Microsoft e suas “verdades”

Categoria: Geral | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Quanto mais se tenta ler artigos no site da microsoft(se não conhecer o concorrente, não tem como superá-lo), mais se vê o quanto baixa essa gente é. Todo artigo que fala sobre windows vs. linux, software proprietário vs. software livre, é recheado de mentiras ou informações desatualizadas. O último artigo que li sobre o assunto, compara as ferramentas de configuração de rede, provavelmente windows xp, com a configuração do linux no modo texto.
É conhecido, que no linux, tudo pode ser feito no modo texto. Isso não significa que é somente no modo texto que estas coisas podem ser feitas. Da mesma maneira que podemos configurar toda uma rede através da linha de comando, podemos também fazer as mesmas configurações no Gnome ou KDE e com a mesma, ou até mais, facilidade.
O artigo original, ao qual me refiro, se encontra em http://www.microsoft.com/brasil/technet/Colunas/PauloBindo/melhorqueSoftwarelivre.mspx e irei comentar aqui algumas partes.

“Hoje caso você precise instalar uma rede é necessário:
•Rede Software livre
    •A contratação de um profissional que irá:
    •Configurar tudo manualmente e de acordo com seus conhecimentos;
    •Fazer as modificações que achar necessário – lembre-se o código é aberto;
    •Compilar a aplicar as atualizações manualmente.

•Rede Microsoft Windows
    •A contratação de um profissional que irá:
    •Utilizar os assistentes da Microsoft;
    •Não é necessário fazer modificações, o software já vem completo;
    •Atualizar as configurações através do Update da Microsoft.”

No software livre você usa o modo texto se preferir assim ou pode tranquilamente usar ferramentas iguais ou superiores as encontradas nos assistentes da microsoft. Compilar e aplicar as atualizações manualmente? Em que mundo esse cara vive?

“Atrás de uma rede Microsoft existe toda uma metodologia, equipe de suporte, centros de treinamento, grupos de discussão. Isto é uma segurança que nenhum software livre pode dar.”

Já precisei do suporte da microsoft e até hoje estou esperando por uma solução, pois o atendente só sabia me dizer que devia ser um problema na máquina que eu estava usando(isso eu sabia antes de ligar). No linux eu entro no irc, fórums de discução ou listas de emails e tenho a resposta no mesmo dia, muitas vezes na mesma hora.

“A Microsoft disponibiliza no Windows a criação de um servidor RIS, onde ao efetuar logon na rede com uma placa de rede PXE é possível instalar várias estações ao mesmo tempo.”

Isso pode existir no windows mesmo que eu ainda não conheça. No linux vejo isso funcionando a alguns anos, ou seja, nenhuma novidade até aqui.

“Pode-se fazer o clone de um HD e instalar várias máquinas com tudo já configurado.”

Ainda não vejo novidade.

“Existe o Windows Update Service(WUS) que baixa as atualizações da internet e distribui para todas as máquinas na rede, reduzindo o suporte e o tráfego da internet.”

Monte um repositório na rede e terá a mesma coisa. Talvez tenha alguma meneira melhor mas como não trabalho com isso não posso informar. Só falo do que eu conheço. Sentiu a diferença? :-P

“Através das políticas de segurança se consegue bloquear vários dispositivos nas estações para que os usuários venham a causar algum dano à rede.”

Iptables e INTERFACES GRÁFICAS para isso não existem né? Este cara deve ter ficado recluso em um templo budista por muitos anos, talvez décadas, sem ver nada de tecnologia.

“O Windows é mais que uma ideologia, é uma poderosa ferramenta para garantir a segurança e disponibilidade de uma rede. Antes de pensarmos em custo de aquisição devemos pensar em redução de custos e garantia de uma rede estável, afinal todas as informações de uma empresa estão nela… e valem muito.”

Para confiar em uma rede windows é necessário um profissional muito mais caro que um profissional linux porque o bixinho é muito bonitinho para desktops, só para desktops.

Publicado em 22 de agosto de 2006 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

  1. Ivan Brasil Fuzzer disse:

    Se você não foi muito com o meu post, pode confiar neste http://www.michelazzo.com.br/content/view/705/122/ . Esse cara sabe escrever muito melhor que eu :P

Deixe seu comentário

Website