Não ao aptitude

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Para muitos usuários, o aptitude iria ganhar lugar do apt-get com o avançar das versões do Ubuntu, mas pelo que estamos vendo na versão 10.10, o inesperado está para acontecer e o aptitude está sendo retirado da instalação padrão do Ubuntu, nem no LiveCD ele estará presente.

Por muito tempo tive aversão ao aptitude e sempre preferi utilizar o apt-get. Com o tempo passei a utilizar o aptitude e passei a ter ele com programa preferencial para gerenciar programas na linha de comando.

A razão aparente para a retirada do programa, da instalação padrão, é o ganho de 13 a 14 MB no LiveCD. Para quem não abre mão do aptitude, o programa continuará disponível nos repositórios e um “apt-get install aptitude” já vai resolver o problema.

Publicado em 13 de junho de 2010 | 2 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

2 Comentários

  1. Gabriel Molter disse:

    Eu particularmente, só praticamento só uso o apt-get, prefiro ele para instalar meus e atualizar os programas, mas as vezes tenho que recorrer ao aptitude purge para remoção de determinados itens.

  2. Luis Alberto disse:

    É uma pena pois não gosto do APT-GET a sintaxe de comandos é muito sem noção.

Deixe seu comentário

Website