Ubuntu é mais social

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , , , , , , ,

Mais do que nunca estamos conectados, a internet vive a febre da rede social e o Ubuntu está preparado para tudo isso.

Hoje é comum encontrarmos em vários computadores ferramentas para Twitter e Faceebook e também sempre um messenger para conectar no MSN, o protocolo mais utilizado no Brasil.

Twitter e Facebook

O Ubuntu vem pronto para este mundo das redes sociais, imediatamente após a instalação do Ubuntu você já pode utilizar o Gwibber a ferramenta para redes sociais como o Twitter e Facebook além de várias outras redes. Nele você pode receber as atualizações dos seus amigos e ainda interagir com eles respondendo e enviando mensagens. Veja um screenshot do Gwibber abaixo com apenas o Twitter configurado.

Gwibber

Pessoalmente eu não acho o Gwibber a melhor solução, acho ele um pouco lento. Por esse motivo passei a usar o Tweetdeck que funciona muito bem no Ubuntu.

Para instalar o Tweetdeck, primeiro vá a Central de Programas e instale o AdobeAir em seguida acesse o site do TweetDeck neste link [ http://www.tweetdeck.com/desktop/ ] e clique em Baixe Agora, é grátis. Abaixo uma imagem do TweetDeck retirada do site.

Tweetdeck

MSN, Gtalk e Facebook

Para falar com os seus amigos do MSN o Ubuntu dispõe diversos aplicativos sendo o Empathy o aplicativo que já vem instalado, porém existem diversas outras opções como o clássico Pidgin, aMSN, Emesene e outros.

O Empathy é a minha escolha, uma vez que eu posso me conectar no MSN, Gtalk e Facebook de uma vez só utilizando apenas um aplicativo. Além disso é possível agrupar contatos, se um amigo seu está também em várias contas você pode agrupar todos estes contatos em um só.

Empathy

Entretanto seguido eu acabo recomendando para as pessoas que só querem se conectar no MSN que utilizem o Emesene é o aplicativo que tem maior aceitação entre os usuários por ser mais parecido com o software da Microsoft. Abaixo um screenshot do Emesene.

Emesene

Orkut

No Orkut não tem como receber as atualizações, mas é possível falar com os seus amigos do Orkut. Na verdade o Orkut tem uma integração com o Gtalk e ao adicionar amigos no Orkut estes podem ser automaticamente adicionados no Gtalk. ;)

Mas para as miguxas e miguxos de plantão eu tenho uma surpresinha. O Ubuntu pode te deixar mais bonito no Orkut. É sério!

Você tirou aquela foto, daquele passeio inesquecível e… putz. Uma espinha bem no meio da cara. Tem certos momentos que não dá pra esperar a espinha sumir para tirar a foto. Então veja abaixo como editar fotos para tirar manchas e espinhas de suas fotos.

1º – Instalar o Gimp:
Se você ainda não tem, instale o Gimp, basta ir na Central de Programas do Ubuntu e procurar por Gimp e instalar.

2º – Abra sua foto no Gimp:
Clique com o botão direito sobre a foto e escolha Abrir com > Editor de imagens Gimp

3º – Zoom
Na Caixa de Ferramentas do Gimp existe uma ferramenta que é o Zoom identificada por uma luneta. Clique na luneta e depois vá na foto e vá clicando com o mouse na área que você quer trabalhar até que o zoom esteja relativamente próximo a área a ser corrigida. Se você passou do ponto para diminuir o Zoom basta apertar o botão Ctrl e mantendo o Ctrl pressional clicar de novo com o mouse na imagem, o zoom diminuirá desta forma.

4º – Selecione a ferramenta de recuperação
Clique sobre a ferramenta de recuperação como na imagem abaixo.

5º – Selecione uma área da pele para servir de base
Clique com o mouse segurando o botão Ctrl pressionado numa área da pele que esteja boa, sem espinha ou sem manchas.

6º – Clique sobre a imagem a corrigir
Depois basta clicar com o mouse na área a ser corrigida.

Em vídeo:

Veja um antes e depois utilizando esta técnica.

Antes e Depois

Foto original
Foto Editada

Publicado em 19 de Fevereiro de 2011 | 4 Comentários

4 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Eliseu M. de Araujo, Eliseu M. de Araujo, Ivan Brasil Fuzzer, Ubuntero and others. Ubuntero said: Novidade no Ubuntero – Ubuntu é mais social – http://bit.ly/h05GmY […]

  2. Uma coisa que eu fiquei encantado quando conheci o Ubuntu foi de poder usar vários mensageiros em um programa só. Ter uma aba, só pro gtalk, uma só pro facebook, e uma janela só pro msn não é nada bom!

    Outro detalhe também é sobre Skype que funciona perfeitamente, o DropBox, compartilhamento de arquivos, que também não tive programas nenhum com ele. E ainda tem o Kflickr, para os amamentes da fotografia.

    • Pidgin eu usava desde que era chamado de Gaim e eu não utilizava Linux ainda.
      Quanto ao skype, funciona, mas está totalmente atrasado. Eu cobro pelo twitter todos os dias sobre uma atualização do programa, mas não tenho nenhuma resposta.

  3. Andre Almeida disse:

    Boa Augusto, esqueci completamente do Dropbox e do Ubuntu One e do Flickr.

    Alguém sabe se existe alguma coisa pro Picasa sem ser o próprio via wine?

Deixe seu comentário

Website