wPonto

Categoria: Geral | Palavras-chave: Sem palavras-chave

O PROJETO WPONTO FOI DESCONTINUADO E OS FONTES DO PROGRAMA ACABARAM SE PERDENDO ENTRE MIGRAÇÕES DE COMPUTADORES.

Enfim lancei uma versão do sistema de ponto eletrônico wPonto. Este sistema é baseado no sisponto e foi lançado simplesmente por eu discordar da maneira com que o projeto sisponto é levado.

Quando comecei a corrigir bugs e implementar novas funcionalidades ao sisponto tive muitas dificuldades para entrar em contato com o mantenedor do projeto. Quando consegui ele me adicionou ao projeto no sourceforge.net mas a minha surpresa foi gigante quando vi que ele não utilizava nenhum sistema de controle de versão. A proposta do mantenedor era que eu enviasse os fontes com a descrição do que eu tinha feito ou desfeito. Para mim isto ficaria muito difícil simplesmente por falta de tempo.

Vendo que não seria produtivo continuar com o projeto, resolvi então iniciar um novo projeto baseado no sisponto, foi assim que surgiu o wPonto.

A versão 0.1.1 já está disponível para download no sourceforge.net. Esta primeira(segunda) versão contém apenas correções de bugs e a implementação do gerenciamento dos pontos com a possibilidade de dar entrada manual dos pontos não registrados pelos funcionários. Muitos erros ainda existe nesta versão mas provavelmente não irei mais mexer nela.

A versão 0.2 já está em desenvolvimento e os bugs tentem a se tornar menores. O visual do programa está diferente, com novos ícones e pequenas alterações nas cores, além de muitos outros módulos implementados. A parte administrativa terá uma nova maneira de autenticação muito mais segura que a atual.

Aguarde que provavelmente em uma semana a versão 0.2 deverá ser lançada.

Publicado em 13 de Fevereiro de 2009 | 45 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

45 Comentários

  1. Andre Almeida disse:

    Parabéns pela iniciativa. =)

  2. Bom dia amigo, olha achei muito boa essa solução de ponto, porem gostaria de saber, como em minha estrutura de clientes windows eu poderia integra…. meu servidores são linux, imaginei o seguinte:

    a tela de ponto seria mostrada logo que o navegador fosse aberto, se não fosse colocado o usuário ele não navegava…. tem como isso?

    []’s

  3. Helder disse:

    Ola,

    Este sistema é em PHP e funciona via web ? Nao entendi como integrar com o sistenma de ponto eletronico de funcionarios ?

    Grato,
    Helder

    • O sistema funciona via Web e não tem integração com sistemas de ponto eletrônico. Este sistema é uma alternativa para quem não quer ou não pode comprar um relógio para registrar os pontos dos funcionários. Com ele você precisa apenas de um computador onde os funcionários digitam um usuário e senha para registrar o ponto.
      Não descarto a possibilidade de um dia o sistema importar informações de relógios ponto, mas esta funcionalidade ainda está longe de ser implementada.

  4. Ivan, desculpas se não fui claro, mas vamos la….

    para que tenha um controle efetivo de ponto preciso forçar o usuário a registra o login no wponto, pois pelo que entendi olhando o sisponto ele solicita um campo user + login.

    bem todas as aplicações da empresa 90% funcionam via web, bem a duvida é:

    teria como eu forçar o login no wponto, para que o acesso a navegação nos sistemas como na internet seja liberado apenas mediante esta senha.

    exemplo: usuário loga no sistema -> abre o navegador -> aparece a tela do wponto -> colocou a senha -> acesso liberado caso não coloque a senha fica sem acesso.

    Não quero o que ele funcione como proxy ja que tenho um na rede, mas realmente forçar o ponto.

    desculpa pelo comentário enorme.

    []’s

    • Marcos André Lucas disse:

      Rafael,

      O wPonto não possui ainda esta feature. Mas, dá pra conseguir o seu objetivo com um pouquinho de trabalho. Em outro post aqui no Ubuntero, publicamos como fazer o proxy Squid ler os usuários de uma tabela no MySql (suponho que seu proxy seja o Squid).
      O que sugiro fazer é trabalhar com as tabelas do wPonto para fazer essa autenticação, que pode ser feito:
      -> alterando o script de autenticação para ler do bd do wPonto (o script é PHP, basta usar Postgres em vez de MySql) e colocar no SELECT que é usado na hora da autenticação para que ele só pegue usuários que tenham marcado o ponto; ou
      -> alterando o momento de marcação para que insira um registro na tabela a ser usada pelo Proxy.

      Ficaria mais fácil se o wPonto usasse também MySql, assim, tu pegaria os scripts “quase” prontos aqui no site também. Conversando com o Ivan, já está anotado para uma futura versão suportar MySql.

