Migrando para Linux(Messenger)

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Qualquer usuário tem a necessidade de se comunicar com outras pessoas, na verdade essa é uma necessidade humana. Então o que você espera ao ter um computador com acesso a internet?

Para suprir essa necessidade de comunicação, a informática inventou os programas de mensagens instantâneas que são conhecidos erroniamente por grande parte dos usuários como simplesmente MSN.

Porque é errado chamar estes programas de MSN? O MSN é um programa de mensagens instantâneas da Microsoft. Este programa não pode dar nome a outros programas similares. Tenho que me tornar um pouco repetitivo mas devo falar que o MSN é um programa de mensagens instantâneas como o Google Talk, ICQ, Yahoo Messenger, Gaim, AMSN e tantos outros. Se for se referir a qualquer um destes programas, fale que é um programa de mensagens instantâneas e não que é o MSN do Google, Yahoo, etc.

Depois de esclarecido este mal entendido que me incomoda bastante, vamos falar dos programas de mensagens instantâneas disponíveis no Ubuntu. O programa padão para troca de mensagens é o Gaim que agora mudou de nome e se chama Pidgin(mais informações sobre os motivos da mudança de nome podem ser encontradas aqui).

O grande diferencial do Gaim/Pidgin é o fato de ele suportar vários protocolos sem a necessidade de serem abertas várias janelas do mesmo programa. Isso significa que em um mesmo programa você pode estar conectado em uma ou mais contas do MSN, Gtalk, ICQ, YAHOO, Jabber, etc.

Você pode estar pensando na bagunça que deve ficar a lista de amigos com tanta conta junta não é? Os desenvolvedores pensaram nessa possibilidade e adicionaram um recurso onde você pode agrupar seus contatos e mostrar apenas a conta principal que você deseja visualizar.

Esta pequena introdução foi apenas para dar uma idéia do funcionamento do Gaim/Pidgin. Agora, vamos ao nosso tuturial de configuração e utilzação deste programa.

A primeira coisa a fazer é abrir o programa que se encontra no menu “Aplicações/Internet/Mensageiro de Internet Gaim”.

Migrando para Linux(Messenger)

Duas janelas serão abertas. Na janela da esquerda aparecerá sua lista de amigos, a janela da direita só será aberta automaticamente na primeira vez que abrir o programa. Nesta janela você irá adicionar as suas contas do icq, msn, gtalk, jabber, etc. Para ilustrar irei mostra como se adicionam as contas utilizando como exemplo contas minhas.

Para adicionar uma conta clique no botão “Adicionar”.

Migrando para Linux(Messenger)

A tela seguinte é onde as informações das contas são informadas. A primeira conta que irei mostrar é uma conta do ICQ. Você deve escolher o protocolo que a conta utiliza, no caso ICQ. Logo após informar seu usuário que no meu caso é 117304287, informe sua senha e um apelido. Você pode marcar a opção “Lembrar senha” para não ter que informar a senha sempre que abrir o Gaim. Caso queira fazer alguma configuração diferente, existe a aba “Avançado” onde você pode informar servidor e porta diferentes do padrão do protocolo e também pode informar o proxy da sua rede. Informados os seus dados clique no botão “Salvar”.

Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)

Você verá a janela de contatos com os seus amigos online. Neste exemplo somente o Andre estava online no primeiro protocolo adicionado.

Na lista de contatos você pode obter algumas informações sobre seus contatos deixando o cursos do mouse sobre o contato. No caso do ICQ você tem o tempo que a pessoa está logada, o estatus e a mensagem de ausência se ele tiver definido algo.

Migrando para Linux(Messenger)

Se você quiser ver mais detalhes, clique com o botão direito do mouse no contato e clique na opção “Ver info”.

Migrando para Linux(Messenger)

Agora você consegue ver informações mais detalhadas sobre o seu contato.

Migrando para Linux(Messenger)

Para começar uma conversa, dê um duplo clique no contato da pessoa com quem quer iniciar a conversa e a janela de conversação será aberta.

