Kernel PAE para mais de 4 GB de memória

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

Estou com um notebook novo com 6 GB de RAM e estava em um dilema. Instalar Ubuntu 64 bits e aproveitar toda a memória ou 32 bits para poder utilizar algumas impressoaras Canon que só tem driver para 32 bits?

A decisão foi pelas impressoras e pelos 6 GB de Ram. Como isto é feito? Utilizando um Kernel PAE(Physical Address Extension). Segundo algumas leituras, a instalação do Ubuntu 32 bits em DVD já identifica a necessidade de instalação do kernel PAE, mas como eu só tinha a imagem de CD, fiz a instalação do sistema normalmente e após fiz a instalação do Kernel PAE como demonstrado agora:

Abra o terminal e digite o seguinte comando:

sudo apt-get install linux-generic-pae linux-headers-generic-pae

Aguarde o download e instalação do novo Kernel e reinicie o sistema. Pronto você já deve estar utilizando toda sua memória com o Kernel PAE.

Publicado em 13 de janeiro de 2011 | 3 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

3 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Nelson Secco Filho. Nelson Secco Filho said: RT @ubunterobr: Novidade no Ubuntero – Kernel PAE para mais de 4 GB de memória – http://bit.ly/gwnmOE […]

  2. Entendo o dilema, mas não se compara a performace de um sistema usando PAE com um nativo 64bits.
    Eu até agora tive sorte, instalei o ubuntu 64 mas pelo cd minimo somente com o que preciso e até agora me surpreendi.
    SDK de android rodando de boa, tive um pouco de trabalho com o arduino mas foi solucionado.
    Não rola um driver alternativo ai pra essa impressora?
    Abraço

    • Rafael, depende muito do que se utiliza para notar a performance de um kernel 64 bits, para a maioria das tarefas essa diferença não é notada, mas sei que ela existe, utilizei kernel 64 bits por muito tempo em um desktop.

      Uma coisa que também não canso de falar é que, para uso doméstico, não compensa utilizar 64 bits graças aos problemas que se tem com drivers e e com o “maldito” flash.

      Voltando ao assunto das impressoras, procurei mas não achei nenhum driver ou maneira alternativa de se utilizar estas impressoras, principalmente a que tenho em casa que é a IP 1800.

Deixe seu comentário

Website