      Abraços,

      Marcos A. Lucas

  5. Olá Ivan, não tenho muito a ver com o projeto, apenas cai aqui por uma notícia. Mas tentarei ajudá-lo.

    Talvez no seu proxy ou de alguma outra forma, seria necessário você averiguar se o seus funcionários realizaram esse login, caso afirmativo libera o acesso normal. Do contrário, sempre encaminha à página do ponto.

    Para ver possibilidades, seria necessário ver sua solução de proxy e todos os softwares onde é possível realizar essa implementação.

    Esse tipo de funcionalidade é comum em redes wi-fi pagas, onde você sempre consegue se conectar, mas só navega normalmente quando logado a página deles, do contrário, sempre cai em uma página do próprio provedor do wi-fi.

  6. Marcos André Lucas disse:

    Vi agora o Reply do Leonardo, a idéia é a mesma :)

    Aproveito para deixar o Link aqui mesmo do Ubuntero onde publicamos autenticação Squid com tabelas MySql:
    http://www.ubuntero.com.br/?p=516

  7. Gabriel disse:

    Parabéns pela iniciativa amigo! :)

  8. Amigo,

    Apresentamos num evento sobre VoIP da TempoReal um relógio de ponto usando o Asterisk para “bater o ponto” do funcionário. A idéia é um relógio de ponto que pode ser acionado através do ATA ou Telefone IP de cada colaborador.

    O funcionamento é o seguinte:

    O colaborador antes de dar inicio ou encerrar o seu dia de trabalho, digita um código no seu telefone e uma URA (voz) solicita o usuário e senha (pessoal) para registrar seu ponto.

    Se tiver interesse em adicionar esse recurso (entrade e saida de ponto via Asterisk) para os usuários do wPonto, posso te ajudar na integração ;-)

    Abraço

    Abraço.

  9. Nome disse:

    O que o Rafael precisa, é de uma interface do wponto com um firewall de modo que a “marcação” do ponto funcione como uma autenticação de um módulo “captive portal” do firewall que permitirá ou não o acesso à internet.

    captive portal faz isso que o Rafael quer, só não faz a marcação do ponto.

    a marcação do ponto registra entrada e saída, mas não libera acesso à rede.

    saudações,

  10. A ideia do wponto é fantástica já que não necessita de relógio de ponto, isso minimiza os traumas causados por custos principalmente em orgãos públicos que é onde trabalho, mas em contra partida pode não ser de total eficiência se não tiver como forçar esse registro (falando de orgãos públicos).

    Mas de qualquer maneira ideia muito boa, e vou seguir as dicas e ver como isso acontece aqui dentro e ver como vai ser a aceitação.

    Muito obrigado pelos esclarecimentos e sempre esperando por novas versões e novidades desse software

    []’s

  11. Lyma disse:

    Aguardo ansioso pela nova versão. Que tal um breve tutorial sobre como se beneficiar com um sistema de controle de versão?
    Um abraço, e sucesso!

  12. Osvaldo disse:

    Ivan, infelizmente sou leigo em programação, mas tem como usar ele em mysql?
    Por que eu não tenho postgree.

    • Osvaldo, o sistema está desenvolvido especificamente para postgresql. Meus planos são para que na versão 0.3 já esteja disponível a opção de utilizar o banco de dados MySQL, mas como sou o único programador do projeto esta funcionalidade pode demorar algum tempo.
      Estou atrasado com a versão 0.2 mas pretendo lançar neste final de semana e tão logo ela seja lançada, começo os trabalhos para a nova versão.

  13. Renato disse:

    Boa noite, amigo!

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de utilizar um leitor biometrico?

    Abracos!

  14. Aparício Júnior disse:

    Ivan,

    Quando a versão 0.2 estará pronta?

    Estou ancioso para ver o sistema com as novas funcionalidades.

    talvez posso ajudar na implementação com MySQL.

    Aguardo seu retorno

    • Aparício, a versão 0.2 não vai ter muita novidade, é mais uma reestruturação parcial do cógido e pequenas alterações no visual. A versão 0.3 terá grandes mudanças, incluindo a utilização do framework p4a(php for aplication).
      Estou um pouco enrolado com o trabalho, por isso não consigo concluir o pouco que falta e não tenho como dar uma previsão, só posso dizer que a versão sairá em breve.

  15. jane disse:

    parabéns!!

  16. Júlio César disse:

    Olá, Ivan.

    Faço parte de um projeto de cursos de ensino à distância e sempre estamos à procura de softwares livres para ensinar o seu uso.

    Gostei muito da sua ferramenta e já estou ciente de seus problemas quanto às atualizações das versões. Mas senti falta mesmo foi de uma documentação sobre como utilizar o wponto.

    Será que você não poderia dar um breve tutorial da ferramenta aqui mesmo na resposta, como já foi sugerido acima?

    Por ultimo gostaria de parabenizá-lo pelo projeto e espero nossos pedidos possam ser atendidos.

    Um abraço.

