E a Microsoft? Continua a mesma!

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Desde o dia 5/11 a Microsoft está usando uma de suas mais famosas estratégia para tentar bater um adversário, o bloqueio.
Algumas semanas atras, ao entrar no hotmail, usuários do firefox no Linux recebiam uma mensagem que dizia que o navegador estava desatualizado, mesmo para quem estivesse usando a última versão no navegador. Era chato mas o sistema continuava funcionando normalmente.
No dia 5, a Microsoft resolveu botar as garras de fora e usuários do Firefox no Linux não conseguem enviar ou responder emails, pois a caixa de texto onde os emails são digitados está bloqueada.
O mais interessante dessa história é que basta mudar o User Agent do Navegador para “Internet Explorer” que tudo volta a funcionar perfeitamete.

Publicado em 6 de novembro de 2008 | 18 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

18 Comentários

  1. ximao disse:

    É pá a M$ cada vez me mete mais nojo…

  2. […] Algumas semanas atras, ao entrar no hotmail, usuários do firefox no Linux recebiam uma mensagem que dizia que o navegador estava desatualizado, mesmo para quem estivesse usando a última versão no navegador. … More […]

  3. Rafael disse:

    é por essas e outras q eu uso GMail :)

  4. Adam Astor disse:

    Sim, mas para piorar, tentei acessar depois com XP e IE 7, o acesso continuou bloqueado, mais tarde, consegui acessar no Linux com Firefox, não entendi nada.

  5. Ricardo disse:

    Só um conselho….Se for usar o user agent, dá uma modificada no about:config para o sistema operacional rWindows XP (sem o “r”, claro ;)).
    Senão, vai aparecer que os users do FF migraram para a porcaria do soft da M$

  6. Lamentável…
    O fato de apenas trocarmos o User Agent significa que fazem isso de propósito, já que o site roda perfeitamente no Firefox.
    Podemos mostrar nossa indignação adotando o Too Cool for IE: http://www.w3junkies.com/toocool/
    ;-)

  7. Diego T. disse:

    outra coisa relacionada a microsoft que me chamou bastante a atenção foi algo a respeito do windows 7, a interface gráfica dele esta lembrando um pouco demais o KDE 4.

  8. Vitor disse:

    Esse problema não ocorre só com o Firefox do Linux. Testei com o Opera e Epiphany, e ocorre exatamente a mesma coisa.
    Acho que isso é problema do javascript que colocaram no Hotmail.

    Ou seja: um lixo.
    Hotmail é horrível. Prefiro GMail ou YahooMail.

  9. Sinceramente…
    por que usuários Linux usam hotmail? Vocês não usam Linux simplesmente por usar, mas por apoiar uma causa (software livre). O fato relatado preocupa (pois espera-se que cada vez mais gente use o Linux só por usar), mas os entusiastas deveriam abandonar o Hotmail. Por que dar crédito (e indiretamente dinheiro) para a empresa que combate com todas as suas forças a sua filosofia?

    Eu nunca tive hotmail (não por ideologia, mas por sempre ter me dado bem com os emails que tenho), não sei nem dizer se é bom ou ruim. O fato de hoje a Microsoft ser a dona do Hotmail é só um motivo a mais pra mim.

    Estão como gente que faz campanha “Free Tibet” e usa diversos utensílios fabricados na China. O discurso é contra mas a atitude apóia.

    Afora toda essa discussão ideológica, faça prevalecer a lei de mercado. Se o produto não te agrada, busque os concorrentes. E, nesse caso, concorrente (bom) é o que não falta por aí.

    Valeu!

  10. Xiitismo não é bom e por isso eu não sigo uma filosofia, uso o que acho que é bom ou o que me é útil.
    Hotmail tenho desde que a Microsoft comprou o serviço, isso foi em 97 ou 98 se não me engano, e tenho muitos contatos que sabem este email.
    Não uso o email mas meus contatos de msn, como disse sou usuário antigo, estão todos nesta conta e não é nada prático mudar e avisar a todos.

  11. Ivan, não estou pregando o fanatismo (também sou contra). Eu mesmo sou usuário do Linux e do Windows na mesma máquina e não tenho muito contra a Microsoft (nem a favor).

    Você, então, segue a lei do mercado. Mas talvez você não precise dessa fidelização só porque seus contatos só conhecem esse endereço seu.

    O Hotmail não disponibiliza pop3 e smtp, não? Ou não encaminha automaticamente mensagens? Eu recebo todas as minhas contas de email (são quatro, mas ativamente mesmo só duas) no meu Gmail.

    P.S.: Se o Hotmail não disponibiliza pop3, smtp e reencaminhamento, então ele é muito ruim mesmo. Já em 97, havia muitos emails gratuitos com esses serviços.

  12. Eu não uso serviços de email gratuitos. Tenho cadastro no hotmail, tenho cadastro no gmail mas todos mandando emails para uma outra conta cujo o servidor eu controlo. A idéia do artigo não foi criticar a Microsoft por fazer o bloqueio, mas alertar aos novos usuários de que a culpa não é do Linux ou do navegador, mas sim da Microsoft.
    Os contatos antigos que tenho são do MSN e não de email. Antes que fale alguma coisa, não gosto do MSN mas é a febre e nos vemos obrigados a usar principalmente para contatos profissionais.
    Sempre que posso, ou tenho a escolha, utilizo outros protocolos de mensagens instantâneas e esse artigo pode até render um novo artigo falando mais sobre protocolos como o XMPP e SIP.

  13. blz. O recado foi dado. Pra mim, soou como uma crítica (e justa) à Microsoft. Também tenho MSN, só que meu endereço no MSN é o meu gmail.

    Saudações.
    E continuemos a criar novos ubunteiros pra ver se ficamos menos dependentes da Microsoft e de outras empresas piores.
    Valeu!

  14. Thiago Rocha disse:

    eu mudei o User Agent para internet explorer e contiua na mesma!! Nada de escrever email.

  15. Legendario disse:

    Meu, isso é um absurdo! Alguém precisa fazer alguma coisa para impedir esta empresa ridícula de tentar continuar controlando a vida das pessoas… Afff! Ainda bem que eu uso gmail!

  16. Leandro disse:

    O Hotmail é uma #$%&@. Então, sem problemas =P

  17. St.Marc disse:

    A micro$#%§ fica brabinha pq o linux conquista cada vez mais usuários e adéptos no mundo todo sem cobrar nada então eles têm de usar “técnicas” cada vez mais BAIXAS e RIDÍCULAS pra tentar manter o salto alto. Bando de fracos na minha opinião, mas vejamos pelo lado positivo… eles bloqueiam e cada vez mais gente passa a usar Gtalk. \o/

  18. Não sei a data certa que isso aconteceu, mas agora podemos responder e enviar emails sem abdicar do nosso querido Linux.

Deixe seu comentário

Website