Integrar o Thunderbird ao mini-aplicativo Indicador

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Por algum tempo tentei utilizar o cliente de email padrão do Ubuntu, Evolution, mas confesso que ele nunca me agradou totalmente principalmente por ter muito mais do que eu precisava que era só um leitor de emails. Como alternativa sempre utilizei o Thunderbird, embora tenha usado o Zimbra Desktop por um longo período, e sempre senti falta de uma integração do Thunderbird com o mini-aplicativo indicador.

Para resolver este problema existe um complemento que adiciona as devidas entradas no menu de notificação quando o Thunderbird é aberto. Este complemento pode ser baixado no endereço abaixo:

Para instalar este complemento faça o download do arquivo entrando no endereço acima e clique no botão “Download for Linux”.

Depois de feito o download, abra o Thunderbird e vá no menu Ferramentas => Complementos e clique no botão “Instalar”

Preste atenção que na janela que se abre, para selecionar o complemento a ser instalado, estará marcado para mostrar apenas arquivos com a extensão .jar, marque para mostrar todos os arquivos como na imagem abaixo.

Selecione o arquivo thunderbird_indicator-1.1-tb-linux.xpi, clique em abrir e aguarde liberar o botão “Instalar agora”.

Depois disto basta reiniciar o Thunderbird e você poderá ver o plugin funcionando como na imagem abaixo:

Publicado em 3 de novembro de 2010 | 5 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

5 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil and Adriano Schiavon, Adriano Schiavon. Adriano Schiavon said: RT @planetaubuntubr: Integrar o Thunderbird ao mini-aplicativo Indicador http://bit.ly/9p63vF […]

  2. Sander disse:

    Olá!

    Segui todas as instruções conforme muito bem explicado, consegui instalar a extensão no thunderbird sem problemas, mas quando fui ver o miniaplicativo indicador, nada aparece sobre o thunderbird, mesmo após reiniciar o pc.
    Aqui no “applet indicator”, ao clicar no ícone do envelope, continua as mesmas opções: “Bate-papo, E-mail, Compor nova mensagem, Contatos, Transmissão”.

    Em preferências da extensão, ao clicar em “Send test notification”, a notificação aparece normal.

    Não sei o que fazer :(

    Minha configuração é:
    Ubuntu 10.04 Lucid Lynx 32 bits
    Thunderbird 3.1.6
    Extensão instalada: thunderbird_indicator-1.1-tb-linux.xpi

    Estou postando aqui, porque já procurei em vários sites e nada achei a respeito.

    Seria bom demais ter o thunderbird “no applet indicator” e melhor ainda se os alertas do lightining também funcionassem iguais os do evolution (sem precisar carregar o thunderbird).

    Se puder me ajudar ficarei grato amigo! :)

    • Sander, se desta maneira não funcionou para você, aguarde que estarei fazendo testes com uma outra maneira de adicionar aplicativos ao mini-aplicativo indicador. Esqueci de dizer no artigo que fiz o teste na versão 10.10.
      Volto a postar assim que tiver alguma novidade.

  3. Sander disse:

    Olá Ivan!

    Obrigado por me responder!

    Consegui resolver.

    O problema estava no meu Thunderbird que eu havia baixado direto do site mozilla como pacote bz2 multiplataforma.

    Assim que removi do sistema esta instalação e instalei pelos pacotes .deb para o lucid, o problema foi resolvido.

    Agora está funcionando belezinha!

    Só não gostei muito pelo fato de ter de carregar o thunderbird para aparecer as opções no mini-aplicativo indicador. No evolution aparece as opções sem precisar carregá-lo. Até consegui fazer aparecer uma opção sem precisar carregar, mas nada adianta. É só uma opção para carregar o thunderbird, nada mais. Depois de aberto que ele mostra se tem novos emails ou não. Mesmo assim já é uma iniciativa positiva em relação a integração do thunderbird no painel gnome.

    Abraços!
    Sander

Deixe seu comentário

Website