Gnome-do

Categoria: Geral, Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Uma ferramenta muito útil e copiada sem nenhuma vergonha do Mac OS X. Sim, ao contrário de alguns sistemas poprietários, o software livre assume quando copia uma idéia e diz de onde a idéia veio. O Gnome-do é uma implentação livre da ferramenta Quicksilver do sistema operacional Mac OS X.

O que o Gnome-do faz de bom? Com ele é possível abrir programas, arquivos e páginas da internet simplesmente digitando as palavras-chave. Abaixo você pode ver um vídeo com o gnome-do em ação.

Para instalar o gnome-do no seu Ubuntu siga os seguintes passos.

Adicione estes dois repositórios no seu sources.list

    deb http://ppa.launchpad.net/rharding/ubuntu gutsy main
    deb-src http://ppa.launchpad.net/rharding/ubuntu gutsy main

Depois copie e cole a linh abaixo no terminal.

    $ sudo apt-get update && sudo apt-get install gnome-do

Com isto você terá o Gnome-do instalado no seu computador. Agora vamos ver como utilizar esta ferramenta.

Vá no menu Aplicações -> Acessórios -> Gnome Do. Com isso o utilitário estará rodando e você pode começar a utilizá-lo pressionando as teclas Suber+Space e comece a digitar o nome de algum programa como por exemplo Rhythmbox. A tecla Super é conhecida também como tecla Windows(é a tecla que tem o desenho do windows).

Mais informações podem ser encontradas na wiki em inglês.

Publicado em 14 de Fevereiro de 2008 | 4 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

4 Comentários

  1. Interessante este software.
    Para o KDE existe o katapult, que é bem parecido, embora não pesquise em lista de contato e outras “frescurinhas a mais”.
    Certamente não há nada de errado em imitar. Só existe quando aquele que imitou simplesmente não admite este ato (como no caso dos produtos da MS), e a evolução depende do imitar, onde o “imitador” deve criar algo a mais a partir do que já existe.
    Pois é graças a isso que temos hoje quase tudo: desde computadores até automóveis.

  2. Muito bem lembrado Leandro, o KDE tem o katapult que faz praticamente as mesmas tarefas do gnome-do.

  3. […] http://www.ubuntero.com.br/?p=439 Compartilhe:ShareTwitterFacebookLinkedInEmailPrintLike this:LikeBe the first to like this […]

Deixe seu comentário

Website