Opencast, episódio zero

Categoria: OpenCast, Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , , , , ,

Depois de muito tempo discutindo com os amigos aqui está nosso primeiro podcast, o Opencast.

O Opencast terá como tema principal o Software Livre. O objetivo do Opencast será de trazer informações sobre o mundo do software livre, sendo boas ou más notícias, sempre faremos nossos comentários pessoais e técnicos sobre os assuntos.

Ao contrário do que fazemos no grupo Caudilho Livre, aqui comentaremos as intervenções políticas que envolvam software livre tanto no Brasil quanto no mundo. Não criticaremos partidos ou pessoas, apenas daremos nossa opinião sobre as decisões tomadas e os rumos aos quais tais decisões podem levar o software livre.

Neste episódio piloto, numerado como episódio zero, falaremos o básico, o que é software livre. Tentaremos tirar da cabeça das pessoas a ideia de que software grátis é sinônimo de software livre, afinal, tem muito software livre que é pago, e muito bem pago. Estaremos falando um pouco sobre as licenças mais adotadas por desenvolvedores como GPL, CC e BSD.

Divulguem o podcast para seus amigos e mandem sugestões e críticas ou comentários para o email ubuntero@ubuntero.com.br ou pelo twitter @ubunterobr. Estamos ansiosos para melhorar o Opencast a cada novo episódio.

Links do episódio

As músicas utilizadas no podcast são de autoria de Josh Woodward e podem ser encontradas no endereço http://www.joshwoodward.com/ e estão licenciadas sobre uma licença Creative Commons.

Twitter: @tecnologiaabert

Facebook: http://www.facebook.com/tecnologiaaberta

Google+: Tecnologia Aberta

Youtube: Tecnologia Aberta

E-Mail: opencast@tecnologiaaberta.com.br

Feed do Opencast: http://tecnologiaaberta.com.br/feed/opencast/

iTunes: http://itunes.apple.com/br/podcast/id424732898

Publicado em 26 de fevereiro de 2011 | 16 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

16 Comentários

  1. Richard disse:

    Gostei. Aposto na idéia.

  2. Anderson Henrique disse:

    Muito bom o opencast, só vi a mensagem na minha conta sobre ele há pouco, então não pude participar desse, mas no próximo, tô dentro.

  3. André Gondim disse:

    Podiam só tentar ser mais objetivos, pois o assunto ficou bom, mas ficou muito extenso.

    Abração!! ;)

    • André,
      Vamos tentar, mas para ter uma ideia a gravação passou de uma hora, na edição foi cortada muita coisa pois o off-topc também rolou solto.
      Mas aos poucos vamos melhorando isto, a gravação hoje foi mais objetiva, estou editando para postar logo o próximo episódio.

  4. Leandro Xavier - @leandrox_ disse:

    Legal a iniciativa, já estou ouvindo, depois posto mais um comentário…

  5. Por ser o primeiro cast acredito que qualquer um saia um pouco fora do foco. Até pq é a primeira vez que tu ta gravando então a empolgação da uma certa manifestada hehe. Mas realmente o segundo ficou mto mais objetivo que o primeiro. \o/

  6. Olnei Araujo disse:

    Muito bom o cast. Todos estão de parabéns pela iniciativa. Só peço, se possível, disponibilizar o feed.
    Gosto de baixar meus podcasts preferidos pelo Banshee.
    Grande abraço.

  7. Olnei Araujo disse:

    Ok, Ivan.
    Obrigado.

  8. Claitom Sega disse:

    Eu achei que ficou muito bom por ser o nº 0 por assim dizer ,e a idéia vai amadurecer com o tempo e o aperfeiçoamento virá.
    A medida que ele ganhar mais corpo ,dai concordo com o Andre Gondim , para que não se perca o foco.

    No mais um Abraço.

  9. Gostei muito, cheguei aqui por rt do Xará Gondim e gostei de ter encontrado um pod sobre o assunto em português.

    No que precisar de ajuda tamos aí. Eu achei bacana, não foi cansativo apesar de longo, a música ajudou e o assunto é sempre bom.

    Gosto do clima papo de bar, pois senão fica jornalístico e sério demais…

    abraço e sucesso!

  10. Willian disse:

    Muito bom o Opencast…

    Você deveriam um pouco menos técnico, pq até eu fiquei boiando em umas partes.

    P.s Licença BSD é conhecido como CopyCenter e empresas como Apple e Miscrosoft utilizam desse tipo de software em seus sistemas.

    Agora eu pergunto, você gostaria que uma empresa leve a fama por um software que você ajudou e você nem fica “reconhecido” por isso???
    Eu não, por isso defendo a ideia da GPL e CC.

    É isso, eu não acho justo, fazer programadores como escravos, BSD é bom, mas GPL é melhor. (Minha opinião).

    Tirando isso. Foi muito bom. Adorei.
    Falou.

  11. […] do som como na qualidade dos assuntos abordados. O episódio #0 pode ser acessado pelo endereço [ubuntero.com.br/…] O episódio #1 pode ser acessado pelo endereço [ubuntero.com.br/…]” […]

  12. André Caldas disse:

    Oi, galera!

    Legal a discussão.

    Bom… pra dizer a verdade, achei que vocês mais complicam que explicam. :-P

    Também fizeram uma certa bagunça com a definição de “open source”. Assim como “free software” não é “software grátis”, “open source” não é qualquer coisa que você tenha acesso ao fonte!!!

    Acho interessante o Ivan criticar a GPL por ser “restritiva” e optar pelas licenças Creative Commons porque elas possuem mais opções de “restrições”.

    Um colega da Romênia dizia que a licença dele era a “mais livre de todas”. Ele dizia: “you can even claim ownership!” (você pode até mesmo dizer que você é o autor original!)

    Abraço,
    André Caldas.

  13. Marcos Yoshihiro Nakamine disse:

    Gostei do comentário “bilhões, trilhões de pessoas que compartilham”, hehe

    Brincadeiras à parte, parabéns pelo podcast.

    Abraços

Deixe seu comentário

Website