1º tema – Life in BlackStyle

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

É com muito orgulho que vos falo que hoje inicio um projeto de temas aqui no Ubuntero. A ideia original eu vi no UbuntuEd que é um outro excelente site sobre o Ubuntu. É o seguinte, nos meus passeios pela internet, conheci esse site, e por lá vi uma série de temas a cada dia múltiplo de 10.

Tomando como base essa ideia, resolvi montar uma série de temas, e no caso aqui do Ubuntero, todo sábado procurarei trazer um novo conjunto de temas. O que farei será basicamente isso: selecionarei por aí alguns pacotes de temas, e os unirei até obter um visual agradável.

Quando tive a ideia de fazer essa série aqui no site fiquei pensando: “Ah, deve ser moleza selecionar alguns pacotes de temas, unir e criar um visual bacana”. Mal sabia eu que estava mortalmente enganado. Procurar, temas, pacotes de ícones e tudo mais é algo realmente difícil. Bem, se o artigo não lhes agradar, desculpem-me.

Como artigo inaugural dessa série, vos trago hoje, um tema dark, que irá agradar mesmo aos que não gostam desse estilo ao meu ver. Denomino ele de Life in BlackStyle, ou em português, Vida densa. Esse tema tem como base os temas Murrina LimeLight, o tema Dust que já vem por padrão no Ubuntu e o pacote de temas JEY!style Gnome Icons. Vamos, primeiramente instalar o tema Murrina LimeLight em vosso Ubuntu. O tema pode ser obtido no link a seguir, basta que Clique Aqui.

Após feito o download, extraia em uma pasta qualquer, abra a pasta resultante da extração, e o localize em seu interior uma pasta de mesmo nome do tema, e logo em seguida, vá no menu Sistema -> Preferência -> Aparência. Copie a pasta para dentro da janela Aparência e pronto, estará instalado.

Agora que instalou o Murrina LimeLight, instale o pacote de temas, o JEY!style, que pode ser conseguido Nesse Link. O procedimento é ainda mais simples, já que está em tar.gz, basta que somente copie o tema e pronto, está instalado. Mas bem, antes de irmos à montagem do nosso tema, recomendo a instalação do Elementary, para dar melhor possibilidades ao Life in BlackStyle. Para instalar o Elementary, basta rodar num terminal:

sudo add-apt-repository ppa:am-monkeyd/nautilus-elementary-ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade && nautilus -q

Vamos finalmente à montagem do nosso tema. Prefiro demonstrar em vídeo, mas como minhas internet não ajuda a fazer o vídeo, fico devendo. Mas antes de mais nada, vos darei uma dica bônus… uma não, duas. Primeiramente instalar a Avant Window Navigator, e também como usá-la no lugar do painel do Gnome. Mais ou menos como abaixo: Desktop Primeiramente faça o seguinte no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:awn-testing/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get install avant-window-navigator-trunk

Depois basta editar suas configurações e utilizar o efeito Lucido. Para substituir pelo painel do Gnome, vá num terminal e digite:

gconf-editor

Então, vá em Desktop -> gnome -> session -> required_components e no lugar de gnome-panel, digite avant-window-navigator. Voltando à configuração da Avant Window Navigator, clique em adiconar uma sub-dock. Feche as configurações, e abra a da nova dock. Diminua seu tamanho para 18px e coloque ela na parte superior. Recomendo adicionar os applets Indicador do Sistema e Área de notificação para substituir as funções do painel do Gnome.

Agora vamos à parte de colocar o tema em prática. Nas configurações de aparência, clique em qualquer tema e em seguida clique em Personalizar. Em Controles role a barra de rolagem, até que encontre o nome Murrina LimeLight. Em Margem de janela selecione Dust. E em ícones, selecione o JEY!style. Veja o resultado, e salve o tema para quando quiser usá-lo não precisar fazer toda a seleção novamente.

Bem, é isso, espero que tenham gostado do tema que montei hoje, e espero semana vem, fazer um post melhor com um vídeo demonstrando e explicando como aplicar tudo. Tchau.

Publicado em 26 de fevereiro de 2011 | 5 Comentários

Anderson Henrique

Anderson Henrique

Estudante de programação onde aprende tudo pela internet, também é nerd e sonha criar uma distribuição Linux que seja tão intuitiva quanto o Ubuntu. Esporte predileto: tentar converter as pessoas a usarem Linux em especial Ubuntu... mesmo que com pouco sucesso.

Mais posts do autor (24)

5 Comentários

  1. Bezzy_ disse:

    Só uma coisa…
    Ao retirar o painel gnome, o Alt+F2 não irá funcionar.
    Vc terá que instalar uma solução paleativa.
    instale o grun e configure o atalho de teclado para ele.

  2. Olá! :)

    É com muito prazer que vejo estas vossas palavras aqui no ubuntero! Sim, este tipo de artigos dão muitíssimo trabalho! Por isso é que no Ubuntued temos o Pedro Lobo a trabalhar só para isso!

    Espero que consiga fazer uma boa série!

    Abraço

  3. Luciano disse:

    Ubuntero, gosto do seu blog! é simples e cada dia que venho acho uma coisa nova. Instalei o primeiro tema e gostei tb do tema que aparece no vídeo. Aquilo ali em baixo com os botões é uma doc ou é o unity ?
    valeu! parabéns pelo trabalho!

  4. Marcelo Alves disse:

    Só faltou uma preview, para gente ver como fica o resultado antes de instalar, né?

    Parabéns pelo artigo.

  5. Anderson disse:

    Luciano, a parte de baixo e a superior são uma dock, a Avant Window Navigator.
    E Marcelo, como eu falei no post, eu estava com problemas na internet, e o WordPress não tá me permitindo inserir mídias no blog, então acabou só tendo uma única imagem, mas no próximo artigo, dia 05, demonstrarei em vídeo o tema para vocês verem como ficou o resultado final, mas até que pra um artigo inaugural, não ficou tão ruim.

Deixe seu comentário

Website