ubuntu-br.org fora

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

Artigo de utilidade pública retirado do blog do André Gondim

No dia 31 de dezembro de 2010 foi identificado que o domínio não estava disponível. Porém imaginou-se tratar de algo passageiro e foi aberto um ticket de verificação junto aos sysadmin da Canonical.

Inicialmente parecia tratar-se de problema onde uma simples reinicialização de máquina resolveria, como já ocorreu em outras
oportunidades. Ao ser investigado mais a fundo, foi constatado, ainda sem explicação do porque, que houve uma perda na zona do DNS do ubuntu-br.org. E já foi solicitado a correção do mesmo junto a quem cuida do domínio.

Diversos contatos com o time de infra da canonical (#canonical-sysadmin, na Freenode) foram feitos desde quando o problema começou, na tentativa de solucionar o problema:

Dia 3 de janeiro:
<Ursinha> lamont, hi, we have a problem with ubuntu-br.org DNS, since 31 Dec
<Ursinha> lamont, there’s an open RT for that, #16281
<lamont> Ursinha: I saw the ticket, I’d expect to see some action this week on that.  I don’t directly have anyway to fix the issue myself, and those who do are all on bank holiday today (UK)
<Ursinha> ah, but thanks for the heads up lamont
<lamont> yeah – I wish I could say “fixed”

Dia 4 de janeiro:
<licio> hey guys
<licio> does anyone have a update for this ticket 16281? * agy has a look
<licio> looks like the dns*.noris.net are not answering for ubuntu-br.org :/
<agy> licio: yes. we’ve already contacted them, but i’ll try follow up
<licio> agy, great, so it on their hands now
<licio> agy, thanks for helping ;)
<agy> licio: np, sorry i couldn’t be more help at the moment

Nesse meio tempo, contatos pela RT foram feitos. Nada resolvido.

Dia 10 de janeiro:
<Ursinha> hi all
<Ursinha> ubuntu-br DNS isn’t working since last days of Dec. last year, this makes impossible to access our wiki or pages. RT is #16268
<Ursinha> this is really critical for us
<jpds> Ursinha: Email sent.
<Ursinha> jpds, thank you very much

Um email é enviado para os responsáveis pelos servidores.

Dia 11 de janeiro:
<Ursinha> jpds, hi… is there anything I could do to help with the ubuntu-br.org dns problem? It’s been down for 14 days and community is doing more and more pressure every day… and they’re not wrong: we just cannot work with translations and docs while our wiki is unavailable

Numa conversa em pvt, Ursinha foi informada que um time de pessoas da comunidade é o responsável pela maioria dos domínios ubuntu-$CC.org, e que estes são aqueles que resolverão nosso problema. Essa infraestrutura portanto não está sob os cuidados da Canonical, mas desse time. O contato com eles já foi feito ontem por email, e hoje novamente por IRC. Continuaremos fazendo contatos diários até que o problema seja resolvido. Estamos procurando uma instancia maior a quem possamos recorrer nestes casos, considerando que ficarmos sem acesso ao wiki é extremamente prejudicial para vários times de trabalho do Ubuntu-BR.

Consideramos essa situação séria e uma falta de respeito com todos os usuários. Estamos trabalhando pra que a situação seja normalizada e possamos finalmente começar os trabalhos do ano de 2011.

É possível, ainda que de forma alternativa usar o domínio ubuntubrasil.org que tem a entrada para o planeta.ubuntubrasil.org, mas não tem do wiki.

Publicado em 12 de Janeiro de 2011 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Ivan Brasil Fuzzer. Ivan Brasil Fuzzer said: ♺ @ubunterobr: Novidade no Ubuntero – ubuntu-br.org fora – http://bit.ly/eVqcb6 […]

Deixe seu comentário

Website