Teclado ABNT2 sem “.”

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Se você tem um teclado padrão ABNT2, deve ter notado que após as últimas atualizações o teclado ficou sem o “.”. Acredito que é quase impossível viver sem esta tecla pois precisamos dela para digitarmos endereços de internet, escrever textos simples e algumas pessoas precisam do “.” para acessar endereços IP.

Acredito que logo tenhamos a correção do pacote que está no atrapalhando, mas para quem não pode esperar, vamos a uma solução temporária.

Abra o gerenciador de pacotes Synaptic e procure pelo pacote xkb-data. Selecione o pacote e vá no menu “Pacote” e em “forçar versão”. Na janela que se abre, seleciona a versão “1.3-2ubuntu4 (intrepid)”.

Efetue log-off e login e o problema estará resolvido até que o pacote seja atualizado novamente. Fique atento ao Ubuntero que assim que o pacote corrigido sair nós avisaremos.

Devemos lembrar que este erro está acontecendo apenas para pessoas que habilitaram o repositório “proposed”. Este repositório é exatamente para testes e pacotes com bugs são mais frequentes do que podemos imaginar. Se quiser evitar este tipo de problema, não habilite o repositório proposed.

Publicado em 16 de novembro de 2008 | 13 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

13 Comentários

  1. […] Teclado ABNT2 sem “.” | Ubuntero Share and Enjoy: […]

  2. […] 10 minutos apareceu a solução no Ubuntero. O problema é no pacote xkb-data e deve ser corrigido logo. ………Tags » […]

  3. Felix disse:

    Como eu não sabia desta opção, consegui resolver meu problema conforme o tutorial que disponibilizei no meu blog. Nos comentários um leitor também deu uma outra sigestão diferente que também funciona!

  4. Marcelo disse:

    Po, em teclados eu apenas selecionei Microsoft e, de pois, Natural Keyboard. Só o ponto da parte numérica não voltou, mas fora isso, tudo tá blz.

  5. […] piorar, ainda esta semana uma outra atualização de pacotes removeu o ponto (.) do teclado. Você apertava o ponto, na tela aparecia uma vírgula. […]

  6. Andre Almeida disse:

    Depois desta desativei o proposed! =)

  7. Lauro César disse:

    Aqui a opção “forçar versão” está desbilitada, ou seja, não consigo marcá-la…

  8. Felix disse:

    Caro Ubuntero.

    A dica que você sugere aqui no blog também ‘funcionou’ comigo, acabei de testar em casa, porém, meu teclado numérico continua sem ponto, uma vírgula teima em sair em seu lugar. Realmente consegui resolver com o script que sugeri em meu blog, só que com uma correção: coloquei-o na minha pasta de usuário e em Sistema – Preferências – Sessões deixei ele para iniciar junto com o sistema. Agora pelo menos todas minhas teclas estão funcionando.

    Ps.: Tive um comentário em meu blog que uma atualização de hoje corrigia o problema, porém aqui continuou da mesma forma após as atualizações de hoje. Desta vez fiz como o amigo andré Almeida, desativei o ‘proposed’ e as ‘atualizações sem suporte’.

    Até mais.

  9. […] solução proposta pelo Ubuntero resolvia o problema do teclado alfa-numérico, porém no teclado numérico eu continuava com duas […]

  10. A falta do ponto no teclado numérico sim é um bug, provavelmente foi uma tentativa de correção que ocasionou todo este transtorno.
    Estou acompanhando o bug no launchpad e o problema já foi encontrado e a solução também, só falta isto entrar para os pacotes.
    Ainda não foi liberado um pacote com a correção mas assim que tiver novidades eu volto a postar.

  11. Problema resolvido, podem atualizar seus sistemas.

  12. Tiago disse:

    Estou usando o Ibex no virtualbox e ainda não consegui ficar livre deste bug do teclado abnt2 :(

    Alguém sabe em que pé anda a correção?

  13. Gilmar disse:

    Instalei o ubuntu 9.10 mas quando tento abrir o firefox, o computador trava. Meu computador tem dois giga de memória. O windows funciona muito bem, qual será o problema? Eu suspeito do novo ubuntu, pois o anterior funciona muito bem.

Deixe seu comentário

Website