Como gravar uma imagem .iso?

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, um arquivo com a extensão iso não deve ser descompactada como um simples arquivo zip ou rar. Embora os programas de compactação consigam abrir arquivos .iso, estes arquivos não são simples arquivos compactados e não devem ser tratados com tal.

Um arquivo .iso é uma imagem de CD/DVD e deve ser gravada na mídia adequada com as ferramentas disponibilizadas por um programa de gravação. No Ubuntu temos o “Gravador de discos Brasero” que pode fazer esta tarefa por nós. Além desta programa, podemos fazer o mesmo procedimento simplesmente clicando com o botão direito no arquivo e clicar em “Escrever no disco” ou então instalarmos outros programas que, como o Brasero, podem fazer esta tarefa.

Para gravarmos utilizando o Brasero devemos abrir o programa que pode ser encontrado no menu Aplicativos -> Multimídia -> Gravador de discos Brasero.

Clique no botão “Gravar Imagem”, é o último botão do lado esquerdo. Na tela seguinte, escolha a imagem .iso que deseja gravar e clique no botão “Gravar”. Antes de clicar em Gravar você pode escolher algumas opções como velocidade, manter disco aberto, etc, clicando no botão propriedades.


Após clicar em “Gravar” é só aguardar o término da gravação para poder utilizar o seu CD/DVD.

Publicado em 3 de Janeiro de 2011 | 5 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

5 Comentários

  1. Cleiton Mittmann disse:

    Boa dica…
    no ubuntu você pode gravar uma imagem .iso de uma forma mais fácil ainda…é só clicar com o botão direito em cima do arquivo.iso e selecionar “Escrever no disco…” com a mídia dentro da unidade.

    Vlw pessoal

    • Cleiton, valeu por ressaltar esta dica, ela já estava no meio do texto deste artigo. É bem importante lembrar que esta função de gravação de imagem clicando do o botão direito no arquivo é bem antiga, muito antes de outros sistemas operacionais até pensar em incluir esta função.

  2. Cleiton Mittmann disse:

    É verdade, acho que acabei pulando um parágrafo…

  3. Rubens disse:

    Ola..Muito bom Tutorial….sou iniciante no ubuntu(14.04) e queria saber como que eu sei que aquele arquivo é .iso ??

    Obrigado..!

Deixe seu comentário

Website