Opera Unite 11 no Ubuntu

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , , ,

Antes de tudo recomendo a baixar/instalar o Opera 11, você não vai se arrepender. Caso não goste é só desinstalar, não custa nada!

 

Clique na imagem para instalar o Opera 11

O link na imagem acima lhe redirecionará para o site baixaki onde poderá baixar o pacote .deb (Basta clicar duas vezes e pronto, instalação normal).

Sempre fui curioso e gostei de pesquisar/testar novas opções de quaisquer programa. Mas não é apenas testar por testar, busco sempre funcionalidades que satisfaçam alguma necessidade que tenho.

Quando conheci o navegador Opera, ainda na versão 9, não tinha nenhuma noção das características que ele proporciona. Fui mexendo, mexendo…descobrindo coisas legais e úteis.

Tudo começou quando um amigo me pediu um arquivo urgentemente, e, como estávamos longe um do outro (uns 300 km), não tinha como se encontrar com ele e compartilhar através de algum dispositivo portátil. O e-mail seria a salvação.

Seria se o arquivo tiver um tamanho mínimo de 25 mb (para o Gmail) e 10 mb (Hotmail), caso esses valores não tiver sido ampliados. Então como compartilhar pela internet um arquivo com mais de 100 mb? Procurei outras alternativas, mas elas dependiam de outros programas, pois eu sou usuário Linux e o amigo Windows.

Com o Opera 11 já instalado, siga as informações a seguir.


Como instalar um aplicativo (Widgets)

Basta acessar esse link http://unite.opera.com/applications (ou no Opera 11, o botão Adicionar na barra lateral esquerda do Unite) e escolher o aplicativo desejado e mandar instalar clicando no botão logo abaixo. Isso leva apenas alguns segundos.

Nota 01: Esses recursos não são exclusivos para quem tem o mesmo navegador Opera, todos os recursos podem ser visualizados em outros navegadores (testei no Firefox, Chromium e Chrome), basta compartilhar o seu link.

Nota 02: Todos aplicativos só serão compartilhados na internet se o Opera estiver sendo executado.

Nota 03: Vale lembrar que, para compartilhar qualquer aplicativo no Opera Unite 11, você escolhe como privado ou público, isto é, só terão acesso às suas páginas/aplicativos se tiverem sua senha. Essa opção é vista nas páginas dos aplicativos.


Compartilhando arquivos (qualquer tamanho)

O Opera Unite 11 tem algumas opções interessantes. Duas delas são: O WebServer e o File inbox. Como o nome já diz, o WebServer é um aplicativo que funciona como um servidor. É bem simples usá-lo. Basta apenas que se aponte um diretório (pasta) qualquer nesse widget e pronto!

Ao fazer isso, é criado um arquivo index.html (página web) dentro do diretório apontado. Como uma página web qualquer, você pode editá-la do seu jeito, usando algum software de criação/edição de sites (como o KompoZer por exemplo).

 

Meu WebServer (público)

http://admin.notebook.prof-edigley.operaunite.com/webserver/content/index.html

 

Já o File inbox seria mais adequado e direto (no meu caso), para envio de arquivos de qualquer tamanho. Com ele você permite, através da página do aplicativo, fazer upload (envio) de arquivos para o diretório que você escolheu. O mais legal é que se pode definir um limite de tamanho para gerir o espaço do seu diretório.

Meu File inbox (privado)

http://admin.notebook.prof-edigley.operaunite.com/envie-seu-arquivo

 

Compartilhando sua biblioteca musical

Com o Stream media você poderá criar uma transmissão de mídia online do seu computador com o Opera Unite 11, seja áudio, vídeo, etc. Seria uma espécie de rádio online. Compartilhe o Stream media para seus amigos diretamente no navegador. Eles não precisam baixar os arquivos, basta vê-los online.

Pressione o botão “Play” para linha de fluxo (ouvir as músicas) ou clique no nome do arquivo para baixá-lo. Os formatos suportados são: flv, mp3, swf, AIF, AIFF, AAC, AU, bmp, gsm, mov, mid, midi, mpg, mpeg, mp4, m4a, psd, qt, QTIF, QIF, QTI, SND, tif, tiff , Wav, 3g2, 3gp, wma, ra, ram, rm, RPM, RV, SMI, SMIL, asx, asf, avi, wmv.

DICA: Aponte a pasta “Minhas Músicas” com todas as subpastas. Na página do Stream media você poderá navegar dentro das subpastas.

Outra opção de compartilhamento de áudio é o Media Player

 

Meu Stream media (público)

http://admin.notebook.prof-edigley.operaunite.com/minha-radio

 

Media Player (público)

http://admin.notebook.prof-edigley.operaunite.com/media_player/content

 

Outros aplicativos

Minhas imagens (público)

http://admin.notebook.prof-edigley.operaunite.com/Minhas-imagens

Web Proxy | Messenger | My Webcam | Twitter Fridge | Math Session

 

Bom, é isso!

Se gostou ou não, deixe um recado na minha geladeira

http://admin.notebook.prof-edigley.operaunite.com/Minha-geladeira

 

Abraço!

Publicado em 13 de março de 2011 | 2 Comentários

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Ubuntu User #33116 Graduado em Matemática (2007), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Central Mossoró. Acredita que Software Livre e Educação, em especifico o Ensino de Matemática, podem andar lado a lado.

Mais posts do autor (12)

2 Comentários

  1. breno disse:

    Fantástico este opera unite! Foi uma excelente dica

  2. Valeu Bruno. O File inBox é o widget que mais me salva.

Deixe seu comentário

Website