DVD riscado e seu drive não consegue mais ler?

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , ,

Neste final de semana passei por esta situação com um DVD importante para seu proprietário. Os dados no DVD eram muito importante e uma cópia de segurança era extremamente necessária, no entanto a cópia não foi feita a tempo e a mídia já estava totalmente riscada.

Como solução imediata pensei no comando “dd” no terminal, mas para minha surpresa eu conseguia copiar apenas 4.9 MB de dados antes de receber a mensagem de que a mídia estava com defeito. Tentei utilizar outros drives de outros computadores e consegui melhorar a situação para 13 MB, o que ainda não era o suficiente. Foi aí que conheci o “ddrescue”.

Este programa está disponível nos repositórios do Ubuntu e pode ser instalo pela Central de programas do Ubuntu

Infelizmente a reparação é feita totalmente pelo terminal. Para executar a recuperação você deve digitar o seguinte comando:

sudo ddrescue /dev/cdrom imagem.iso

Após digitar o comando e pressionar Enter, aguarde por algum tempo, dependendo do quão danificado estiver o seu DVD a recuperação pode levar muitas horas, o que foi o meu caso. Na imagem abaixo você pode ver como o programa se apresenta enquanto está tentando recuperar uma mídia.

Ao final do processo de recuperação, grave a imagem criada em uma nova mídia, como fazer isso? Mostrarei em um próximo artigo em breve.

Publicado em 3 de janeiro de 2011 | 5 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

5 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by jorgecabral. jorgecabral said: DVD riscado e seu drive não consegue mais ler? http://goo.gl/fb/DORT3 […]

  2. Jorge disse:

    muito bom, nao fica de mais ter a ferramenta a mao cuando precisar, olha seria bon criar uma conta en twitter o facebook o orkut para compartilhar

  3. […] Como solução imediata pensei no comando “dd” no terminal, mas para minha surpresa eu conseguia copiar apenas 4.9 MB de dados antes de receber a mensagem de que a mídia estava com defeito. Tentei utilizar outros drives de outros computadores e consegui melhorar a situação para 13 MB, o que ainda não era o suficiente. Foi aí que conheci o “ddrescue”.” [referência: ubuntero.com.br] […]

  4. […] Ubuntero Esse artigo foi baseado no artigo original publicado no site Ubuntero. As modificações feitas […]

Deixe seu comentário

Website