Como instalar e configurar o TOR para navegar anônimo no Ubuntu

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

Inspirado no assunto do momento, o Wikileaks, eu no meu segundo post aqui no Ubuntero resolvi falar sobre como navegar na internet no anonimato.

O que é o TOR e o que tem a ver com o Wikileaks?

Ultimamente, vários arquivos sigilosos foram divulgados na internet através do Wikileaks e desde que saiu o escândalo, uma das primeiras coisas que me deixou intrigado foi sobre como esses arquivos foram publicados e por que essas pessoas que divulgaram esses arquivos não foram rastreadas, lembrando que estamos falando a nível CIA, FBI e NSA. Foi aí que descobri sobre o TOR, até o momento acreditava que o anonimato fácil na internet era um mito, coisa pra Hacker.
O TOR foi um sistema desenvolvido pelo governo americano para que tornasse possível a troca de informações entre países de forma segura, sem que que as pessoas envolvidas fossem indentificadas, pois caso fossem, poderiam sofrer com torturas, serem presas e até mortas dependendo da informação.
Basicamente, o TOR, ou The Onion Router , é uma rede de computadores distribuída com a finalidade de prover uma comunicação anônima na Internet pois em vez de direcionar a rota da fonte para o destino, os pacotes de dados assumem um caminho aleatório através de vários servidores (computadores dos usuários) que cobrem todos os traços para que nenhum observador consiga saber de onde vieram e para onde vão os dados.
Para conseguir navegar anonimamente terá que ser instalado basicamente 3 programas.

  • Polipo – um servidor proxy, encontra-se no Synaptic
  • Tor, the onion router.
  • Torbutton – um complemento do firefox.

Para instalar o TOR é só baixar o pacote, extraí-lo e rodá-lo.
Tor Browser Bundle for GNU/Linux (beta version) on i686, Link Download
Tor Browser Bundle for GNU/Linux (beta version) on x86_64, Link Download

O Torbutton é só ir em Ferramentas, Add-ons (complementos), pesquisar por Torbutton, clicar em adicionar ao firefox e instalar.

Colocando o TOR pra funcionar:
Primeiramente peço pra entrar no http://www.whatismyip.com/ e anotar seu IP atual, pois pra ter certeza que você está anônimo, o seu IP terá que ser diferente assim que o TOR for ativado.
Pra ativa-lo é só executar o arquivo start-tor-browser, ir no Mozilla Firefox e clicar em Tor Disabled pra ativa-lo.
Sua conexão estará anônima, vá em whatismyip, e notará que estara usando um IP diferente.
Deixando claro, eu sou totalmente contra qualquer atividade cracker, acredito que a informação tem que ser livre e usada para atividades construtivas e não para atos de vandalismo.

Nota: Tutorial baseado no Ubuntu 10.10

Autor: Augusto Namitala

Augusto Namitala

Publicado em 21 de fevereiro de 2011 | 13 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (844)

13 Comentários

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by jorgecabral and Ivan Brasil Fuzzer, Ubuntero. Ubuntero said: Novidade no Ubuntero – Como instalar e configurar o TOR para navegar anônimo no Ubuntu – http://bit.ly/furnqA [...]

  2. [...] This post was mentioned on Twitter by jorgecabral, Colossos. Colossos said: Como instalar e configurar o TOR para navegar anônimo no Ubuntu | Ubuntero: http://bit.ly/dXYpYK via @addthis [...]

  3. Pedro Besse disse:

    Olá amigos,
    não consigo acessar o link Tor Browser Bundle for GNU/Linux (beta version) on i686, como faço pra encontrar o pacote?

  4. Fernando disse:

    Amigo consegui fazer a instalação do TOR e configuração do Firefox para acessar pela rede do TOR.

    Qual configuração eu devo fazer para que todas as conexões sejam enviadas usando a rede do TOR, por ex: email através de um tunderbird?

    Estou usando o Ubuntu 10.10 em uma máquina e o 10.04 em outra.

    Obrigado!

  5. Felipe disse:

    Eu não achei o addon o que eu faço???!!! ‘_’

  6. Alan Homobono disse:

    Não encontrei o Torbutton no acervo de complementos do Firefox 10 (no Ubuntu 12.04). De qualquer forma, o Tor Browser já vem com esse botão que abre uma nova janela daquele navegador.

  7. lwhyz disse:

    Eu fiz como você fez, eu instalei o tor, sendo que ele não inicia, gostaria de saber como eu faço para iniciar…
    Quando eu vou iniciar diz que eu fechei inesperadamente e pede para olhar se tem alguma mensagem sendo que eu já fui e não tem mensagem alguma.

  8. marcos disse:

    Oi, estou usando o Ubuntu 13.04 em máquina virtual. Baixei o TOR e quando vou começar a instalar com o botão direito do mouse para extrair, até aí tudo bem, clico duas vezes start e aparece um texto. O que eu faço? Pode me ajudar? Obrigado.

    • Marcos,

      Hoje estou de bom humor e editei seu comentário para ficar agradável para a leitura. Sempre que enviar um comentário, mensagem ou email, lembre-se que escrever tudo em maiúsculo significa estar gritando e reduz as chances de resposta. Usar pontuação e não abreviar palavras ajudam bastante também.
      Agora vamos ao seu problema. Qual mensagem aparece? Esta é uma informação básica para começarmos a tentar te ajudar.

    • marcos disse:

      Oi,quando clico no start-tor-brawser abre um texto(gedit)

Deixe seu comentário

Website