Migrando para Linux(Email)

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

O Ubuntu já vem com vários programas instalados por padrão e entre eles está o Evolution. O Evolution é um programa completo para leitura e envio de emails. Além de cliente de email, o Evolution tem recursos de agenda a exemplo do programa, proprietário e muito bem pago, outlook que faz parte da suíte de escritório Microsoft Office. Não confunda este outlook com o outlook express que é distribuído com o Microsoft Windows, este é extremamente simples e limitado em funções.

O leitor de emails Evolution se encontra no menu Aplicações -> Internet -> Correio do Evolution como você pode ver na imagem abaixo.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose.png

Quando aberto pela primeira vez, o Evolution apresenta um assistente de configuração para a configuração da primeira conta. A primeira tela do assistente é apenas uma mensagem de boas vindas ao programa. Na segunda tela é perguntado se você quer restaurar seu evolution a partir de um arquivo de backup previamente salvo, no nosso caso não usaremos esta opção e iremos para a próxima tela.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-1.png  captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-2.png

Na próxima tela começa a configuração da primeira conta de email. O campo “Nome Completo” já vem preenchido com informações retiradas do próprio sistema operacional. Você deverá informar apenas o seu email nesta janela.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-4.png

Agora temos que configurar as informações do servidor de emails onde iremos acessar nossa conta. Neste exemplo iremos utilizar um servidor IMAP mas temos várias outras opções como podemos ver na imagem abaixo.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-5.png  captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-6.png

Na próxima tela temos as configurações de tempo em que o servidor será verificado por novas mensagens.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-7.png

Próxima tela e temos as configurações de envio de email. Temos que configurar o tipo de servidor, endereço do servidor e usuário.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-8.png

Na próxima tela você informa um nome para identificar a conta criada.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-9.png

A última configuração é o fuso horário que você deve escolher um local, no mapa ou uma cidade na lista de seleção, que melhor se encaixe a sua realidade.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-10.png

A última tela de configuração apenas o parabeniza pela conclusão da configuração.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-11.png

Concluída a configuração o programa é aberto e a senha do seu email é pedida.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-12.png

Depois de informada a senha, esta é a tela que você verá:

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-13.png

O programa foi configurado para verificar os emails de 10 em 10 minutos mas você pode forçar a verificação a qualquer momento clicando no botão “Enviar/Receber”.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-13.png

Enquanto seus emails estiverem sendo baixados pelo método forçado você verá uma janela com o progresso do download.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-14.png

Abaixo você pode ver em um email padrão do Evolution como seus emails serão visualizados.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-15.png

Para enviar um email, você deve clicar no botão “Novo” e preencher os dados na nova janela que se abre. Quando terminar de escrever o email, clique no botão “Enviar”.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-15.png  captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-16.png

Agora você já sabe o básico para ler e enviar emails utilizando o leitor de emails Evolution. Como você poderá ver, o Evolution é muito mais que um simples leitor de emails pois tem as ferramentas necessárias para funcionar como agenda de compromissos. Para acessar outras funções do programa você pode clicar nos botões destacados na imagem abaixo.

captura_da_tela-ubuntu-710-executando-virtualbox-ose-15.png

Artigos relacionados

Publicado em 24 de março de 2008 | 10 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

10 Comentários

  1. Adam Astor disse:

    Olá amigo, interessante seu post, mas gostaria de sugerir um tópico que normalmente é esquecido pelos autores de tutotiais, quando se fala de migração para Linux, o item é a migração dos contatos existentes no outlook no formato pst. Lembrando que é do Outlook e não do ouutlook express.

    Qual a maneira mais indicada para se migrar os contatos no formato pst do Outlook para o Evolution, sem perda de informações, preservando-se os caracteres da lingua portuguesa, etc.

    Parabéns pelo post.

  2. Muito obrigado pela sugestão. Não posso te responder agora porque não tenho windows instalado mas a sugestão está anotada e voltarei a escrever sobre o assunto.

  3. […] Migrando para Linux(Email) […]

  4. Andre disse:

    Ótimo seu post. O evolution é um dos programas que mais utilizo no linux e ainda sincronizo (via multisync) a agenda com meu smartphone. A perfeição seria uma função existente há muito tempo na maioria dos gerenciadores de email. O deletar automaticamente emails antigos. É muito, muito chato ficar deletando periodicamente emails antigos. Por favor, sugira para os desenvolvedores criarem esta função.

  5. Aleh Ortega disse:

    Olá! Gostaria de saber como configurar o Evolution para baixar os e-mails para outra partição, já que minha partição / tem pouco espaço…

  6. Valdir disse:

    configurei o evolution de forma errada, pois o servidor de entrada ficou POP e o de saida acabou ficando como SendMail e não SMTP. tento passar e-mails porém a mensagem não é enviada e aparece a seguinte informação: Pipe Quebrado

    Como faço para deixar o evolution correto para uso?

  7. Valdir, você tem que alterar as configurações da sua conta e alterar o servidor de saída.

Deixe seu comentário

Website