Ubuntu 9.10 Beta

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Ubuntu 9.10 Beta lançado e já estou com ele instalado. Infelizmente voltaram a tirar o pidgin da instalação padrão. Alguns podem até dizer que isto foi melhor mas a minha opnião é que foi uma escolha totalmente infeliz.

O empathy, substituto do pidgin, é fraco em usabilidade. O programa não consegue ser amigável nem para quem já está acostumado a pular de um programa para outro em testes, nem para quem está mudando pela primeira vez. Faltam recursos e estabilidade para o programa. Enquanto escrevi estas linhas, tive nada menos do que 4 travamentos do programa.

As mudanças no tema ficaram boas e estão desde a primeira tela, após o grub, até ao desktop já carregado.

Mudanças na inicialização deram uma melhora no tempo de início até em máquinas single core.

Enfim o UbuntuOne mostra que tem alguma chance de ficar pronto até o lançamento da versão. Pela primeira vez consegui fazer a sincronização dos meus arquivos sem perder nenhum dado.

Continuo testando e assim que tiver novidades ou atualizações volto a postar.

Antes que me esqueça, para quem quiser baixar a versão beta, entre neste site. Além da imagem de CD, poderão encontrar as novidades da versão. Todos os dados estarão em inglês.

Publicado em 2 de outubro de 2009 | 19 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

19 Comentários

  1. Daniel disse:

    Também não gosto do empathy, mas gosto do emesene :D

    E quanto a estabilidade do Ubuntu 9.10 beta? Está “usável”?

    Até +

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Jefferson Dantas. Jefferson Dantas said: RT @marcosrlopes: RT @PlanetaUbuntuBR PlanetaUbuntuBR Ubuntu 9.10 Beta http://bit.ly/9VyKr […]

  3. Gabriel disse:

    Pra mim também, o emesene se sai melhor entre esses. O pidgin na minha opnião, apesar de ser melhor q o empathy, ainda precisa melhorar em usabilidade.

  4. User0210 disse:

    Legal! Prefiro o “Empathy”.

    O Ubuntu não vem completo de qualquer forma, eu sempre baixo o “Empathy”, entre outros pacotes. Quem gosta do “pidgin” que o baixe, ora.

    Não vejo problema em travar num beta. Reclame quando travar na versão final.

    • User0210, antes de usar o empathy em versões alpha e agora na beta, tentei usar na 9.04 e tive a mesma instabilidade. Agradeço a liberdade de escolha que nos permite discordar dos padrões e escolher o que achamos melhor.
      O problema é usar uma coisa que não é nada intuitiva e que ainda por cima é instável. Se para você está bom e não está instável, ótimo, mas para mim está instável e não tem coisas simples como agrupar usuários com contas tiferentes. Tenho amigos que usam vários protocolos e tenho eles nas listas destes protocolos e no empathy tenho eles N vezes repetidos. Só esta função já basta para mim não gostar do empathy, a instabilidade veio só para contribuir um pouco mais.

  5. User0210 disse:

    …e olha que tô no 8.10 que deve ser das primeiras. Gosto de escolher qual corretor ortográfico usar já que deixo o Ubuntu em inglês, e não abro mão do mesmo.

    Tivesse essa opção(de escolha!) acho que deixaria o que viesse instalado. Não gosto de muitos programas pro mesmo uso…

    Aqui não tenho problemas com instabilidade, não mais do que teria no “pidgin”.

    Espero mesmo é deixem o sistema bem afinado. Quem sabe assim saio do 8.10, que tá num estado de estabilidade tão alto que da pena mudar!

    Valeu!

  6. Antonio Souza disse:

    Eu tenho a oportunidade de testar várias distros e suas versões. Ainda tenho a 7.04, 8.04, 8.10 e claro a 9.04 e estou usando a 9.10 alpha 6 e estou atualizando para 9.10 beta 1. Acreditem a 8.04 é a mais fiel, mas a 7.04 ainda funciona sem problemas, mas como uso a 7.04 bem menos que as outras não posso falar muito dela. Mas uso bastante a 8.04 e não me dá problemas, pelo menos na máquina que está instalada. A 9.04 no ínicio me deu alguns problemas em máquinas novas que testei. Hoje em uma placa mãe p5n73 está maravilhosa. Tem um problema com o pc do meu sobrinho e de algumas pessoas que conheço. É quando estão usando o ubuntu e reiniciam ou desligam sem desligar o nobreak ou estabilizador. Aí quando entram no Windows XP que está em dual boot, este apresenta um cabo de rede desconectado. Estou vendo se tem como configurar o Ubuntu para não desligar a placa de rede local para não afetar o Windows.

