Windows Vista? Eu vou de Beryl no Linux

Categoria: Geral, Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Na versão 8.04 o beryl foi substituído pelo Compiz-fusion que é a junção dos projetos Beryl e Compiz.

Após o lançamento do tão esperado Microsoft Windows Vista, muito se comenta sobre as “novidades” no jeito de se ver o desktop de um Sistema Operacional. Muito barulho foi feito para mostrar as “inovações” trazidas pela empresa do tio Bill mas nada foi falado sobre de onde todas as idéias foram tiradas. Mais uma vez, a microsoft se mostrou muito boa em copiar o que a concorrência inovou.
A Microsoft veio com o gerenciador de janelas Aero e trouxe algumas novidades para os usuários que só utilizam Windows. Estas novidades chegam a parecer brincadeira de criança quando falamos do XGL/Compiz ou do Beryl. Você poderá entender melhor quando assistir ao vídeo logo abaixo.
Neste post resolvi falar sobre o Beryl, que é um fork do Compiz, pelo simples fato de ser muito mais leve que o original. O Beryl é um gerenciador de janelas feito em OpenGL.
Ficar falando em fork e OpenGL não ajuda muito quem está entrando no mundo dos computadores e muito menos quem está entrando no mundo Livre do Linux então vou deixar que o Beryl mostre tudo o que é e pode fazer no vídeo comparativo entre o Aero e o Beryl logo aí abaixo.

Se você gostou do Aero do Windows Vista, compre agora mesmo uma licença deste sistema operacional e seja feliz. Se você gostou mais do Beryl do nosso querido Linux, vou ensinar os pequenos passos que segui para instalar em meu notebook, com Ubuntu 6.10 Edgy Eft instalado, que tem uma placa de vídeo on-board da Intel, isso mesmo, ON-BOARD, e apenas 512 MB de memória RAM.

Faça os seguintes testes para ver se sua placa é compatível:

glxinfo | grep rendering

– A resposta apropriada deve ser:

direct rendering: Yes

– Depois o seguinte comando:

glxinfo | grep GLX_EXT_texture_from_pixmap

Você deve receber alguma informação como recursos que sua placa suporta. Se nada for retornado, provavelmente sua placa não está pronta para rodar o AIGLX.

Estou utilizando o Ubuntu 6.10 e precisei instalar somente o Beryl porque o AIGLX já vem instalado e ativado por padrão.
Você tem duas opções de instalação, Beryl(estável e recomendado) ou Beryl-SVN(desenvolvimento). Eu optei por instalar a versão estável.

Seguindo, estou colando os passos passados na lista de discussão Ubuntu-BR pelo colega Antonio Fonseca.

A) Para instalar o Beryl:

a.1) Adicione os seguintes repositórios ao seu /etc/apt/sources.lits:

## Beryl
deb http://ubuntu.beryl-project.org/ edgy main
deb-src http://ubuntu.beryl-project.org edgy main

a.2) Aquisição das chaves GPG para autenticar os pacotes:

wget http://ubuntu.beryl-project.org/root@lupine.me.uk.gpg -O- | sudo
apt-key add –

a.3) Executar os comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install beryl

ou, assim:

sudo apt-get update
sudo apt-get install beryl-core beryl-plugins emerald beryl-settings
beryl-manager beryl emerald-themes

Agora carregue o bery-manager:

beryl-manager

Pronto!

Você pode fazer com que o beryl-manager carrege automaticamente sempre que
iniciar uma sessão de trabalho no Gnome, procedendo da seguinte maneira:

Abra os menus: Sistema > Preferências > Sessões, selecione a guia Programas
Iniciais e clique no botão Adicionar; adicione /usr/bin/beryl-manager

Não irei descrever os passo para instalar a versão de desenvolvimento porque não recomendo para ninguém. É melhor evitarmos dores de cabeça e usarmos o que está atestado como funcionando.

Espero que este post tenha sido útil e até o próximo. ;)

Revisão by Andre Almeira

Publicado em 6 de março de 2007 | 4 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

4 Comentários

  1. Andre Almeida disse:

    Realmente o Beryl está muito bom, muito melhor que o Vista.

    Eu só não gostei muito da personalização que o cara do vídeo fez com o Beryl, imagens muito escuras e carregas. Pra mim não dão uma boa impressão, mas tudo isso é uma questão customização. =)

    Vida longa ao Linux!

  2. Piccoli disse:

    Muito legal o post… o beryl realmente é excelete… é leve e possui muitos efeitos .. já vi ele todando ao vivo e achei muito bom…e como disse o andre… Vida longa ao Linux

  3. Airton disse:

    Minha placa de video eh uma Asus v9520 magic. Ela suporta o beryl???

  4. Eu xD disse:

    o beryl tem as mesmas coisas que o vista só q é bem melhor^^, nunca gostei do linux mais agora ta bom de mais […e como disse o andre… Vida longa ao Linux]³

Deixe seu comentário

Website