Broadcom BCM4311

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Tenho uma placa wireless Broadcom BCM4311 e sempre tive qeu adicionar um repositório no meu source.list para que a placa funcionasse normalmente. Os utilitários extratores de firmware nunca haviam funcionado corretamente no meu caso. Com a chegada da versão 8.04 do Ubuntu as coisas mudaram e agora não preciso adicionar nenhum novo repositório, apenas tenho que utilizar o gerenciador de drivers restritos como você poderá ver abaixo.

Primeiramente vá no menu Sistema -> Administração -> Drivers de Hardware. O gerenciador será aberto e todos os dispositivos que necessitam de drivers proprietários serão listados.

Clicando no “quadradinho” uma nova janela será aberta informando os motivos pelo qual o driver não é instalado mesmo sendo reconhecido o dispositivo. Para seu dispositivo funcionar perfeitamente, você tem que clicar no botão “Habilitar”.

Alguns pacotes serão baixados e uma nova janela será aberta. Nesta janela você deve selecionar “Obter e extrair o firmware” e clicar no botão “Frente”.

  

Se você clicar em “Detalhes”, verá que mais alguns arquivos estão sendo baixados e instalados.

Quando você ver uma tela parecida com esta você já terá o seu driver instalado.

Fechando a janela você poderá ver que seu driver está instalado, habilitado e em uso.

Espere alguns segundos e veja que o driver está funcionando perfeitamente.

Publicado em 18 de maio de 2008 | 8 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

8 Comentários

  1. Andre Almeida disse:

    O Ubuntu está cada dia melhor… \o/
    Que o ritmo de evolução continue, todos temos a ganhar.

  2. bruno disse:

    olha meu note é um hp dv6640br e tem essa placa bcm4311, no ubuntu 8.04 ele nem aparece nessa janela de drivers proprietarios

  3. Marcelo Odir disse:

    Amigo, verifique se está funcionando tb em modo ad-hoc, tenho um dell 131L e não funciona nesse modo. Está atualmente funcionando 100% apenas no ndiswrapper.

  4. Fabio Bertoldi disse:

    Idem no meu caso, tive que re-instalar o ubuntu neste final de semana (em um acer 3002 lci), aproveitei e atualizei para o 8.04. Após instalar o driver exatamente como descrito, nem sombra de conexão. Tive que voltar ao ndiswrapper. :/

  5. Ederval Júnior disse:

    Infelizmente essa dica não pode ser aplicada nas placas BCM94311MCG (rev. 02), que vem instaladas nos novos notes da Compaq série c700.
    Eu estou tendo que utilizar o velho ndiswrapper.

  6. Talvez seja interessante tentar o que diz em outro artigo também do ubuntero:
    http://www.ubuntero.com.br/?p=129

    Apenas altere onde diz dapper para hardy nos repositórios.

  7. solano krabbe disse:

    Nem tudo são flores. Assino embaixo do comentário do Ederval. Tenho um laptop desses e só mesmo com o ndiswrapper.

    O tutorial que segui para fazer funcionar foi este: https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/Driver/bcm43xx/Feisty_No-Fluff

    E tem outra coisa: mesmo funcionando, quando operando sob WPA, a conexão fica extremamente instável. Infelizmente tive que configurar o AP em criptografia WEP para permanecer “no ar”.

    Sorte a todos nós.

  8. Rodrigo disse:

    Tenho tido problemas com o modelo BCM94311MCG (rev. 02), nao funciona por nada, nem com o drive proprietario, nem com ndiswrapper, nao funciona de jeito nenhum.

Deixe seu comentário

Website