    • Antonio Souza,
      A versão 8.04 é LTS e tem como prioridade manter o sistema atualizado na questão de segurança e estável, por isso ele funciona melhor. Quanto ao Ubuntu desligar a placa de rede, isto é coincidência, quando o outro sistema entra ele tem controle total sobre a máquina e nem tem conhecimento sobre o que rodava antes. É mais fácil o computador estar com algum problema e a bios estar desligando o dispositivo, caso seja onboard.

  7. Olavio disse:

    Quria saber se esta versão vai ter suporte para as placas de Video da VIA.Ja que as versões anteriores não havia suporte as opçoẽs 3D,Vlw t+

  8. Eduardo disse:

    Estou fazendo os testes do 9.10 Beta tb, os temas e as cores estão bem agradáveis, travamentos do Empathy são oq mais me surpreendeu, as atualizações de ontem acabaram quebrando a execução dos programas, no caso quando clico duas vzs em cima de uma imagem e o programa associado deve abrir, pra qualquer programa ele está abrindo o GEdit :P coisa que acontecem. Tive algum problema com o Grub q não tinha colocado o último kernel atualizado como o padrão, na verdade nem inclui na lista, lembrando q fiz update-manager -d para atualização do estável para o Alpha/Beta.

    Quanto ao Pidgin versus o Empathy, na questão de protocolo MSN, eu acho q o Emesene bate os dois, e tb acho o Empathy muito fraco perto do Pidgin.

    O Firefox 3.5 veio com uma fonta nova eu acho q está sem alias, parece meio embaçada, ficou estranho pacas, não me agradou muito, mas ainda não troquei a fonte ou tentei sanar essa falta do alias.

    To testando em um note Acer Aspire 4520 AMD turion 64bits, 1gbddr2, Nvidia Geforce 7000m, com câmera e microfones embutidos, Wireless, etc.

  9. Eduardo disse:

    As atualizações de ontem arrumaram os problemas q eu tinha com execução dos aplicativos, notei q tiveram bastante atualizações de GCC, ontem testei o Cheese, q quebrou quando coloquei fullscreen. O kernel headers tá sendo atualizado tb.

    o aplet do blueman (usado no bluetooth) quebrou, o Ubuntu Software Center de uma quebrada leve. O resto tá redondo, teve atualizações no tema Human, q na minha opinião é o melhor tema q eu vi no Ubuntu.

  10. Carlos disse:

    Achei as cores do tema “human” escuras, com o passar do tempo gera cansaço visual, é um marrom de tonalidade depressiva. Não ficou legal, com certeza, vou usar outro tema.
    O designer deveria ler mais a respeito da importância das cores para um tema default, pois a má escolha de cores pode prejudicar e muito na aceitação de um produto. Com certeza, o azul e verde ainda são os mais indicados e menos cansativo.

  11. Romulo disse:

    Bom que eu saiba cores mais escuras, iluminação leve e ambientes com menos contraste sempre são bons para a saúde visual

    A cor em sí tem poucos apreciadores esse é o problema…

  12. Renato disse:

    Estou com o ubuntu 9.04 aqui e gosto bastante dele, mas estou muito curioso quanto a versão 9.10 que sai daqui dez dias. Queria saber a opinião de vocês. Pesquisando em muitos sites, vi opiniões mais opiniões sobre a instalação limpa ser melhor que apenas o Upgrade e vice-versa. Gostaria de saber a experiência de vocês com upgrades, principalmente se o sistema apresentou o mesmo desempenho (ou melhor) que a versão anterior.
    Quanto ao empathy sinceramente nunca utilizei mas vou testa-lo. Uso por padrão o Emesene e o Pidgin, que por sinal são meus prediletos. No windows eu já usava o Pidgin por falta de memória. O pidgin é extremamente leve.

    • Ranato, uma instalação limpa sempre é melhor. Por melhor que um sistema de atualização seja, sempre pode sobrar algum serviço desnecessário que pode degradar o sistema.
      Minha recomendação é que sempre se tente fazer a instalação limpa, mas se não der, pode fazer a atualização que não terá maiores problemas, eu nunca tive.

  13. Renato disse:

    Muito obrigado pela rápida e clara resposta Ivan Brasil Fuzzer, farei a instalação limpa então.

Deixe seu comentário

Website