    • A documentação será lançada para a próxima versão que só não tem data prevista para lançamento porque tive problemas com meu computador antes de submeter os fontes para o sourceforge.

  17. Tarcisio Filho disse:

    Encontrei o seguinte erro:
    Detalhes dos erros da página da Web

    Agente de Usuário: Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 8.0; Windows NT 6.0; Trident/4.0; SLCC1; .NET CLR 2.0.50727; InfoPath.2; OfficeLiveConnector.1.3; OfficeLivePatch.0.0; .NET CLR 3.5.30729; .NET CLR 3.0.30618; MS-RTC LM 8)
    Carimbo de data/hora: Tue, 14 Apr 2009 01:52:18 UTC

    Mensagem: ‘document.getElementById(…)’ é nulo ou não é um objeto
    Linha: 17
    Caractere: 1
    Código: 0
    URI: http://10.0.0.1/wponto/

  18. Diógenes Torres disse:

    Estou instalando o WPONTO em um servidor WS2003, através do apache2triad, existe uma aplicação de banco de dados do Postgre, que faz o papel do banco de dados solicitado.
    Alguem teria um tutoria ajudando a instalar o WPONTO ?

  19. David Borges disse:

    Ivan,

    Estamos testando seu sistema aqui na Secretaria de Administração do Estado da Bahia e gostaria de possuir seus contatos para podermos solicitar alguma ajuda.
    O Sistema já esta instalado e funcionando, mas encontramos alguns bugs.

  20. Wellington disse:

    Boa tarde,
    Gostei da sua iniciativa, gostaria de entrar em contato com voce, pois tenho que fazer um trabalho para faculdade e o tema que escolhemos foi Ponto eletronico via WEB, seria possivel voce entrar em contato comigo para trocarmos alguma ideia? ou ate mesmo nos indicar um forum para conversarmos pode ser?
    Valeu

    Wellington

  21. Denis disse:

    Ivan, estou tendo alguns problemas com o wPonto, existe alguma lista de discussão do wPonto?
    Abraço

  22. Adson Santos disse:

    Ivan, parabens pelo projeto…
    estou tentando instalar aqui no meu trabalho e estou econtranndo algumas dificuldades, vou relatar.
    fiz o banco em postgresql e ja fiz as alteraçoes no common.php…
    ao tentar cadastrar uma unidade ou funcionario da o mesmo erro…
    O seguinte erro foi ocasionado:
    Impossível inserir dados na base de dados!

    será que voce pode me ajudar, já até lhe enviei um e-mail.
    obrigado cara e parabens mais uma vez…

  23. Olá Ivan… Gostaria de saber se essa nova versão 1.1.3 está disponível a integração com o leitor biométrico?
    Abraços

  24. Anderson disse:

    Ivan , parabéns pelo projeto instalei com sucesso o wponto no ubuntu 8.04.02 LTS , gostaria de uma informação sua como eu configuro o horario de verão 2009/2010 , percebi o wponto não pegou as configurações do servidor que já se encontra com a tzdata atualizado com horario de verão ok.

    No mais obrigado pelo otimo projeto, fico grato se puder me ajudar.

  25. Alan Rebouças de Paiva disse:

    Galera, sobre o horário de verão, a modificação a ser feita é no php.ini (/etc/php5/apache2/php.ini).
    No arquivo procure por date.timezone, descomente (caso esteja comentado) e coloque o timezone. Aqui em Fortaleza (que não está no Horário de Verão, a configuração certa é: date.timezone = Etc/GMT+3

    Att,

  26. Ronaldo Ribeiro disse:

    Onde posso fazer o download do Wponto, os links disponíveis estão quebrados.

    Obrigado!

  27. William Silva disse:

    Olá IVAN,

    Estou com o mesmo problema do Adson Santos. Você poderia me ajudar?

    Desde já agradeço.

    Abraços.

  28. Pessoal, o projeto foi descontinuado e como tal não tem mais nenhum tipo de suporte. Eu mesmo não vejo mais o sistema a muito tempo.
    Se você não está conseguindo inserir algum registro, atente-se para o tamanho dos dados inseridos, alguns campos tem capacidade muito pequena.

  29. Gabriel Brum disse:

    Ivan!

    Consegui instalar ele corretamente e cadastrar a unidade porém na hora de cadastrar um funcionário ele não deixa cadastrar, sei que você não da mais suporte, mas se puder apenas me responder algo eu agradeço.

    Impossível inserir dados na base de dados!

  30. junior disse:

    tentei adicionar deu esse erro no db #1193 – Unknown system variable ‘client_encoding’

  31. junior disse:

    da erro no db Comando SQL:


    — PostgreSQL database dump

    — Started on 2009-05-29 01:37:37 BRT
    SET client_encoding = ‘UTF8’;

    Mensagens do MySQL : Documentação

    #1193 – Unknown system variable ‘client_encoding’ alguem pode me ajudar