Opencast episódio #1

Categoria: OpenCast, Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

Está no ar mais um episódio do Opencast, o podcast sobre software livre. Neste episódio eu(Ivan), Marcos Lucas, Marcos Zin e Diego Tumelero falamos um pouco sobre como ganhar dinheiro com software livre tanto para um novo empreendedor como para empresas que já estão no mercado.

Uma pequena correção sobre o livro de Shell Script, ele não está disponível na íntegra na internet, apenas algumas partes estão disponíveis e o link está na seção de links do podcast.

Ainda estamos em busca do local perfeito para gravações, ainda não o encontramos, então pedimos perdão pelo eco presente em algumas vozes.

Links do podcast

Se tem alguma sugestão de pauta para os próximos podcast’s ou críticas, nos deixe um comentário ou envie um email para ubuntero@ubuntero.com.br ou ainda pelo twitter em @ubunterobr.

Twitter: @tecnologiaabert

Facebook: http://www.facebook.com/tecnologiaaberta

Google+: Tecnologia Aberta

Youtube: Tecnologia Aberta

E-Mail: opencast@tecnologiaaberta.com.br

Feed do Opencast: http://tecnologiaaberta.com.br/feed/opencast/

iTunes: http://itunes.apple.com/br/podcast/id424732898

 

Publicado em 3 de Março de 2011 | 26 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

26 Comentários

  1. Antonio disse:

    Sugestão: RSS pro podcast (pra colar no Rhythmbox) :)

  2. Dã digo eu, ainda não me acostumei a postar o feed, mas já está corrigido e o feed está no post.

    Valeu Antonio

  3. Antonio disse:

    Ivan, não sei se cabe no opencast, mas divulgar (quando há) vagas de trabalho com Software Livre é uma.
    Aqui na editora, tudo que uso (exceto o skype) é SL, e a “moda” está pegando, depois de mim mais uma máquina já segue o mesmo caminho.

    Voltando ao negócio da vaga:
    Estou procurando um programador para ajudar (remuneradamente) no desenvolvimento do Sigil (http://code.google.com/p/sigil/).

    Abraços,

  4. Reifison disse:

    Uau. Show de bola heim. Muito bom ter um podcast voltado para o software livre. Ainda nem baixei mas achei que deixar o comentário antecipado era o mínimo que poderia fazer.
    Apenas um detalhe, ja joguei o link de vocês no twitter, e ai vai uma dica, botoes para compartilhar em redes sociais…. Twitter, facebook.. Ajudaria muito,

    Só uma coisa, vcs não vao colocar o feed no itunes? Sei qeu muita gente do software livre vira a cara para a apple, mas sou usuário de ipad e ipod, e cara, facilita muito a vida e no fim, qual o mal em compartilhar em mais um local?

    Espero que entendam meu pedido. Um abraço.

    • Reifison,

      Não temos nada contra quem usa qualquer sistema operacional que seja, temos nossas preferências apenas. Não botamos no iTunes simplesmente por desconhecimento de um usuário que não possui iPod, iPad e afins, mas como dissemos que toda sugestão é válida, no final de semana estarei me informando e efetuando os procedimentos para fazer isto.
      Botões para redes sociais, realmente é uma ótima ideia, não tinha pensado nisso antes, também vou providenciar.
      Por fim, muito obrigado pelo comentário e principalmente pelas sugestões.

  5. Reifison disse:

    Antonio, Como posso entrar em contato com vocês sobre essa vaga?

    Abraços

  6. Interessante teu projeto Antonio. Pena que sou um simples programador PHP. Se não gostaria de poder ajuda-lo no projeto. Se por ventura quiser ajuda na divulgação coloco meu blog a disposição, inclusive poderá escrever um artigo e postarei-o em vossa autoria e na integra no blog.

    E MAIS UMA VEZ PARABÉNS a nós! hehehe meio auto-estimatório isso mas parabéns mesmo gurizada, estamos atingindo o objetivo com o OpenCast que é levar informação e conhecimento ao redor do mundo.

  7. Olnei Araujo disse:

    Gente,
    parabéns por mais este episódio. Tão bom quanto ao “zero”. Continuem assim!
    Abs.

  8. Andre Almeida disse:

    O livro do Aurélio que está disponível na internet é o “Expressões Regulares – Guia de Consulta Rápida”

    Disponível no link:
    http://guia-er.sourceforge.net/

    Os outros só comprando mesmo. ;-)

  9. Gostei do Podcast, mas achei que o audio ainda é uma grande deficiência. No episódio 0, ele estava melhor.
    São pequenos problemas que podem ser corrigidos em futuros episódios.
    Sobre ganhar dinheiro com SL, eu uso Joomla e FreeNAS como produtos em minha empresa e Ubuntu em todos os meus desktops.
    Parabéns para a equipe!

    • Marcus, muito obrigado pelo comentário.

      Ainda estamos tentando encontrar um bom local para gravar e estou vendo equipamento para melhorar a gravação também, mas é um desafio levando em conta nosso orçamento, R$ 0,00. Mas faremos o possível e o impossível para melhorar o som.

  10. Gustavo Tonello disse:

    Bela iniciativa! Parabéns. ;-)

    Poderiam disponibilizar ele no iTunes também né?
    Acho que facilitaria p/ um bucado de gente.

    []’s

  11. Reifison disse:

    Opa. Ai vai um link de como colocar o podcast no itunes.

    Você terá que fazer de um itunes, logo terá que usar o windows ou o mac. Eu uso mac, me coloco a disposição para ajuda-los.