Migrando para Linux(Messenger)

Para conversar não tem mistério, é só digitar e dar enter para enviar a mensagem. Neste caso eu tentei conversar com o Andre mas ele pareceu um pouco tímido.

Migrando para Linux(Messenger)

Agora que a janela das contas já está fechada você deve estar querendo cadastrar suas outras contas. Para abrir novamente a janela de contas você deve ir no menu “Contas / Adicionar/Alterar” ou pressionar Ctrl+A. A janela de contas se abrirá e você poderá cadastrar suas contas normalmente. As telas a seguir mostram como fazer o cadastro de contas Jabber e MSN. Note que na conta do MSN eu marquei para receber notificação de emails. Com essa opção eu fico sabendo quando chegam emails na minha conta do hotmail.

Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)

Agora você tem todos os seus amigos espalhados pela lista de contatos. Para acabar com a bagunça você pode agrupar seus contatos. Você pode notar que eu tenho o Andre em todos os protocolos que eu adicionei. Como eu não preciso ver ele tantas vezes em minha lista, eu irei agrupar os contatos dele em um único contato mantendo a ordem do protocolo preferido para conversar com ele. Para isso eu clico com o botão direito do mouse no contato e vou em “Expandir”. Agora eu arrasto os contatos até o contato que eu resolvi expandir e então os contatos ficam agrupados ocupando menos espaço em minha lista.

Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)

Observe como ficam as informações resumidas do contato parando com o mouse sobre o contato.

Migrando para Linux(Messenger)

Neste momento o Andre perdeu a vergonha e resolveu dar um oi para todos. Como pode ver, não tem nenhum mistério para conversar com alguém com o Gaim.

Migrando para Linux(Messenger)

Como os deuses estão de bem comigo e com este tutorial, um email chegou na minha conta do hotmail e então eu posso mostrar para vocês como e a notificação. Veja na janela de contatos a notificação em amarelo. Ok, está em inglês mas isso não vai durar muito tempo porque a equipe de tradução não para.

Migrando para Linux(Messenger)

Clicando na notificação você pode ter uma rápida noção sobre o email que lhe foi enviado. Neste caso eu recebi mais um maldito spam.

Migrando para Linux(Messenger)

A notificação de que um contato conectou ou desconectou é mostrada nas figuras abaixo respectivamente.

Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)

Ainda falta você saber como adicionar um novo contato em sua lista de amigos. Para isso vá no menu “Contatos / Adicionar contato” ou pressione Ctrl+B. Você deverá informar o “Nome” do usuário que no caso do ICQ e um número, no MSN é um email e no Gtalk é um nome. O apelido não é obrigatório mas também pode ser informado. Um grupo pode ser informado para melhorar a organização dos contatos. Por último vem o mais importante que é informar em qual conta este novo contato será adicionado. Como eu não tinha nenhum contato novo para adicionar, vou ficar devendo um exemplo.

Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)

Este é o básico do Gaim. Com isso você já consegue adicionar e organizar seus contatos e pode também botar a conversa em dia. Felizmente o Gaim tem mais que isso. O Gaim tem um sistema de plugins que permite que qualquer pessoa escreva novas funcionalidades para o programa. Estas funcionalidades podem ser um controle aprimorado do histórico das conversas, notificação de eventos(entrada e saída de usuários, usuário está digitando, mensagem recebida, etc), gestos de mouse entre tantas outras possibilidades.

Para acessar os plugins instalados por padrão vá ao menu “Ferramentas / Plugins”. Uma lista se abrirá com todos os plugin disponíveis. Clicando em um dos plugins da lista e em “Detalhes do plugin” você terá uma descrição da função dele. Para ativar o plugin clique na caixa de seleção que está no lado esquerdo. Alguns plugins tem configurações que podem ser acessadas clicando no botão “Configurações” quando o plugin estiver selecionado.

Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  Migrando para Linux(Messenger)  

Outra coisa que pode ser necessária para alguns é a definição da foto que os amigos irão ver. No Gaim você pode definir uma imagem para todos os protocolos arrastando uma imagem até o quadrado que fica do lado do status na parte inferior da lista de contatos, ou editar as contas, no mesmo lugar onde você as adiciona, uma por uma. A imagem também pode ser definida clicando no quadrado do lado do status e então selecionando a imagem desejada, isso funcionará para todos os protocolos.

Outras funcionalidades podem ser exploradas por quem quer tirar algo mais do programa mas este tutorial deve servir para a grande maioria dos usuários.

Para quem não quer utilizar o Gaim e quer logo partir para o Pidgin, os pacotes necessários estão disponíveis no site http://www.getdeb.net. Para ir mais direto aos pacotes acesse o endereço http://www.getdeb.net/app.php?name=Pidgin
e baixe o pacote pidgin e pidgin-data.

Como proceder para a instalação de pacotes foi explicado em um artigo anterior. Você deve instalar o pacote pidgin-data antes do pacote pidgin.

Mesmo gostando muito do mensageiro instantânio Gaim/Pidgin, tenho que reconhecer que estão faltando algumas funções interessantes e algumas que são apenas frescuras. As funções que mais fazem falta são o suporte a conversar por voz e a utilização de webcam. Se esta é uma necessidade sua, recomendo procurar programas como o AMSN ou o Emesene.

Você pode encontrar o programa AMSN no gerênciador de pacotes Synaptic como descrito em um artigo anterior. As instruções para instalação do Emesene estão disponíveis no aqui.

Qualquer dúvida sobre algum dos programas citados poderá ser perguntada nos comentários deste artigo.

Artigos relacionados

Publicado em 7 de setembro de 2007 | 9 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

9 Comentários

  1. Diego T. disse:

    Uma alternativa open source para windows é o miranda, que conheci por necessidade mesmo, pois tinha um computador muito lerdo e precisava na época de um cliente de ICQ mais leve que o ICQ 2001a e acabei descobrindo um programa super leve e com um nível de personalização altíssimo… Isso ocupando menos de 10mb de ram na versão atual. É uma pena que não tenha versão linux pois é baseado em dll’s o seu esquema de plug-ins…

  2. Andre Almeida disse:

    Muito jóia este artigo! =)

  3. Andre Almeida disse:

    Também é possível instalar o emesene a partir do GetDeb.
    http://www.getdeb.net/app.php?name=emesene

  4. […] Migrando para Linux(Messenger) […]

  5. Ygor disse:

    Sinto muito, mas você se se equivocou ao dizer que MSN é um programa… MSN é um serviço da Microsoft, MSN Messenger sim é um programa… errou tanto quanto os outros.

  6. Ygor, me equivoquei, em partes, na hora de escrever sim, no entanto o MSN é o programa que se tornou um seviço. O serviço MSN com todos os “aplicativos” que conhecemos hoje surgiu muito tempo depois do programa MSN. Quando o MSN surgiu, tinhamos apenas o hotmail e as contas Passport.
    Sendo assim, me equivoquei se analisarmos apenas a história recente ou o momento atual, analisando toda a história, podemos falar que o MSN já foi apenas um programa de mensagens instantâneas.

  7. Thaís disse:

    Oi vocês disseram bastante coisa mais não disseram o que eu proucurava como conversar com três pessoas no gaim? Só para lembrar o meu gaim é diferente do da foto mais as funções são iguais e nos meus plugins quando eu clico aparece: nenhuma ação disponível por favor me AJUDEM!!!!

    • Vou me basear na versão 2.5.2 do Pidgin para te ajudar. Abra uma janela de contato com uma das três pessoas, vá no menu Conversa/Mais/Iniciar Bate-papo.

      Na janela de chat que se abriu, volte ao menu Conversa e vá em Convidar e digite os emails dos usuários que quer adicionar ao chat.

      Outra maneira de iniciar o chat é clicando com o botão direito em um contato, ir até a conta do msn da pessoa e clicar em iniciar bate-papo.

Deixe seu comentário

Website