Ubuntu 11.04 com muitas novidades

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

O desenvolvimento do Ubuntu 11.04 já começou a ser traçado e muitas mudanças estão por vir.

A mudança que será mais notada é, sem sombra de dúvidas, a mudança do Gnome-panel para o Unity. Sim, não estou louco, na versão 11.04 a interface padrão será a mesma utilizada em netbooks na versão 10.10.

O motivo da mudança é o desenvolvimento do Gnome 3 que será lançado, segundo cronograma, em março do próximo ano. Como o Ubuntu sempre segue este calendário(Gnome+1) para lançamento de suas versões e o Gnome 3 usará o Gnome shell no lugar do gnome-panel, a Canonical preferiu utilizar o Unity, que no final das contas tem algumas funcionalidades parecidas. Para quem não gostou da ideia, sempre é possível voltar a utilizar o Gnome 2 pois ele estará disponível nos repositórios.

Embora esta seja a mudança que será notada com maior facilidade por ser a porta de entrada do sistema, muitas outras mudanças foram definidas como banshee no lugar do rhythmbox como player de músicas, firefox 4, libreoffice no lugar do openoffice se este estiver maduro o suficiente e suporte ao protocolo RDP no vinagre.

O suporte a RDP no vinagre ainda não está garantido, mas caso seja efetivado o cliente do terminal server será removido.

Publicado em 8 de novembro de 2010 | 4 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

4 Comentários

  1. Andre Almeida disse:

    As últimas modificações da Canonical não me deixaram muito feliz.

    Os indicator-qqcoisa, os botões da janela para o lado esquerdo e barra de rolagem mais estreita.

    Tomara que as próximas sejam melhores.

    Banshee no lugar do Rhythmbox eu já estava usando tanto no trabalho como em casa.

  2. HKRnew disse:

    A interface do Unity é mto bonita porem acha orrivel instalei para fazer um teste e perdi mto desempenha no meu trabalho afinal é cheio de frescura e pouco presonalizavel…se sair 11.04 com unity vou mudar de sistema.

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil and Lissandro Santos, Daniel Muntaner. Daniel Muntaner said: Ubuntu em Portugues: Ubuntu 11.04 com muitas novidades http://ht.ly/19RzAo […]

  4. Cintia Armesto disse:

    Gostei muito do layout, achei bem clean! Mas para outra coisas ficou horrivel!!!
    Se crio um atalho no lançador lateral, só consigo abrir um janela com aquele atalho!
    Fora que para configurar o compiz é um parto!

Deixe seu comentário

Website