BrOffice tem corretor atualizado, Word não

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

“O corretor ortográfico para o Microsoft Word em português não tem prazo para ser atualizado à reforma ortográfica.

Mas quem quiser se manter em dia com as novas regras que regem o idioma já pode baixar o corretor ortográfico atualizado do BrOffice.

A comunidade responsável pelo pacote de aplicativos de código aberto se antecipou à Microsoft e já adaptou seu corretor às novas regras ortográficas do português.

O Vero, nome do verificador ortográfico do BrOffice, já está atualizado à reforma desde julho de 2008. “Assim que Portugal assinou o acordo, começamos a trabalhar na nova versão”, conta Raimundo Santos Moura, coordenador do projeto Verificador Ortográfico do BrOffice.org.

O BrOffice é a versão brasileira do pacote OpenOffice, que reúne aplicativos de texto, planilhas e apresentação. O pacote é inteiramente gratuito e pode ser baixado pela internet.

A equipe que desenvolve o corretor para o BrOffice conta com 92 colaboradores voluntários – alguns mais ativos que outros, segundo Moura. “São muitas cabeças pensando juntas. Conseguimos atualizar a ferramenta a cada três meses”, diz o coordenador.

Em contrapartida, a Microsoft ainda não atualizou o corretor do Word para as novas normas. Em um comunicado por e-mail, Eduardo Campos, gerente de produtividade e colaboração da Microsoft Brasil, disse que “ainda não há data definida para a atualização estar disponível ao consumidor final”.

“O compromisso da empresa é oferecer a atualização no corretor ortográfico, de forma gratuita, dentro do prazo estabelecido pelo governo, que termina em 2012”, diz o comunicado.

A reforma ortográfica, que pretende unificar o português escrito nos diversos países que falam o idioma, entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009.”

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012009/05012009-12.shl

Publicado em 7 de janeiro de 2009 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

  1. Pedro Adami disse:

    Ótimo post, mais uma vez provado que o software livre não fica atrás de nenhum pago. Parabéns. E viva o Ubuntu.

Deixe seu comentário

Website