Disco cheio sem motivo aparente

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , ,

Hoje a tarde liguei meu computador e recebi a mensagem de que minha partição home estava totalmente cheia. Achei muito estranho porque até o último desligamento eu tinha mais de 100 GB livre.

Investigando o problema encontrei um arquivo de log(.xsession-errors) ocupando todo o espaço livre do disco. Analisando o conteúdo do arquivo pude ver a seguinte mensagem sendo repetida inúmeras vezes:

(nautilus:1882): GConf-CRITICAL **: gconf_value_free: assertion `value != NULL' failed

Procurando pelo erro cheguei até uma postagem no fórum do Ubuntu onde encontrei o motivo e a solução para tal problema. O problema é um bug no programa ubuntuone-client-gnome e a solução paliativa é simples.

Abra o terminal indo no menu “Aplicativos -> Acessórios -> Terminal” e digite o seguinte comando:

gconftool-2 --type bool --set '/apps/ubuntuone/nautilus/show-location' false

Encerre a sessão atual e faça login novamente que o problema será sanado. Caso ainda tenha o arquivo gigante no seu computador, o mesmo pode ser apagado com o seguinte comando:

rm ~/.xsession-errors

Publicado em 27 de novembro de 2010 | 3 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

3 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Planet Ubuntu Brasil, Fausto G. Cintra, Allan Schran, Ivan Brasil Fuzzer and others. Ivan Brasil Fuzzer said: Novidade no Ubuntero – Disco cheio sem motivo aparente – http://bit.ly/eijWZc […]

  2. André disse:

    Eu aqui em 2015 com o Ubuntu 14.04 tive esse mesmo problema, meu note tem um dual boot com o Windows, e o Ubuntu tem uma partição de 100GB, estava ocupada em 54GB a particao do Ubuntu, de uma hora pra outra foi pra 100% a partição, dei esse comando, reiniciei a sessão e agora ta em 29.1GB a partição.
    Vlw Cara, você esta salvando vidas em 2015, Hehehe!!

Deixe seu comentário

Website