    Abraços.

    http://support.apple.com/kb/HT3125?viewlocale=pt_BR&locale=pt_BR

  12. Gustavo Tonello disse:

    Eai Ivan,

    Veja essa quase “receita de bolo” p/ submeter um podcast p/ o iTunes.
    http://www.apple.com/itunes/podcasts/specs.html

    Creio que ajudará. ;-)

  13. Fernando Avena disse:

    legal estar no itunes…mas o itunes so tem pra mac e win..nao tem pra linux.

    e tente colocar o http://www.ubuntero.com.br/?feed=podcast no rhythmbox e nao rolou…clicando na url deu erro tambem.

    legal ter feed ai funcionando e quem te itunes também. mas nao deixa os livres sozinhos.

  14. Reifison disse:

    Olá Pessoal…

    Cá estou eu novamente…

    Sendo o chato rs rs Brincadeira.. Acabo de ouvir os episódios. GOstei bastante. O audio estava legal, dava pra entender a todos, vocês sabem levar um podcast. tem conteúdo e espero que esse podcast continue por muito tempo, pois quero ouvi-lo bastante.

    Uma pergunta: Qual será a frequência? Será semanal? quinzenal? Acho que isto é um fator importante para o sucesso de um podcast. Pois assim nos ouvintes saberemos quando contar com vocês. Sou a favor de uma entrega sempre pontual, mesmo que isto signifique menos episódios por mês.

    Uma sugestão: Coloquem no menu superior um atalho para um página interna do podcast de vocês, isto ajuda ao usuário a se localizar facilmente e ajuda no SEO do site.

    Uma critica: Achei os argumentos para o uso do software livre um pouco rasos, não saiu do senso comum. Imagino que poderiam ter explorado mais questões reais, e não de grandes empresas mas de grandes profissionais, dando exemplos práticos de como foi a mudança na vida da pessoa por causa do software livre, ou o que melhorar de produtividade.

    Acho que o argumento da Had hat foi meio falacioso, pois olha só a frase. Bill gates ficou milhonarios, vamos da exemplo de outra PESSOA que ficou milhonaria.. dai vcs vem com o exemplo de 2 grandes empresas, e não de pessoas… Eu posso facilmente contra-argumentar dizendo uma outra pessoa que ficou milhonaria com software proprietario : Stive Jobs, Steve Wozniac.. e etc.. ta vendo?

    OUtro ponto que achei negativo foi dizer que é inviável, ou insensato dizer que uma empresa não pode fixar seus negocios em software proprietario, isto é errado, por exemplo vejamos empresas como a totvs que vive e ganha MUITO dinheiro e da boas soluçoes para outras empresas com software proprietário.
    Um de vocês mesmo, falou que a sua empresa não trabalha com software livre, logo ela está vivendo com software proprietário.

    O cara que falou que trabalha com suporte, ele disse que praticamente so usa software livre, mas so deu exemplos de softwares corriqueiros, Se agente pega um grande estudio de designer, os cara não podem trabalhar com software livre por que não existem ainda boas soluçoes como existem as proprietarias, isto sem ir ainda pro universo das grandes corporaçoes com seus ERP’s. que gerenciam a empresa completamente e duvido que um diretor de uma empresa assim usaria um software livre, pois um dia parado corresponde a milhoes, e quem pagaria o prejuizo deles? POis se uma SAP da vida, oferece o software deles, eles garantem, e se der pau, os engenheiros vem da alemanha em menos de 24 horas arrumar, conheço um caso desses. Software livre daria conta? Eu gostaria mesmo que sim, mas olhando a realidade, vemos que não.

    Me desculpe se entendi algo errado.
    Resumindo, faltou organizar um pouco mais a argumentação, deixar melhor embasada. Espero que o próximo saia logo. Pois assim teremos mais conteúdo bom e mais argumentos a cada dia.
    Um abraço e parabens a todos os envolvidos.

    • Reifison,

      Não é chato, é esse tipo de discussão que queremos gerar.
      Quanto ao Steve Jobes, ele é milionário pela capacidade que a empresa tem de inovar, mas seu sistema operacional tem base BSD que é software livre. Ele apenas utilizaou a parte da licença que permite fechar o código.

      Quem disse que a empresa só utiliza software proprietário hoje fui eu. No entanto a empresas perde muito dinheiro com isto, a cada unidade que abre é muito dinheiro gasto com licenças, a cada novo computador é mais dinheiro perdido em licenças, por este motivo a empresa optou por fazer a migração que está em processo de ter início.

      Como dica vou tentar conversar com PESSOAS que vivem ou que ganham bastante dinheiro com software livre para fazer um novo episódio sobre o mesmo assunto, se tiver sugestões e contatos é só enviar que tento conversar.

      • Esqueci de falar sobre a sugestão de dar um espaço de maior visibilidade para o podcast na página.

        Tenho esta ideia também, mas está para o próximo layout que ainda não começou a ser desenvolvido e pode demorar um pouco pois é feito com trabalho voluntário.

  15. Reifison, desculpa aí! Esqueci de marcar a notificações de comentários.
    Qualquer coisa lá no about do meu blog tem meu e-mail, mas vai por aqui tb: antoniohermida[@]mail.ru
    Pô, esqueci de comentar (memória não é meu forte): lojas como a LinuxMall meio que ganham dinheiro com software livre, ahn (ainda que não diretamente).
    Abração,

  16. FuradordeSyS disse:

    O cara vê se não troca mais a url do podcast no mais tudo certo valeu, continua assim!!!! :)

  17. Ivan disse:

    Parabéns, pessoal, para o começo o trabalho de vocês está indo muito bem, vocês parece ter gosto de falar do assunto, e isso empolga quem ouve.
    Ainda precisa melhorar a qualidade do áudio, mas a qualidade da edição já é de bom nível.
    Quanto ao conteúdo, acho que começaram bem, pelo começo.

Deixe seu comentário

Website