Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Voltando as atividades normais vamos falar da segunda forma de instalar programas no Ubuntu. Infelizmente nem todos os programas estão disponíveis em repositórios mas sempre existe um pacote com a extensão deb(programa.deb).

Para você entender melhor, um pacote é arquivo que contém o programa, scripts de instalação e listagem de dependências do programa. Estes pacotes facilitam a instalação por não exigirem que o usuário configure a compilação do programa. Básicamente existem dois tipos de pacotes para Linux, RPM e DEB.

Os pacotes RPM são utilizados pelas distribuições baseadas no Red Hat(Fedora, CentOS, Mandriva, Suse, etc). Estas distribuições começaram seu desenvolvimento com base no Red Hat e então adotaram o empacotamento de aplicações no formato RPM.

Os pacotes DEB são utilizados pelas distribuições baseadas no Debian(Ubuntu, Linspire, Kurumin, Xandros, etc). Estas distribuições começaram seu desenvolvimento com base no Debian e então adotaram o empacotamento de aplicações no formato DEB. Algumas delas, como o Ubuntu, continuam baseando seu desenvolvimento na árvore do Debian, fazendo suas modificações e personalizações.

Agora que você já sabe o que é um pacote e porque o Ubuntu utiliza o formato DEB, vamos fazer a instalação de um pacote para ver como a coisa funciona na prática.

Escolhi uma aplicação que não é de código aberto mas que é necessária para muitas pessoas. O skype para linux não segue o mesmo ritmo de desenvolvimento do skype para windows mas tem as principais funções que são referentes a conversas por voz.

A primeira coisa que temos que fazer é baixar o pacote do skype no site http://www.skype.com.br/intl/en/download/skype/linux/. Na imagem abaixo você pode ver como é página. As distribuições suportadas são mostradas e você deve clicar onde está o ícone do Ubuntu seguido da versão(Feisty Fawn 7.04).

Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)

Na janela que se abre selecione “Save to disk”(Salvar para o disco) e espere o download ser concluído.

Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)  Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)  Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)

Com o download concluído clique em “Open”(Abrir). Uma nova janela será aberta. Esta é a janela do Gdebi, ferramenta visual para a instalação de pacotes. A instalação de pacotes .deb pode ser feita também pela linha de comando mas usar a linha de comando não é a idéia destes tutoriais nem do Ubuntu.

Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)

Clique agore em “Instalar Pacote” e a nossa conhecida tela para digitar a senha de administração será mostrada. Digite a senha e a instalação começará.

Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)

Observe que as dependências serão resolvidas automaticamente pelo Gdebi. Espere que as dependências sejam baixadas.

Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)

Quando você ver a tela abaixo, a instalação do pacote terá terminado.

Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)

Você pode fechar as janelas que estão abertas e encontrar o skype instalado no menu Aplicações -> Internet -> Skype.

Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)  Migrando para Linux(Instalando programas parte 2)

Ainda existe uma terceira maneira de instalar programas. No próximo artigo irei mostrar o Gerenciador de Pacotes Synaptic. Este gerenciador é muito mais completo que o “Adicionar/Remover” e o Gdebi, porém pode parecer um pouquinho mais complexo.

Artigos relacionados

Publicado em 8 de agosto de 2007 | 8 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

8 Comentários

  1. Andre Almeida disse:

    Falando em skype e não em instalação de programas via .deb gostaria de citar que para Skype tem um repositório:
    http://download.skype.com/linux/repos/debian/ stable non-free

  2. […] proceder para a instalação de pacotes foi explicado em um artigo anterior. Você deve instalar o pacote pidgin-data antes do pacote […]

  3. […] Migrando para Linux(Instalando programas parte 2) […]

  4. […] Migrando para Linux(Instalando programas parte 2) […]

  5. […] Migrando para Linux(Instalando programas parte 2) […]

  6. kelly disse:

    por favor gostaria de saber como entrar na internet
    sendo q o meu computador é linux
    pois nao consigo sempre q tento ele
    conecta a internet mas nao abre a pagina
    por favor
    me ajude

    obrigada

  7. Dê mais detalhes de como é sua configuração de internet, como você faz para conectar?

  8. […] Para instalar no Ubuntu, baixe a versão para Linux no link acima e siga as instruções deste outro artigo. […]

Deixe seu comentário

Website