Google Earth no Ubuntu 10.10

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , ,

Se existia um software de terceiros que eu já tinha desistido de utilizar, este software era o Google Earth. Esta desistência não tinha relação com outros perrengues que havia passado com a empresa desenvolvedora, o fato era que o software era, desculpem a palavra, ridículo quando os efeitos do compiz estavam habilitados.

Na versão 10.10 do Ubuntu, este problema foi resolvido e agora sou mais um utilizador deste software, embora prefira utilizar o site maps.google.com quando preciso verificar ou traçar rotas.

O milagre, ao que parece, está no fato de ser gerado um pacote específico para o seu computador, pelo menos é o que eu estou deduzindo. Veja abaixo como instalar o Google Earth no Ubuntu 10.10(a maneira mais fácil é utilizar o terminal :

Abra o terminal pelo menu Aplicativos -> Acessórios -> Terminal

No terminal digite o seguinte comando:

sudo apt-get install googleearth-package lsb-core

Após o download do pacote digite o seguintes comandos e aguarde:

make-googleearth-package --force
sudo dpkg -i googleearth_5.2.1.1588+0.5.7-1_i386.deb

Obs: verifique o nome do pacote “googleearth_” que pode variar.

Concluído o processo disparado pelos comandos acima, você terá o Google Earth diponível pelo menu Aplicativos -> Internet -> Google Earth (sem tela piscando).

Publicado em 19 de outubro de 2010 | 17 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

17 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Planet Ubuntu Brasil, lyelton augusto, Bruno Gualda, Informação Virtual and others. Informação Virtual said: RT @PlanetaUbuntuBR Google Earth no Ubuntu 10.10 http://bit.ly/dgtIOg […]

  2. Paulo disse:

    Fiz exatamente como vc escreveu deu um monte de erro mas fez o pacote. Depois de instalar o GE n abre de jeito nenhum.

    • Paulo, peço desculpas, faltou uma parte no artigo, está corrigido agora.
      O comando que faltou foi o seguinte:
      sudo dpkg -i googleearth_5.2.1.1588+0.5.7-1_i386.deb
      Só verifique se o nome do pacote “googleearth_” está igual, ele pode variar.

  3. George disse:

    Ola. Por acaso esse erro que você tinha. O erro da tela piscando não tem relação direta com o drive de sua placa de vídeo ? Tive problema parecido com minha placa ATI. Resolvido com a atualização do drive. A versão nova do ubuntu trás o drive atualizado. Não seria coincidência ? O problema resolvido ?

    • Olá George!
      Não, o problema era real e independente de drive de vídeo, estava diretamente ligado ao uso em conjunto com o compiz.
      Não utilizava placa ATI, apenas INTEL e NVIDIA.

  4. George Souza disse:

    Muito interessante saber.

    Obrigado.

    Viva o Linux !

  5. Paulo disse:

    O problema n era esse. Eu consegui instalar. Depois eu adicionei a linha no arquivo de config. tirando as dicas na inicialização (~/.config/Google “enableTips=false”). Depois disso funcionou mas um outro problema de renderização eu não consegui resolver. Até a Karmic Koala funcionava perfeitamente depois ficou como nesse video: http://www.youtube.com/watch?v=9FVNVbPruXU
    Se alguem tiver alguma idéia como solucionar este problema eu ficarei agradecido.

  6. Andre Almeida disse:

    Funcionou e funcionou muito bem…

  7. Marcos Peixoto disse:

    Utilizo CPU Intel Dual Core , Kubuntu 10.10 com KDE 4.5.1. Nvidia 9400GT. Segui o roteiro e funcionou de primeira. Perfeito. Grato por socializar o conhecimento.
    Viva o Linux!

  8. André Diniz disse:

    Acabei de instalar o Ubuntu 10.10 “fresco”, segui as instruções, mas não rolou… Aparece a tela de abertura do Google Earth, o programa abre por cerca de 3 segundos com todas as fontes (menus, botões, etc.) microscópicas e truncadas e em seguida fecha… durante o processo de instalação (logo após o passo “make-googleearth-package –force”) apareceram várias linhas com erro (não me recordo exatamente, mas é como se quase 100% das linhas dessem erro), como se estivessem faltando arquivos ou algo do tipo. Estou há 5 meses usando o Ubuntu e feliz por ter me livrado da rotina paranóica de ANTIVÍRUS-SPYWARE-SCANDISK-DEFRAG!!! Só esse problema com o Google Earth (que, aliás, já havia aparecido no Ubuntu 10.04…) que tá me deixando meio chateado… Abraços a todos! KILL BILL (Gates)!!! rsrsrs…

    • Os erros são normais e podem ser ignorados. Como aconteceu problema aparentemente com fontes também, tente o seguinte comando no terminal:

      sudo apt-get -f install

      Se o comando acima não instalar novos pacotes, tente instalar o pacote ubuntu-restricted-extras com o seguinte comando no terminal:

      sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

      Dou os passos pelo terminal por ser mais rápido, tente estes dois passos e nos mantenha informado.

  9. daniel disse:

    funfou beleza… Valeu!!!

  10. ronald disse:

    tava muito afim de instalar esse programa, valew mesmo.

  11. MarceloDivê disse:

    Muito obrigado pela explicação!
    No meu caso tive que trocar o nome do pacote do Google Earth (assim como você disse) e instalar um outro pacote que estava faltando. Seu nome era libimage…3 algo assim.
    :-D
    Mas, muito obrigado, está funcionando perfeitamente!
    P.S.: Você não esqueceu as underlines?

  12. Marco Peixoto disse:

    Perfeito.Segui as intruçõe se e instalei com sucesso no unburu-12

  13. valdemilson disse:

    Ok , consegui. apareceu o incone do google earth no aplicativo, porem não esta respondendo, nao abre. o q devo fzer?

Deixe seu comentário

Website