Alpha, beta e final

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Aproveitando que a versão Beta do Ubuntu 10.10 foi lançada, gostaria de explicar o que significa dizer que um software está em versão Alpha, Beta ou Final. Para programadores ou testadores de software isto parece trivial, mas para usuários comuns isto nem sempre é verdade.

As versões Alpha e Beta tem uma coisa em comum, são versões indicadas apenas para teste. No entanto, elas tem suas diferenças como mostrarei abaixo.

Versão alfa

A versão alpha (ou alfa) de um produto (geralmente uma aplicação da área de informática) é normalmente definida quando este produto ainda está em fase de construção e testes. Mas só os programadores envolvidos têm acesso, e não ao publico em geral. Porém, os usuários que serão beneficiados com o software poderão testar o sistema em um ambiente controlado nas instalações do desenvolvedor, caracterizando o processo denominado teste alpha.

O nome alfa deriva de uma letra do alfabeto grego e naquele sistema numeral tem valor 1. Por isso que esta versão pode ser considerada a primeira fase de um software, ou seja, os primeiros passos.

A definição da wikipédia pode deixar os usuários confusos, pois ela diz que o software não estaria disponível para teste pelo grande público, o que não é verdade. A grande característica de uma versão Alpha é a instabilidade e mudança de rumos que o projeto pode sofrer a todo o momento. Comparando com uma viajem, você sabe de onde saiu, sabe onde quer chegar, mas o caminho pode ser traçado e repensado a todo o momento.

Versão beta

A versão beta é a versão de um produto (geralmente software) que ainda se encontra em fase de desenvolvimento e testes. No entanto, esses produtos muitas vezes são popularizados bem antes de sair a versão final.

Na prática, sempre que um programa é lançado em versão Beta, significa que o próprio desenvolvedor (quem fez o programa) admite que o programa ainda não está pronto e pode ter problemas, porém já está em um nível decente para a utilização, mesmo que sem nenhuma garantia.

A ideia é usada há muito tempo na computação, com as versões beta e alfa (as alfa são ainda mais inacabadas e geralmente lançadas em caráter meramente experimental) os usuários podem experimentar e testar características novas e detalhes das novas versões, enquanto os desenvolvedores recebem informações valiosas sobre como o novo produto (nova versão) deve ser melhorado, já que as pessoas que usaram aquela versão de testes podem apontar facilmente o que gostaram e não gostaram.

Ao contrário das versões Alpha, as versões Beta já tem o caminho bem traçado e já estão praticamente prontas para o lançamento, necessitando apenas de correções de pequenos(as vezes grandes) problemas(bugs) para que a versão possa ser chamada de final e então ser lançada no mercado como produto já acabado.

As versões Finais são lançadas depois de passados os testes e definições das versões anteriores. Estas versões não estão livres de problemas, mas estes já foram extremamente amenizados durante o período de testes.

Acredito que com este artigo você consiga entender o porque de sempre ver a frase “Esta versão não deve ser utilizada em ambiente de produção” quando anunciadas as versões Alpha e Beta de qualquer software.

Publicado em 3 de setembro de 2010 | 3 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

3 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Ivan Brasil Fuzzer. Ivan Brasil Fuzzer said: Novidade no Ubuntero: Alpha, Beta e final http://is.gd/eT7uP […]

  2. […] sugiro que leiam o artigo: “Alpha, beta e final” e se toquem a não instalar uma versão do Ubuntu (ou do que for) em uma máquina de […]

  3. […] você não sabe se deve instalar esta versão, entenda mais sobre o que é uma versão beta em http://www.ubuntero.com.br/2010/09/alpha-beta-e-final/ bb_keywords = "11.10"; bb_bid = ""; bb_lang = ""; bb_name = "custom";bb_limit = "7";bb_format = […]

Deixe seu comentário

Website