ATI goes Open

Categoria: Geral | Palavras-chave: Sem palavras-chave

A tão aguardada promessa começou a ser cumprida. A ATI já começou a disponibilizar a especificação de suas placas de vídeo para que programadores possam começar o desenvolvimento de drivers de código aberto. As epecificações serão liberadas a partir do modelo R500 o que não impede que sejam melhorados os drivers dos modelos anteriores já que o hardware deve ter muita coisa parecida.

Quem participa do desenvolvimento do driver? Toda a comunidade e especialistas da Red Hat e Novell.

O grande diferencial da ATI em relação aos drivers da Intel é a disponibilização das especificações do hardware. A atitude da Intel de abrir o código de seus drivers já a algum tempo merece os aplausos de toda a comunidadem mas a ATI deu um passo muito maior ao disponibilizar a especificação e não apenas abrir o código. Com a especificação fica muito mais fácil fazer qualquer alteração ou melhoria nos drivers, pois o programador estará sabendo com 100% de certeza o resultado que será alcançado com suas alterações sem a necessidade de engenharia reversa.

A especificação para 2D já está disponível para download em http://www.x.org/docs/AMD/42589_rv630_rrg_1.01o.pdf e http://www.x.org/docs/AMD/RRG-216M56-03oOEM.pdf.

A espectativa é de que já tenhamos suporte a 2D até o final do ano. Assim que for concluída a implementação da parte 2D, a especificação 3D será liberada e o trabalho irá recomeçar.

Publicado em 13 de setembro de 2007 | 2 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

2 Comentários

  1. Marcos A. Lucas disse:

    Meio que esperado, visto que a ATI foi comprada pela AMD ( que sempre que possível libera especificações ).

    Espero que:
    1) a nVidia logo faça o mesmo. Hoje, considero nVidia a melhor escolha quando o SO é linux, mesmo com drivers proprietários.
    2) a ATI melhore e muito no linux, escolha é muito boa
    3) outros fabricantes também sigam o mesmo caminho, não só no segmento de placas de vídeo. Principalmente a VIA :)

  2. Acabei esquecendo de falar sobre a Nvidia. É reconhecido que a ATI tem o melhor hardware mas fica devendo em seus drivers. Para continuar no mercado, a Nvidia se obrigará a seguir o mesmo caminho da concorrente e acabará liberando a especificação de suas placas.

    O melhor de tudo isso é que todos saem ganhando. As fabricantes passarão a ter os melhores programadores do mundo trabalhando em seus projetos e os usuários terão muito mais qualidade em aceleração 3D.

    Algumas empresas já fazem alguns milagres com aplicações 3D e jogos. Com essas mudanças que estão acontecendo o futuro do mercado de entretenimento no linux passa a ser muito promissor e muitas empresas passarão a investir muito tempo e dinheiro em novas aplicações.

Deixe seu comentário

Website