E ainda dizem que Windows reconhece mais hardware que o Linux

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Estava eu querendo testar a versão alpha do Ubuntu 9.04 quando me apareceu um notebook HP 540 para que eu fizesse o downgrade do Windows Vista para o Windows XP. Como o trabalho é mais importante que fazer testes com distribuições, lá fui eu fazer o processo de downgrade. Terminada a instalação do Windows XP, lá vou eu instalar todos os drivers para o Notebook, sim, o Windows só reconheceu que estava rodando em um computador e mais nada.

Serviço concluído, olho para o lado e lá está o Ubuntu 9.04 Alpha 3 gravado em um CD. Como iria demorar para que o notebook fosse enviado para o dono resolvi rodar o LiveCD que estava implorando por um teste. Surpresa para alguns mas não para mim, e o Ubuntu reconheceu todos, sim TODOS, os dispositivos do Notebook sem que eu precisasse instalar nenhum pacote, isto inclui a placa wireless.

Publicado em 28 de janeiro de 2009 | 22 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

22 Comentários

  1. Paulo Brito disse:

    Sejamos justos… querer que o XP reconheça todos os drivers de um notebook atual (se veio com Vista deve ser atual) é o mesmo que querer que o Debian Hamm (lembram desse?) reconhecesse todos os drivers de um notebook em 2002…

  2. Comprei meu PC em 2002, e o Windows XP SP2 (posterior a 2002, portanto) não reconhece absolutamente nenhum hardware, nem da minha placa mãe que é uma ASUS-A7V8X nem da minha placa de vídeo que é uma GeForce 2 MX/400.
    Apesar disso, a grande vantagem do Linux é que ele pode ser mantido atualizado com seu hardware muito mais rapidamente que o Windows, porque você não precisa ficar visitando sites de fabricantes para encontrar drivers.

  3. André Gondim disse:

    Isso sim que é bom!!

    []’s

  4. Wendell disse:

    Que bom que o Ubuntu continua evoluindo, embora o 8.10 esteja me dando dores de cabeça com o wireless. Comigo não funcionou nada.

  5. Diego T. disse:

    bom, mas sinto falta de drivers antigos do linux…

    Exemplificando… Eu tenho um althon XP 2000+ com MB ASUS com chipset VIA e video SiS e sei que esta maquina roda com uma resolução decente (1024×768) se eu empunhar um liveCD do Kurumin ou do Kalango (ou seja linux com kernel mais antigo), mas as ultimas versões do ubuntu eu não consigo mais do que míseros 800×600 de resolução… nem conseguindo emprestada uma geForce 4 MX 4000…

    Já estou quase aceitando a idéia de que esta maquina vai pro lixo rodando windows xp (original diga-se de passagem) ou algum linux em modo texto…

  6. linus disse:

    discordo com vc meu amigo
    vc foi muito infeliz em publicar esse artigo
    pois antes de escrever vc precisa ter certeza do que vc está falando pois vc pra mim falou besteira o problema não é o windows é sim o kernel do linux pois quem reconhece o hardwarer é o kernel do linux vou dar um exemplo prático no meu caso : comprei um pendrive usb tv digital ( isdb-t – padrão brasileiro ) quando plugo na porta usb o receptor de tv digital ele reconheçe na hora e feito isso só preciso depois instalar o novo driver pra porcaria do ruindows. ja no linux com 2 anos de experiencia resolvi abandonar o ruindows e usar o linux ubuntu minha distribuição atual ..bem a distribuição atual não manda nada o que manda é o kernel . quando coloquei o receptor na usb porta tv digital no linux NEM RECONHECEU O HARDWARER ( OBS : MESMO USANDO A ULTIMA VERSÃO DO KERNEL 2.6.28-RC2 COMPILADO ) percebi que dentro do kernel tem uma seção de tv digital hardarer compativel e visto que o padrão brasileiro isdb-t não está incluso no ULTIMO KERNEL visto que outros modelos de tv digital padrão americano estava dentro do kernel. conclusão no linux nem deu vida o aparelho usb ( não reconheçeu nem o hardwarer ) .. então meu amigo no meu linux tive que pegar minha placa de tv digital e por dentro da gaveta e fiquei sem tv. se fosse a porcaria do lixo que pega virus e tem tela azul funciona numa boa mas essa não é a minha melhor opção… sou user linux a anos e não tenho o que reclammar nadinha do linux só tenho a falar que ele é muito superior aos seus concorrentes .

    abraços

    • Posso não ter me expressado da maneira que queria mas do mesmo jeito que eu me expressei erroneamente você se expressou agora. Windows também tem Kernel e ele não se chama Windows. Então, se fui genérico com um, tenho que ser genérico com outro.
      Um ponto que parece que você não leu foi que eu disse que o Linux reconhece mais dispositivos, é só ler o título, e não que reconhece todos os dispositivos.
      Mais um ponto que você deve saber. Além de outras coisas, eu trabalho com manutenção de computadores tanto pessoais quanto servidores e posso te dizer que Windows é muito mais difícil de reconhecer tudo de um equipamento, no entanto, linux é mais que normal isto acontecer. Posso falar isso por não ter apenas as minhas máquinas para testar e sim várias máquinas dos mais variados tipos de usuários.

