Ubuntu presente em robô no FISL

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

O Ubuntero não está no FISL, mas não é por isso que notícias de lá não serão divulgadas, sempre que o Ubuntu esteja presente nós estaremos dando a notícia.

Um grupo de estudantes do ensino médio da Escola Marista desenvolveu um robô com carcaça em fibra de vidro e componentes de computadores usados.

O robô é alimentado por uma bateria automotiva e tem autonomia de 5 horas e pode se mover em todas as direções, captar som e vídeo e também emitir sons.

“A gente desenvolveu no curso de robótica adaptações em cima de soluções livre para construir esse robô. A distribuição que criamos permite ver onde o robô está por meio de uma webcams instalada em sua cabeça e enviar comandos de voz e movimentação”, conta Clean Costa, estudante porto alegrense de 15 anos.

Um sistema de sintetização de voz permite ao robô falar qualquer frase digitada por seus controladores no sistema de comando. “Tira a mão daí, tarado” foi a frase mais falada pelo robô, constantemente tocado por curiosos.

“Com projetos como esse fazemos várias pessoas no colégio se interessar por programação, robótica e software livre. O legal de usar uma solução Ubuntu é a simplicidade do sistema e o fato de podermos modificar o sistema do jeito que queremos”, diz o jovem militante da distribuição Linux.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/infoaovivo/2010/07/22/estudantes-criam-robo-que-roda-ubuntu/

Publicado em 23 de julho de 2010 | 2 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

2 Comentários

  1. Além da habilidade que o jovem apresenta, que é incrível. Gostei da parte: “com carcaça em fibra de vidro e componentes de computadores usados”.

    Talvez, sem perceber ele foi sustentável em sua criação. Parabéns

    PS: Isto me indicou uma pauta para hoje no blog, além da divulgação deste belo trabalho. Parabéns Clean e ao Ubuntero!

    PS: Sou Ubuntera tb >.< rs

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Ivan Brasil Fuzzer. Ivan Brasil Fuzzer said: Novidade no Ubuntero: http://is.gd/dDhIb – Ubuntu presente em robô no FISL […]

Deixe seu comentário

Website