Remover kernel antigo

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Com o tempo e atualizações do Ubuntu, várias entradas de kernel são enfileiradas no Grub. Para quem utiliza apenas o Ubuntu como sistema operacional isto não é problema, já para quem tem outro(s) sistema(s) o número de entradas pode ser incômodo, além de usar espaço em disco sem necessidade.

O comando abaixo remove todas as entradas, menos a última, de uma só vez. O comando deve ser utilizado apenas depois de já ter testado todo o seu hardware e programas para ter certeza de que nada parou de funcionar após uma atualização.

dpkg -l 'linux-*' | sed '/^ii/!d;/'"$(uname -r | sed "s/\(.*\)-\([^0-9]\+\)/\1/")"'/d;s/^[^ ]* [^ ]* \([^ ]*\).*/\1/;/[0-9]/!d' | xargs sudo apt-get -y purge

Esta dica foi retirada do blog do André Gondim.

Publicado em 13 de setembro de 2010 | 4 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

4 Comentários

  1. Eu uso o Ubuntu Tweak (http://ubuntu-tweak.com/) para remover os kernels antigos. Ele tem ima interface bem amigável para isso… Além de poder remover pacotes não mais utilizados e PPA’s.

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Planet Ubuntu Brasil, Razer A N R Montaño, Gláucio Miguel, Mateus Costa and others. Mateus Costa said: RT @PlanetaUbuntuBR: Remover kernel antigo http://bit.ly/dBuF2y […]

  3. ABSOLUTO10.4 disse:

    Desculpe, ma ta ficando repetitivo, isso.
    De qq forma o Ub Tweak resolve.

Deixe seu comentário

Website