  7. linus disse:

    correção : compilação kernel usando 2.6.29-rc2 Última versão – http://www.kernel.org

  8. Marcelo A disse:

    Sim, realmente o Linux ainda não é perfeito, ainda existe MUITO hardware que não possui driver ou o driver ainda é muito ruim.

    Isso é mais visto em hardware de Multimídia como placa de captura, webcam, scanner, placas de vídeo, impressoras e etc …

    Por outro lado, existe hardware suportado com excelência, como processadores, placas de rede e HDs SATA(*vale lembrar que existem notebooks com HDs SATA que não possuem drivers para windows XP poque o fabricante não disponibilizou. forçando o usuário a utilizar o Windows Vista, não tenho dados afirmando que é possível instalar Linux nestes notebooks, mas acredito que seja).

    eu vejo que o Linux no desktop só está confiável na computação básica, ligar o PC, utilizar a internet, redigir textos, e caso tenha uma placa de video da Nvidia, ATI ou Intel poderá jogar ótimos jogos em 3D, o que já é muito suficiente para mim, mas por exemplo, a minha WebCam, que é compatível com Video4Linux, e funcionava perfeitamente, em algumas atualizações do Ubuntu ela para de funcionar … a placa de captura, que apesar de teoricamente possuir compatibilidade com o driver bttv, nunca funcinou ! e o modulo bttv não é completamente Plug and Play, exigindo ajustar suas configurações de acordo com a placa, o que é extremamente complicado para um “usuário simples” mesmo que com a ajuda do google.

    • O caso dos HDs SATA posso te dizer que simplesmente funciona. No caso do bttv o problema é que as placas que utilizam este driver não se identificam quando questionadas, tenho uma destas também, veja neste artigo como fiz para funcionar. No windows foi um parto para descobrir o modelo também, já que eu não tinha CD de instalação e nem caixa para me dizer qual era o modelo.

  9. Que o Linux tem maior compatibilidade com hardware, é fato, mas que ele tem mais compatibilidade com os produtos da própria Microsoft, isso eu descobri semana passada!

    Tenho um conjunto de mouse e teclado sem fio da Microsoft, são excelentes, nenhuma reclamação. No manual exige que eu instale os drivers e aplciativos desse conjunto antes de conectá-lo na USB, inclusive, o cabo USB tem um adesivo que lembra isso, bem no conector.

    Bom, instalei no meu notebook com Windows Vista, sem problema, correu tudo bem. Pô, mas o Windows Vista, a versão mais atual do sistema operacional da Micrsofot, exigindo que eu instale um driver da própria marca? Deixei pra lá… isso uns meses atrás.

    Semana passada chegou meus CDs do Ubuntu mais novo e fui testar, desliguei, bootei pelo CD mesmo o LiveCD e pronto, o Ubuntu iniciou certinho, sem problemas nem nada, fucei alí, fucei aqui e quando em dei conta, estava justamente no conjunto de mouse e teclado sem fio da Microsoft, funciona perfeitamente, inclusive com as teclas de atalho multimídia!

    Ponto para o Ubuntu!

  10. Josenaldo disse:

    Caramba… Instalei o Ubuntu no meu Dell Vostro 1510 e ele reconheceu quase tudo! Só não ficou perfeito porque meu modem usb zte mf622 não é reconhecido :(

  11. Thiago disse:

    Opa, será que em um acer-5520 o ubuntu-9.04 reconheceria tudo?

  12. Rafael Alves disse:

    Parabéns!!! Que sorte que você teve!!! Ao contrário de mim nenhuma versão do Ubuntu nunca reconheceu minha Nvidia Gforce 6200 pra ver uns efeitins e pior… ele trava quando peço para iniciar o LiveCD no meu notebook Amazon PC… Já o Windows Vista reconheceu e instalou o driver da minha Nvidia e o Vista, ao contrário do Ubuntu, instalou-se tranquilamente no notebook Amazon PC. Pois é amigo… nem todos nasceram com o c* virado pra Lua…

    • Rafael, estranho não reconhecer a sua placa de vídeo, já fiz instalação em computadores com a mesma placa de vídeo sem nenhum problema. Já paro para pensar que pode ser problema com a ACPI da sua placa mãe? Qual é o modelo do notebook?

  13. Josenaldo disse:

    No meu até a placa de vídeo ele reconheceu… Nossa, ficou show com o compiz ativado no máximo, comm tudo que é firula..rsrssrsr

  14. Diego T. disse:

    cara… no meu note, um acer com video ati xpress 1100… que o próprio Ivan me desrecomendou para linux (para usar as firulas no caso) fiquei por um bom tempo usando apenas o driver generico de video, com a resolução e profundidade de cor boas, mas sem aceleração… a pouco tempo numa atualização consegui fazer o bixo funcionar com um driver recente…

    quanto a detecção de HW… as vezes o próprio dispositivo n ajuda, seja pelo projeto porco ou seja pela não divulgação das especificações ou ate mesmo um driver para linux…

    lembrando que o linux instala uma camionada de coisas sem usar nenhum driver que já não esteja no liveCD… tente fazer isto com o windows sem usar o “cd da placa mãe”…

  15. barcelos disse:

    Diego amigo linux e linux

    Não da pra comparar,fui instala o Xp no note de uma amiga e o Xp não reconheceu nem o hd do not

    Tive de copiar na mão a pasta win do cd e voltar ao velho dos.
    cp blablá.
    Se o Xp não reconhece nem hd fara o resto.

