O ponto está de volta

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Accepted updated package, please test:

xkeyboard-config (1.3-2ubuntu4.2) intrepid-proposed; urgency=low
.
* 100_abnt2_jp106.diff: The previous fix was wrong. ABNT2 has KPPT
which should produce keycode 129. Thanks Leonardo Couto!
(LP: #272606)

Para quem não entendeu, esta é a notificação de que os pontos do teclado ABNT2 foram corrigidos. Estou escrevendo este post com a atualização aplicada e posso confirmar que os pontos do teclado alpha-numérico e numérico estão funcionando novamente.

Publicado em 20 de novembro de 2008 | 13 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

13 Comentários

  1. Jonh Wendell disse:

    Vale lembrar que, para usuários ‘normais’, esse erro nunca aconteceu:
    https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2008-November/047836.html

  2. Bem lembrado Wendell, no outro post deixei bem claro que o erro ocorreu com quem utiliza o repositório proposed. Faltou voltar a tocar no assunto neste post.

  3. Lauro César disse:

    Estranho, não uso o repositório proposed e tenho este erro aqui…

  4. Reuel disse:

    Esse problema também estava no teclado alfa-numérico?
    Quando eu instalei, o alfa-numérico estava normal, as vezes ele também dava problema, ai eu mudava a configuração de generic para um teclado multimídia da HP e funcionava :D

  5. Desde as versões Alpha o teclado ABNT2 vinha apresentando alguns problemas com teclas, principalmente com o teclado numérico, mais específicamente com o ponto.

  6. Caros, eu não sei nem o que é o “repositório proposed” e não me consta que eu esteja utilizando.

    Esse tal bug do ponto de que tanto falam aparentemente não ocorreu comigo. O ponto do teclado sempre funcionou na boa (no Intrepid e nos anteriores), porém o ponto do teclado numérico sempre funcionou como vírgula para mim. Ou seja, tenho duas vírgulas no meu teclado numérico.

    Já que temos entendidos por aqui, queria aproveitar para perguntar: como diabos faço para o ponto do teclado numérico funcionar como ponto?

  7. Andre Almeida disse:

    Eu depois deste bug achei melhor desativar o proposed! =)

  8. Lauro César disse:

    Márcio Vinícios, estou com o mesmo problema que vc. Meu teclado é abnt2, nunca usei o proposed, e finalmente: tentei em vão corrigir o complexo de vírgula do ponto em meu teclado numérico, não adiantou, não consegui por um ponto final nesta questão (rs) ele continua vírgula!

    Alguém sabe a solução?

  9. No pacote disponibilizado no repositório proposed os pontos estão funcionando também no teclado numérico. O Andre, que não está utilizando o repositório, podia nos dizer como estão as coisas.

  10. Andre Almeida disse:

    Como infelizmente estou usando Windows no trabalho, só pude testar via VNC.

    O resultado no teclado numérico:
    Virgula (ao lado do enter): Não Funciona
    Ponto (em cima do enter): Funciona

    No teclado normal está tudo funcionando como deve ser.

    Abraços

  11. Acho que a atualização do repositório “Proposed” deve ir para os repositórios oficias gerais o mais rápido possível (não sei quanto tempo se espera para testarem, nem se esses testes são acompanhados/orientados de alguma forma)…

    Pela quantidade de relatos de gente perdida nos fóruns, esse bug NÃO acontece somente para quem tem o proposed habilitado (eu sou a prova disso). Talvez habilitando o proposed e atualizando o pacote, o ponto passe a funcionar. Mas sinceramente, não estou nem um pouco inclinado a testar, vai que estraga outra coisa. Eu estou tão feliz com o meu Intrepid… fora essa questão (MUITO) chata e delicada, essa é certamente a versão do Ubuntu mais leve, estável, enfim, melhor que já experimentei, não queria estragá-la :).

  12. Nilton José disse:

    Bom,

    Uso o Kubuntu 8.10 e o ponto do meu teclado numérico sumiu (virou virgula). Eu não tenho o proposed habilitado e mesmo assim o tal do ponto sumiu.

    Tomara que essa solução chegue o mais rápido possível nos repositórios.

  13. Felix disse:

    Só uma dúvida que não pude sanar por estar com o micro com defeito:

    Eu estava com este bug e ‘solucionei-o altarnativamente’ de outra forma, nisso desabilitei o repositório Proposed, para corrigir o bug eu deveria habilitar este repositório novamente ou não?

Deixe seu comentário

Website