Suporte remoto

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Ainda em tempo, quero agradecer ao Tiago Rocha que me deu a dica da conexão reversa pela lista de discussão do Ubuntu-BR.

Em meu trabalho necessito dar suporte a usuários Windows e o software utilizado nas estações é o VNC. Não detalharei o procedimento de instalação do VNC no Windows, mas acredito que não seja necessário.

Você deve estar se perguntando qual é o motivo de existir um artigo para falar de conexão remota usando VNC entre Windows e Linux, afinal, se não existe nenhum segredo nisto?

Pense que cada cliente tem um endereço IP, um modem ADSL ou até uma conexão a rádio. Cada usuário teria que fazer as devidas configurações para ter as portas do VNC direcionadas para seus computadores. E se atras de um modem tiver 10 computadores? Direcionar uma porta diferente para cada computador? Alterar a configuração de redirecionamento de porta a cada vez que um computador diferente necessitar de suporte? A resposta para isto é: Faça a configuração de redirecionamento de porta no seu modem e utilize a opção “Conexões Reversas” do “Visualizador de área de trabalho remota”. Com esta opção, seu cliente pedirá que você conecte no computador dele. Desta maneira, ele não precisará configurar nada além de instalar e definir uma senha no VNC.

Não tenho como entrar em detalhes de configuração de redirecionamento de portas, pois cada modem ADSL tem suas diferenças, então vamos direto à nossa conexão remota.

Para inicio de conversa, abra o “Visualizador de área de trabalho remota” que está disponível no menu Aplicativos => Internet => Visualizador de área de trabalho remota.

No “Visualizador de área de trabalho remota” vá no menu Arquivo => Conexões reversas.

Na janela que se abre, deixe as configurações como na imagem abaixo:

A configuração do “Visualizador de área de trabalho remota” está pronta para receber novas conexões de outras máquinas. Agora vamos ver como o cliente que usa Windows fará para conectar em nossa máquina.

Depois de instalado o VNC no Windows, vá no menu Iniciar => Todos os programas => RealVNC => VNCServer => Add New Client como na imagem abaixo:

Será aberta a janela para informar o IP ou nome de domínio para conexão remota. Nesta janela o cliente informará o IP da máquina onde foi configurado o “Visualizador de área de trabalho remota”. Este host pode ser um endereço da rede interna, caso os computadores estejam na mesma rede, ou um endereço público, caso os computadores possam se comunicar apenas pela internet.

Quando a conexão se estabelecer o cliente terá seu papel de parede removido e ele visualizará uma tela como podemos ver abaixo, veja o ícone do VNC que estará com o fundo preto.

Abaixo podemos ver a tela do “Visualizador de área de trabalho remota” já com a conexão estabelecida.

Espero que esta informação seja útil tanto para quem não conhecia a conexão reversa quanto para quem já a tinha utilizado em ambientes totalmente Windows.

Publicado em 9 de novembro de 2010 | 9 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

9 Comentários

  1. Muito bom, é semelhante ao que ja fazemos aqui, mas em ambiente windows windows

  2. Rafael disse:

    Antigamente utilizava bastante o VNC, mas depois que descobri o Team Viewer, só uso ele.

    Possui versões pra windows, linux, iphone, ipad, etc…

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Ivan Brasil Fuzzer. Ivan Brasil Fuzzer said: Novidade no Ubuntero – Suporte remoto – http://bit.ly/cx8cHU […]

  4. Olá Ivan,

    Não conhecia essa funcionalidade! Isso é, sem dúvida, algo bastante importante a ter à mão!

    Muito obrigado pela partilha de conhecimento!

    Abraço

  5. Existe uma outra opção para realizar acesso remoto, é o Main Control System, através desse site você pode realizar assistência remota em qualquer computador sem necessidade de instalar qualquer software, além do Java, nem se preocupar com roteamente nem ip, tudo pela web(funciona em Windows, Linux e Mac).
    Bastando apenas quem for acessar a máquina utilize o código de acesso gerado por quem quer receber assistência, sem necessidade de se cadastrar, tudo bem simples a fácil.
    Quem quiser experimentar esse é o site: http://www.maincontrol.com.br

  6. Ivan, Esse problema geralmente acontece com a versão OpenJDK ou usando o Opera como browser, de qualquer forma agora o sistema já esta ok para todos os ambientes com java, espero que goste

Deixe seu comentário

Website