Comissão de Ciência e Tecnologia aprova PL de padrões abertos

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Não sou de postar conteúdos vindos de fontes políticas específicas, mas esta é importante.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou, na manhã desta quarta-feira (24/11), o Projeto de Lei (PL) 3070/2008, de autoria de Paulo Teixeira, que faz com que órgãos e entidades do governo brasileiro utilizem formatos abertos de arquivos para criar, armazenar e disponibilizar seus documentos.

Na prática, o PL garante a universalização do acesso aos documentos públicos, pois estes, quando disponibilizados em formato aberto — em especial, o ODF, Open Document Format –, podem ser lidos por qualquer editor de texto.  Ao contrário, quando os documentos se apresentam em formatos proprietários (como, por exemplo, .doc e .rtf), só se conseguem acessá-los plenamente quando se usam programas que são de propriedade de empresas específicas. Além de ter de comprar estes programas, os usuários e as administrações públicas tornam-se reféns dessas empresas, uma vez que o formato dos documentos é de propriedade delas.

O Projeto de Lei de Paulo Teixeira foi aprovado juntamente com o PL 2269/1999, ao qual estava apensado. De autoria do deputado Walter Pinheiro (PT-BA), ele obriga os órgãos da administração publica a utilizarem softwares livres, o que pode gerar, além de outros benefícios, grande economia para o governo brasileiro, que passa a gastar cada vez menos com licenças de software.

Esta é, sem dúvida alguma, uma grande vitória da militância dos movimentos de software livre e de padrões abertos.

Fonte: Deputado Federal Paulo Teixeira

Publicado em 25 de novembro de 2010 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Planet Ubuntu Brasil, Fellipe Pinheiro, @cavalcante_cmf, Daniel Muntaner and others. Daniel Muntaner said: Ubuntu em Portugues: Comissão de Ciência e Tecnologia aprova PL de padrões abertos http://ht.ly/1a9PNZ […]

Deixe seu comentário

Website