Estou com um notebook novo com 6 GB de RAM e estava em um dilema. Instalar Ubuntu 64 bits e aproveitar toda a memória ou 32 bits para poder utilizar algumas impressoaras Canon que só tem driver para 32 bits?
A decisão foi pelas impressoras e pelos 6 GB de Ram. Como isto é feito? Utilizando um Kernel PAE(Physical Address Extension). Segundo algumas leituras, a instalação do Ubuntu 32 bits em DVD já identifica a necessidade de instalação do kernel PAE, mas como eu só tinha a imagem de CD, fiz a instalação do sistema normalmente e após fiz a instalação do Kernel PAE como demonstrado agora:
Abra o terminal e digite o seguinte comando:
sudo apt-get install linux-generic-pae linux-headers-generic-pae
Aguarde o download e instalação do novo Kernel e reinicie o sistema. Pronto você já deve estar utilizando toda sua memória com o Kernel PAE.







[…] This post was mentioned on Twitter by Nelson Secco Filho. Nelson Secco Filho said: RT @ubunterobr: Novidade no Ubuntero – Kernel PAE para mais de 4 GB de memória – http://bit.ly/gwnmOE […]
Entendo o dilema, mas não se compara a performace de um sistema usando PAE com um nativo 64bits.
Eu até agora tive sorte, instalei o ubuntu 64 mas pelo cd minimo somente com o que preciso e até agora me surpreendi.
SDK de android rodando de boa, tive um pouco de trabalho com o arduino mas foi solucionado.
Não rola um driver alternativo ai pra essa impressora?
Abraço
Rafael, depende muito do que se utiliza para notar a performance de um kernel 64 bits, para a maioria das tarefas essa diferença não é notada, mas sei que ela existe, utilizei kernel 64 bits por muito tempo em um desktop.
Uma coisa que também não canso de falar é que, para uso doméstico, não compensa utilizar 64 bits graças aos problemas que se tem com drivers e e com o “maldito” flash.
Voltando ao assunto das impressoras, procurei mas não achei nenhum driver ou maneira alternativa de se utilizar estas impressoras, principalmente a que tenho em casa que é a IP 1800.