1º Seminário de Software Livre Tchelinux Canoas

Categoria: Geral | Palavras-chave:

Antes de mais nada quero pedir desculpas pelo blog ter ficado fora do ar durante o final de semana. O servidor teve um pequeno problema de falta de energia não superado pelo nobreak e não voltou a ligar normalmente logo que a energia se reestabeleceu.

No dia 29 de setembro foi realizado mais um Seminário Tchelinux. Desta vez o evento foi realizado em Canoas e contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas. O Ubuntero marcou presença com dois de seus escritores, Ivan e Marcos.

Erechim participou em peso deste evento, ainda não foi com palestrantes mas com ouvintes. Uma turma de 33 alunos do curso de Ciência da Computação.

Aproveito este post para corrigir um erro que não me dei conta durante o evento. Quem correu atrás de ônibus e organizou a ida do pessoal da URI para Canoas foi o Centro Acadêmico de Informática e Ciencia Da Computação(CAICC), minha contribuição foi apenas na divulgação do evento. Fica o meu pedido de desculpas por não ter dito isto no dia do evento, não foi por mal, apenas não me dei conta disto na hora.

Logo na abertura do evento uma nuvem negra pairou sobre os palestrantes. A máquina que se encontrava disponível para a apresentação dos slides estava com um grande bug, veja a foto abaixo.

Bug

O bug foi corrigido rapidamente e a abertura do evento pode ser feita com total tranquilidade.

Bug corrigido

Desta vez escolhi as palestras que estavam mais ligadas a minha profissão e que acabavam não falando do Ubuntu. Assisti a palestras relacionadas a redes e ao kernel.

Nas palestras referentes ao kernel do Linux foi onde pude sentir na pele a principal ideologia do software livre, compartilhamento de conhecimento. As palestras foram ministradas por Douglas Landgraf.

No intervalo entre a primeira e a segunda palestra sobre o kernel conversei um pouco com o Douglas e falei sobre a minha tentativa, ainda infeliz, de alterar o driver spca para fazer minha webcam funcionar no linux. O Douglas se mostrou bastante prestativo e se disponibilizou a me ajudar nesta empreitada. Daqui a alguns dias estarei incomodando ele para que eu consiga enfim alterar este driver. Depois das palestras ficamos bastante tempo conversando sobre a vida, alguns projetos que encaramos e com certeza saí de Canoas com um novo amigo.

Outro ponto positivo foi eu ter conhecido o atual Coordenador do grupo Ubuntu-RS, Arlei. Fomos apresentados pelo Leonardo Vaz logo após a abertura do evento. Conversamos um pouco sobre a necessidade de um projeto para que possamos trabalhar mais pelo Ubuntu. Não decidimos nada mas vamos chegar a alguma coisa em breve.

Depois do evento falei com alguns dos participantes de Erechim e todos acharam muito bom o evento, alguns até já estão conversando sobre a possibilidade de comparecer ao próximo evento que será em Porto Alegre com data a confirmar. Fico feliz por ter conseguido levar essa galera até este evendo e muito mais feliz por eles terem gostado.

A partir da semana que vem voltarei a trabalhar no driver da minha webcam e o Douglas vai ter alguém pentelhando todas as madrugadas.

Publicado em 1 de outubro de 2007 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

Deixe seu comentário

Website