Como controlar o mouse com sua webcam no Ubuntu

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: ,

O eViacam é um programa de acessibilidade que permite controlar o mouse com os movimentos da cabeça. Instalei ele com a intenção de saber como é, utilizar o mouse sem usar as mãos, confesso que tive dificuldade ao manobrar o cursor na tela, mas não pela ineficiência do programa, mas sim por falta de treinar mais pois em poucos minutos consegui pegar o jeito e ter mais facilidade ao executar tarefas comuns.

Mesmo sendo pra mim quase que uma brincadeira, foi muito importante pois, eu realmente não conhecia essa ferramenta que tem a capacidade de ajudar tanto as pessoas. Pense em quem não consegue nem mudar de canal na TV utilizando um controle remoto, poder utilizar um computador simplesmente utilizando uma webcam?

A instalação

A instalação do programa é bem simples, pra quem usa o Lucid Lynx ou o Karmic já tem pacotes em debian (.deb) porém pra quem já usa o Maverick a instalação deverá ser compilada.

Download do eViacam: http://sourceforge.net/projects/eviacam/files/eviacam/

Para instalar o eViacam no Ubuntu 10.10 entre primeiramente no Synaptic e instale os seguintes pacotes.

• python-wxtools
• wx2.8-i18n
• libwxgtk2.8-dev
• libgtk2.0-dev
• libcvaux-dev
• libhighgui-dev
• python-wxgtk2.8
• libcv-dev
• libXext-dev
• libxtst-dev

Baixe então o eviacam eviacam_1.4.1.orig.tar.gz e execute os seguintes comandos como root. Obs: Já existe a 1.4.2 mas não tentei instala-la.

tar -zxvf eviacam_1.4.1.orig.tar.gz
cd eviacam-1.4.1/
./configure
make
make install

Caso apareça alguma dependência ao executar ./configure, é só ir até o synaptic e baixa-la.

Como utilizar:

O primeiro a ser feito é a “calibragem” do mouse onde o assistente vai pedir pra mover a cabeça. Logo após seguir o assistente o mouse já passa a ser controlado através do movimento.

Note que o retângulo em azul, corresponde ao tamanho da tela.

Alternar entre cliques

O clique é feito quando o cursor é posicionado em um local por alguns segundos. Uma barra é aberta no topo da tela assim que o software é iniciado, portanto sempre que quiser clique duplo, arrastar a janela, der clique com botão direito, ou bloquear o mouse, é só ir até ela e alternar.

Autor: Augusto Namitala

Publicado em 8 de fevereiro de 2011 | 9 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

9 Comentários

  1. OnHate. disse:

    Vamos ver no que dá isso ai… vou testar em casa… hehe

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Planet Ubuntu Brasil, viviane sch, Alexander Pindarov, Tales and others. Tales said: Controlando o mouse sem usar as mãos no Ubuntu: http://www.ubuntero.com.br/?p=1455 […]

  3. Adriele disse:

    Pessoal,

    Sou editora do site IT Web, que fica em São Paulo, e gostaria de entrevistar algum dos colaboradores do blog para um vídeo sobre Ubuntu. Posso explicar detalhes da iniciativa. Vocês me mandam um e-mail se houver interesse, por favor?

    Obrigada

    Beijos

  4. Danilo Costa disse:

    Aprovadíssimo! Testei a versão 1.4.2!
    Genial!

  5. Deixei um vídeo mostrando o evicam em funcionamento no canal do youtube do Ubuntero, podem acessar o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=311bOmTQl3E

    Aproveitem e assinem o canal http://www.youtube.com/user/ubunterobr

  6. Késia disse:

    Adorei o post, muito explicativo. Quero testar sim este aplicativo.
    E estou mais feliz por ser amiga do criador do post. Parabéns Augusto

  7. Mateus disse:

    Cara é muita dor de cabeça pra instala isso ai no lucid x64. Primeiro que não tem especifico para o lucid x64, ai eu peguei a versão pra x86 mesmo e instalei forçado pelo dpkg (o Oracle XE é so para x86 e com dpkg -force ele instala normal em linux x64), e o programa instala mas não abre. Ai fui tentar instalar o .deb para karmic x64, ele começou a pedi um monte de lib como dependencia, baixei 6 libs e ainda continuo pedindo mais, ai eu desisti. Alguem ai teve algum problema parecido?

  8. Net-Voo disse:

    Belo Artigo em…

Deixe seu comentário

Website