Migrando para Linux(Instalando programas)

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Agora que você já seguiu os passos de instalação e fez a primeira atualização do seu Ubuntu Linux, espero que já tenha tentado usá-lo com os programas que são instalados por padrão.

Se você prestar atenção verá que o Ubuntu oferece de cara, sem precisar instalar nada além do sistema operacional, uma suíte Office (equivalente ao Microsoft Office), um messenger multi-protocolo(Gaim) e muitos outros programas necessários para a maioria dos usuários. Mesmo tendo uma boa gama de programas instalados, você pode precisar de alguma coisa diferente e é para ensinar você a fazer a instalação de novos programas da maneira certa que escrevo este artigo.

Vamos começar pela maneira mais simples e que segue o modo Ubuntu de ser. No menu “Aplicações” vá na última opção que é “Adicionar/Remover…”.

Migrando para Linux(Instalando Programas)

A primeira coisa que o programa vai fazer é carregar as listas dos programas disponíveis para instalação como na janela abaixo.

Migrando para Linux(Instalando programas)

Depois que a lista for carregada você verá uma tela como esta:

Migrando para Linux(Instalando programas)

Agora clique no botão “Preferências”(a janela pedindo sua senha será mostrada por esta ser uma tarefa administrativa) e, na janela que é aberta, selecione todos os repositórios disponíveis. Passe por todas as abas e marque todos os repositórios constantes na aba “Atualizações” e clique em fechar. Este passo é para que você tenha disponíveis todos os programas de todos os repositórios oficiais, incluindo os pacotes que não são permitidos em alguna países. No Brasil você pode instalar todos os programas sem se preocupar.

Migrando para Linux(Instalando programas)  Migrando para Linux(Instalando programas)  Migrando para Linux(Instalando programas)  Migrando para Linux(Instalando programas)  Migrando para Linux(Instalando programas)  Migrando para Linux(Instalando programas)  

Mais uma janela será aberta. Esta janela estará informando que a lista de pacotes disponíveis para instalação está desatualizada, devido aos novos repositórios selecionados, e que você precisa recarregar a lista. Para este passo você precisa estar conectado a internet. Clique em “Recarregar” e espere a lista ser carregada novamente.

Migrando para Linux(Instalando programas)

Espere que a lista de pacotes seja baixada dos repositórios, isto pode levar algum tempo dependendo da velocidade de sua conexão com a internet.

Migrando para Linux(Instalando programas)

Depois que a lista foi carregada, selecione a opção “Todos os aplicativos disponíveis” no menu “Exibir”. Note que do lado esquerdo você tem algumas categorias nas quais os programas disponíveis estão classificados. Selecionando qualquer uma das categorias, serão exibidos apenas os programas, instalados e disponíveis para instalação, específicos da categoria.

Migrando para Linux(Instalando programas)

Agora que você já conhece a interface de um dos programas de instalação do Ubuntu é hora de instalar algum programa para ver como as coisas são feitas. Caso você queira instalar algum programa para determinado fim mas não sabe qual programa faz o que você deseja, você pode navegar pelos programas listados e clicar nos programas para ver uma breve descrição sobre ele. Se você já sabe qual programa quer instalar, faça como neste tutorial e digite o nome do programa no campo “Procurar:” que fica na parte superior esquerda do programa. No caso irei instalar o cliente de email “Thunderbird”. No final da pesquisa, feita pelo programa, serão mostrados os programas que tem a palavra digitada no nome ou descrição.

Migrando para Linux(Instalando programas)

Agora que o programa apareceu na tela e você conferiu que é ele mesmo que você quer instalar, marque a caixa de seleção que fica a esquerda do nome do programa para que o programa seja selecionado para instalação e clique no botão “Aplicar”.

Migrando para Linux(Instalando programas)

Uma janela será mostrada perguntando se você quer aplicar as mudanças listadas. Verifique se as mudanças são as que você selecionou(adicionar o programa Thunderbird) e se tudo estiver certo clique no botão “Aplicar”.

Migrando para Linux(Instalando programas)

Aguarde enquando os pacotes necessários são baixados e instalados no seu computador.

Migrando para Linux(Instalando programas)

Quando o download e instalação dos pacotes for finalizado, clique no botão “Fechar”.

Migrando para Linux(Instalando programas)

A lista de pacotes será novamente carregada e o resultado das ações feitas pelo programa será mostrado.

Migrando para Linux(Instalando programas)  Migrando para Linux(Instalando programas)

Se você quiser já pode abrir o programa instalado dando um duplo clique nele. Os programas instalados podem ser acessados pelo menu “Aplicações”.

Esta é apenas uma maneira de instalar programas no Ubuntu. Nos próximos dois artigos irei mostrar outras duas maneiras de se fazer a instalação. Uma delas será com o GDebi que é utilizado para pacotes .deb baixados de páginas na internet e a outra maneira será atravéz do gerenciador de pacotes Synaptic.

Artigos relacionados

Publicado em 12 de julho de 2007 | 5 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

5 Comentários

  1. Diego T. disse:

    Lembrando que para “traduzir” programas como o firefox ou o open office basta ir nas opções de idioma e marcar a caixa português. No CD não vem tudo em português pelo simples fato de faltar espaço no CD para por todos os pacotes de tradução para todas as linguas disponíveis… Quem sabe num DVD (mas o ubuntu não é distribuido normalmente em DVD pois nem todos tem como ler um no pc) hehehe, mas para quem tem banda larga (ou não) são cerca de 32Mb para deixar o sistema mais verde e amarelo hehehe

  2. Andre Almeida disse:

    Se fizer a instalação escolhendo pt-br no boot e deixar conectado na internet ele já baixa automaticamente os pacotes de pt-br para firefox e OpenOffice. EU ACHO.

  3. […] Migrando para Linux(Instalando programas) […]

  4. […] Migrando para Linux(Instalando programas) […]

  5. […] Migrando para Linux(Instalando programas) […]

Deixe seu comentário

Website