net –recv-keys 521A9C7C

gpg –export –armor 521A9C7C | sudo apt-key add

Por último, atualize a sua lista de pacotes(ex: sudo apt-get update) e procure pelo pacote “automatix” e mande instalar(ex: sudo apt-get install automatix). O programa ficará no menu Aplicações/Ferramentas do Sistema/Automatix.

EasyUbuntu

EasyUbuntu

A primeira coisa a fazer é baixar o pacote do seguinte endereço:

http://www.easyubuntu.freecontrib.org/files/easyubuntu-3.022.tar.gz

O nome do pacote irá mudar sempre que uma nova versão for lançada. Para ter acesso ao arquivo mais atualizado você deve acessar o site http://www.easyubuntu.freecontrib.org/files/ e verificar qual é o pacote mais atualizado.

Após baixar o pacote, descompacte-o e vá para um terminal e entre na pasta onde foi descompactado o arquivo.

Execute o comando:

sudo python easyubuntu.in

Sempre que for utilizar o EasyUbuntu, você deve entrar no diretório onde foi descompactado o pacote e executar o comando acima. Pronto, você tem o EasyUbuntu instalado no seu computador.

O fato de eu preferir o Automatix e dizer que ele é mais fácil, não está relacionado a sua instalação. O que me levou a utilizar apenas o Automatix é o fato que uma vez estando na lista de repositórios, sempre que o pacote for atualizado, eu serei notificado e poderei fazer a atualização sem nenhum trauma, além de ter ele colocado no menu do gnome.

Publicado em 9 de agosto de 2006 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

Deixe seu comentário

Website