Drivers VIA e um pequeno desabafo

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

A algum tempo já se fala das intenções da VIA em ter um driver livre para seus dispositivos. Assim como a ATI, enfim foi disponibilizada uma documentação de maior qualidade que possibilitará o desenvolvimento de um driver com suporte a 2D e 3D para os processadores Chrome 9. Junto com a documentação, temos a notícia da colaboração da VIA com a comunidade OpenChrome.

Os modelos suportados pela documentação são o VX800/820 e CX700/VX700. Se você tem interesse na documentação, principalmente para ajudar no desenvolvimento, a mesma pode ser encontrada no site do X.Org. Os primeiros resultados de qualidade poderão ser vistos já na versão 2.6.28 do kernel do Linux(estamos na versão 2.6.27).

Temos aí uma ÓTIMA oportunidade para universidades ensinarem programação de verdade para seus alunos. Para os professores que não acham esta uma boa idéia, vale lembrar que esse tipo de iniciativa integra as áreas de programação, sistemas operacionais e arquiteturas, além de qualificar programadores de verdade, ao contrário do que vemos hoje, universidades de ciência da computação formando analistas de sistema ou, apenas, dando o diploma para pessoas desqualificadas.

OBS: Desculpem o desabafo do último parágrafo, mas o conteúdo ensinado nas universidades ultimamente estão me dando um certo nojo. Ensinar a programar um ponto andando na tela é mais fácil mas não agrega nada ao aprendizado dos alunos.

Publicado em 23 de novembro de 2008 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

  1. St. Marc disse:

    Concordo contigo, os “professores” pra nao chamar de outra coisa… temem que o desenvolvimento profissional do aluno eleve seu conhecimento e então nao “ensinam” direito e/ou a lógica de programação implantada para desenvolvimento é sempre em base de exemplos obsoletos e com todo respeito RICÍCULAMENTE INÚTEIS!. Abraço

Deixe seu comentário

Website