Dell divulga como funcionará o Ubuntu em seus computadores

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Logo DellA Dell divulgou em seu blog como será feita a distribuição de seus computadores com Ubuntu Linux. A versão escolhida para distribuição foi a 7.04(Feisty Fawn).
Abaixo segue uma tradução livre do que está escrito no blog.

    Software e hardware disponíveis

  • Os programas padrão do Ubuntu serão instalados, incluindo kernel e aplicações
  • As opções de periféricos oferecidos com o Ubuntu será um subconjunto do que já é oferecido com outros sitemas operacionais. Nós estaremos oferecendo para cada sitema os mais maduros e estáveis drivers para Linux. Este hardware será extremamente testado pela equipe Linux da Dell.
  • Nós instalaremos e configuraremos os drivers open source quando possível.
  • Nós usaremos drivers parcialmente open source ou proprietários quando não existir um driver open source equivalente. Isto inclui os driver wireless da Intel e drivers dos modems conexant.
  • Nós teremos uma wiki no site linux.dell.com com detalhes técnicos dos sistemas suportados, informações sobre os divers usados para os periféricos, detalhes sobre a instalação de fábrica do Ubuntu e informações sobre problemas encontrados durante os testes com suas devidas correções.
  • Nós recomendamos que os usuários Linux comprem impressoras que suporte PostScript.
    Software e hardware não oferecidos

  • Para o hardware não oferecido nesta release, estaremos trabalhando junto aos desenvolvedores para melhorar a instabilidade e maturidade de seus drivers para linux.
  • Por enquanto, não incluiremos suporte para codecs de áudio e vídeo que não são distribuídos com o Ubuntu 7.04. Isto inclui MPEG 1/2/3/4, WMA, WMV, DVD, Quicktime, etc. Estamos estudando este suporte no futuro.

Por enquanto é isso. Gostei da parte que fala sobre trabalhar junto aos desenvolvedores/fabricante para amadurecer os drivers que ainda não são estáveis para linux. Acredito que nenhum desenvolvedor/fabricante queira negar este “pedido” a Dell.

Publicado em 22 de maio de 2007 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

  1. Andre Almeida disse:

    Além de trabalhar com os fabricantes para amadurecer os drivers que ainda não estão estáveis, gostei da idéia de eles pensarem em suporte a MPEG 1/2/3/4, WMA, WMV, DVD, Quicktime, etc.

    Quem sabe no futuro? Acho que isso seria muito bom.

Deixe seu comentário

Website