    Coloquei o cd do Ubuntu 8.10 e em 15 minutos tava tudo ok.

    Sem comentarios.

    Barcelos Ubuntu user.

    abraços.

  16. aquilino disse:

    Vou ser bastante honesto. Tenho micro Quad 6600, 4 GB Ram, GF8600GT, pctv encore, 2 hds.
    Estava montado e instalado numma Gigabyte p35DS# que deu defeito e foi trocada para uma integ DG45ID.
    Advinhem qual SO deu boot sem pestanejar? O Ubuntu 8.10.
    O XP reconheceu todos os dipositivos, mas tenho de fornecer drivers, o ubuntu nem me perguntou nada.

    REsolvi comprar o Vista Home Premium.
    Na primeira tentativa recusou-se a instalar pois o HD que estava ativo para boot era o 2º que tem o grub mult-boot. Setei a BIOS para o HD onde o vista seria intalado e ai foi. Depois de 2 dias consegui intalar todos os drivers e mesmo assim ta dando au comdriver da nvidia.

    Então acredito que devamos ser prudentes e comentar se esse ou aquele é ruim. A minha experiencia diz que o ubuntu se saiu muitissimo bem da minha experiencia. E olha que a traca de mb acima reque uma pancada de drivers.

    O SO do “tio bill”, bem mais caro, não deu conta de tudo sozinho e ainda gasei bem mais tempo pra faze-lo funcionar. Ainda não se acertou com driver da placa de video, o ubuntu foi so ligar depois da troca de mobo.

    Para refletir!

  17. Carlos Cioffi disse:

    amigo uso windows e quero mudar mesmo! Esse Ubunto é mesmo mais rápido? estou querendo instalar em um computador de 2005 pra cá! e um Vaio antigo de 512 RAM, ele serveria para eu usar? Quero muito saber essas informações. Se for necessário as informações do computador eu envio, ou serve mesmo nesses antigos e se reconhece os drives deles! Obrigado, abraço.
    Carlos Cioffi

  18. Onofre Jr. disse:

    Sou usuário de linux e ubuntu a 5 anos, e gostaria de deixar minha opinião sobre este problema..

    Como trabalho na área de TI leio muitas informações sobre o kernel linux e windows também, bom,

    acho infrutífera esta discussão de quem é melhor linux ou windows, pois é uma questão de gosto,

    eu gosto de linux, mas reconheço os méritos do windows..

    Com relação à capacidade de reconhecer dispositivos, bom ai temos problemas nos dois, posso lhes

    com experiência própria de anos de instalação de ambos..

    Aonde o linux perde para o windows, está mais relacionado ao fato de que os fabricantes

    de hardware não se interessam em produzir drivers para linux, ou não querem que o código fonte

    de seus drivers sejam abertos como o linux..

    Recentemente, acho que vocês, ficaram sabendo das dificuldades do windows vista em reconhecer

    dispositivos antigos feitos para windows XP, pois os fabricantes não queriam gastar dinheiro

    para desenvolver drivers para vista em dispositivos fora de serie, pois estão interessados em

    vender (incentivar troca) os novos produtos..

    A verdade é que por enquanto usuários de linux são minoria, e o linux como sistema

    operacional para usuário final (leigo) está em processo de maturação por ainda não fazer

    tudo de forma simples e interativa (sem usar shell) como o outro faz (100% também não, eu diria 90%)..

    Devemos agradecer sempre aos esforços da comunidade e dos programadores linux que vestem

    a camisa do open-source, e se viram fazendo engenharia reversa, lendo manuais de chipsets

    as vezes incompletos, e também de alguns fabricantes que acreditam no linux como a Intel,

    AMD, IBM, HP, DELL, e outros que fornecem informações chaves aos desenvolvedores

    do kernel linux..

    Alguns dos fabricantes citados acima, também financiam projetos open-source e/ou pagam salários

    de desenvolvedores do linux !

    Recentemente os desenvolvedores do kernel, introduziram um mecanismo instalação de firmwares de

    drivers, o que pode atrair aqueles fabricantes que não querem abrir o código fonte de seus

    drivers, pois o firmware é um arquivo binário já compilado..

    Outro passo importante é a padronização de determinados aspectos do sistema de modo a

    facilitar a produção de software que seja compatível com a maioria das distro linux..

    Nos mais, nós usuários linux, devemos nos manter unidos e lutar por nossos interesses

    junto aos fabricantes de hardware, solicitando que produzam drivers para linux também ..

    Saudações a todos,

    Onofre Jr.

Deixe seu comentário

Website