Vírus no Linux

Categoria: Geral, Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

VírusUm comentário de um artigo anterior me deixou bastante surpreso. Uma pessoa estava com medo de entrar em seu home banking pelo Linux por não ter um anti-vírus instalado.

Vamos começar este artigo definindo o que é um vírus. Vírus é um programa mal intencionado que faz alguma coisa que você não gostaria que fosse feito com sua máquina. Outra caracterísca de um vírus é a capacidade de se espalhar por arquivos no sitema operacional e principalmente a capacidade de se enviar para outros computadores na rede ou na internet.

No Linux, ao contrário de outras plataformas, o sitema de arquivos trabalha com permissões por usuários e grupos e isso dificulta muito a propagação de um programa mal intencionado. Trocando em miúdos, para um arquivo ser infectado é necessário que o usuário permita que isso seja feito e para que este arquivo se propague para arquivos que são de outros usuários, só se o usuário root executar este arquivo e permitir isso.

Não é impossível de se encontrar vírus para Linux, no entanto estes vírus são, em sua maioria, “vírus conceito” que consegue infectar os arquivos do Linux se executados como root e não tem a capacidade de se propagar pela internet.

Alguns podem se perguntar então porque existem anti-vírus que rodam em Linux? A resposta é simples, estes anti-vírus rodam na maioria das vezes em servidores de emails ou de arquivos e fazem a varredura em arquivos do windows. O trabalho deles é ajudar a proteger computadores que não executam Linux como Sistema Operacional.

O Ubuntu tem, por padrão, o usuário root “desabilitado” e isso ajuda a evitar que os raros vírus para Linux sejam malígnos para o sistema.

A dica de nunca executar programas desconhecidos vale para qualquer Sistema Operacional, inclusive Linux. Além desta dica, você nunca deverá navegar na internet utilizando o usuário root e deverá utiliza-lo apenas quendo for realmente necessário.

Publicado em 27 de maio de 2007 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

  1. kelvin disse:

    Otima materia!

Deixe seu comentário

Website