Como imprimir no SIAFI, utilizando UBUNTU.

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , ,

O SIAFI é o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, um sistema onde pode-se acompanhar os gastos públicos, quanto de crédito que tem um órgão por exemplo, quanto que custou tal licitação, o que foi comprado. Esse sistema poderoso no primeiro momento não imprime de forma natural no Ubuntu, abaixo a dica:

 

Instalar o gtklp

sudo apt-get install gtklp

Depois criar o arquivo hodprint , pode-se usar outro editor de texto, mas prefiro o nano.

sudo nano /usr/bin/ , irá abrir o editor coloque o seguinte conteúdo:

#!/bin/bash
gtklp $1
rm -f $1

se estiver utilizando o nano dê um ctrl+o coloque o nome hodprint e ctrl+x para sair.
Depois disso mude a permissão
sudo chmod 755 hodprint
Após isso entre no SIAFI, entre na sessão da impressora, quando aparecer a tela que mostra a conectividade da impressora selecione “Arquivo>>Configuração de impressora” e selecione o botão “Reconfigurar todos”, o conteúdo caminho deverá ter : “/tmp/hodprint.* | hodprint $<” deixe a configuração como na figura abaixo:

Tela Siafi

Assim sua impressora padrão estará configurada para imprimir, mas ainda não imprimirá a tela do SIAFI, para configurar a tela faça o seguinte:
Entre no SIAFI, em “Arquivo” e “Configuração de Tela” , na opção “Utilizar modo impressão Java” marcar como “não” e clique em “OK”, depois clique em “Arquivo” novamente e selecione “Configuração de impressora” e deixe como no procedimento feito acima. Seguindo esses passos estará configurado e imprimindo no SIAFI.

Autor: João Pedro Bernardo Fontoura

Publicado em 27 de fevereiro de 2011 | 3 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

3 Comentários

  1. Dionatas disse:

    Bom dia galera, em primeiro lugar gostara de agradecer a iniciativa de ter postado essa diga, só que na minha situação não funcionou, uso o ubuntu 10.04 Java 1.6.0_20, segui todo o passo-a-passo e quando é p/ imprimir usando F5 que é a intra-siafi não procede a impressão e nem mesmo gera o arquivo PDF. Alguém tem alguma dica do que posso fazer?

  2. Elton disse:

    Fiz esse procedimento e não está imprimindo pelo f5. Até gera o arquivo em pdf na pasta tmp. não imprime nada.

  3. Oto disse:

    Fiz o procedimento no ubuntu 14.04 e depois tentei no ubuntu 15.04 também, e não funcionou, fiquei pensando que talvez fosse a versão do java, me lembro que no kurumin que já vinha com o java pré instalado funcionava que era uma beleza, obviamente conseguia transformar em pdf meus arquivos do siafi pelo f5, sem fazer arquivo executável nenhum, só indicava o diretório e ele salvava sem percalços.

Deixe seu comentário

Website