2 anos do Ubuntero

Categoria: Geral, Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Dois anos se passaram e muita coisa rolou por este humilde blog. No início a intenção do blog era apenas de documentar as experiências de um usuário novato no sistema operacional Ubuntu Linux. Eu costumava esquecer os passos para fazer determinadas funções dentro do sistema e precisava deixar guardado isto em algum lugar de fácil acesso para mim e até para outras pessoas.

Os primeiros artigos tinham textos muito mal escritos, até porque eu não sou acostumado a escrever textos, apenas código fonte.

Nestes dois anos o blog ficou inativo por algum tempo por simples preguiça de sentar na frente do computador para escrever alguma coisa e chegou até a correr o risco de ser desativado por problemas pessoais.

Depois de alguma instabilidade o Ubuntero voltou com mais força. Passamos a ter três “escritores” e passamos a falar, também, sobre servidores com Ubuntu. Os textos sobre servidores passaram a ser escritos pelo Marcos e eu arrisco a escrever pequenos textos de vez enquanto. Na linha do desktop temos também o Andre que posta sem muito compromisso mas sempre que possível.

O próprio Ubuntu mudou bastante nestes dois anos. Utilizando-o desde sua primeira versão pude ver que, embora se dissesse amigável para usuários comuns, ainda tinha muito do Linux que dava medo aos usuários. Ainda era comum o usuário ter que apelar para a linha de comando para configurar alguma opção. Felizmente o tempo foi passando e o Ubuntu foi avançando cada vez mais e demonstrando que não era impossível transformar um sistema Linux em um sistema fácil de usar.

Hoje estamos usando a versão 8.04 que tem gigantescos avanços em relação a primeira versão e com certeza absoluta posso afirmar que não existe sistema operacional proprietário que consiga ser comparado ao que chamo de novo Linux.

O Ubuntero passou a participar do grupo Tchelinux ajudando na realização dos eventos tanto na organização quanto nas palestras. Atualmente eu(Ivan) e Marcos estamos participando, mais ativamente, com palestras sempre que podemos ir aos eventos, o Andre, pela distância, acaba por não poder ajudar nas palestras, mas eu sei que ele gostaria muito de palestrar sobre alguns assuntos.

Mesmo com alguns períodos de inatividade por motivos diversos, queremos continuar repassando o pouco que sabemos para que todos possam usar, conhecer ou perder o medo da troca de um mundo fechado por um mundo mais aberto.

PS: Estamos aceitando doações de hospedagens :-P

Publicado em 26 de junho de 2008 | 3 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

3 Comentários

  1. André Gondim disse:

    Legal a evolução, é sempre bom!!

    Abração!! ;)

  2. Douglas Schilling Landgraf disse:

    Parabéns pelos 2 anos! Vida longa ao Ubuntero! :)

  3. Andre Almeida disse:

    Parabéns pelos 2 anos de blog e que muitos outros venham! =)

    Putz, eu nem devia ser considerado “um escritor do blog” eu posto muito pouco. :P

    Concordo contigo que a qualidades dos teus textos melhoraram muito, isto deveria servir de incentivo para outros, tentando todo mundo pode melhorar e fazer coisas legais. Infelizmente alguns preferem ficar na inercia.

    Sobre palestrar pelo Caudilho Livre ainda vou ter esta oportunidade pra poder fazer um pouco de evangelização de Software Livre.

    Bom era isso, parabéns!

    Abraços

Deixe seu comentário

Website