Acesso remoto com TeamViewer

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

O Ubuntu vem, por padrão, com uma ferramenta para acesso remoto chamada vino-server. Esta opção pode ser acessada pelo menu “Sistema/Preferências/Área de trabalho remota”. É uma ótima alternativa quando estamos trabalhando na mesma rede da máquina a ser acessada, mas quando o acesso é “mais remoto” como pela internet, o trabalho fica sofrível. Isto acontece porque o vino é nada mais que um servidor VNC.

Usuários de outros sistemas tem alternativas muito melhores para acesso remoto, como por exemplo  “área de trabalho remoto” da microsoft e o logmein. Usuários Linux sofriam com a falta de um aplicativo destes. Com o lançamento do TeamViewer para Linux, este problema já não é mais tão problema. O TeamViewer não é uma ferramenta de código aberto mas é uma ótima alternativa free(para uso não comercial).

Agora chega de conversa e vamos ao download e instalação do TeamViewer. Acesso o site http://www.teamviewer.com.

Clique na opção “Versão completa é gratuita!”

Escolha a versão específica para o seu sistema(32 ou 64 bits) e aguarde o download.

Download terminado, é hora de fazer a instalação do pacote. Abra a pasta onde o pacote .deb foi baixado e dê um duplo clique no pacote. Uma janela como abaixo será aberta.

Clique em “Instalar Pacote” e digite a sua senha de usuário quando pedida como abaixo.

Quando a instalação terminar, feche a primeira janela clicando no botão fechar e feche o gdebi como qualquer outra aplicação.

Vá no menu “Aplicativos/Internet/TeamViewer” para abrir o programa.

Ao abrir o programa, esteja conectado e espere que a configuração seja feita por ele mesmo. Você sabe que o TeamViewer está totalemente funcional quando os campos marcados na imagem abaixo estiverem preenchidos.

Como está explicado na própria tela da aplicação, os campos “Id” e “Senha” devem ser informados para a pessoa que irá conectar no seu computador. É possível configurar uma senha personalizada indo no menu “Extras/Opções” indo na opção “Segurança”.

Para conectar em um desktop que já tem o TeamViewer instalado e aberto, abra o TeamViewer como já foi visto acima e informe o Id e Senha informados ou anotados. A conexão será estabelecida e você terá o controle sobre a máquina remota.

Publicado em 14 de maio de 2010 | 5 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

5 Comentários

  1. Luiz Augusto disse:

    Este programa é ótimo! Eu já tinha usado ele no Windows e agora estou usando no Linux.
    É uma mão-na-roda para aqueles que querem prestar assistência remota. Parabéns pela dica!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Luiz Augusto Morais. Luiz Augusto Morais said: RT @PlanetaUbuntuBR: Acesso remoto com TeamViewer http://bit.ly/ajGFZw […]

  3. Existe uma outra opção para realizar acesso remoto, é o Main Control System, através desse site você pode realizar assistência remota em qualquer computador sem necessidade de instalar qualquer software, além do Java, nem se preocupar com roteamente nem ip, tudo pela web(funciona em Windows, Linux e Mac).
    Bastando apenas quem for acessar a máquina utilize o código de acesso gerado por quem quer receber assistência, sem necessidade de se cadastrar, tudo bem simples a fácil.
    Quem quiser experimentar esse é o site: http://www.maincontrol.com.br

  4. Fabiano disse:

    Não Funciona na rede com proxy? Já muitas dicas e nada. Uso o ubuntu 10.4 , já consigo usar o apt-get via terminal com proxy configurado, mas o teamviewer não tem como autenticar e nem configurar proxy com usuario e senha

Deixe seu comentário

Website