AMD64?

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Uma dúvida que muito vi pela lista de discussão do Ubuntu e hoje apareceu novamente no twitter é sobre a compatibilidade da imagem AMD64 com processadores Intel.

A confusão é de se entender, já que as duas empresas são concorrentes e o que funciona para uma pode não funcionar para outra, ainda mais quando uma imagem vem com o nome de apenas uma das empresas.

Este artigo serve para sanar esta dúvida e será bem curto. A primeira empresa que trouxe processadores de 64 bits hibridos, ou seja, processadores que trabalham tanto com 32 quanto com 64 bits, foi a AMD. A Intel demorou um bom bocado para lançar seus processadores de 64 bits, e mesmo assim seus processadores são uma cópia da AMD, mas não se apavore pois a cópia foi autorizada com o devido pagamento de royalties.

Depois deste pequeno parágrafo que fala um pouco sobre a história desdes processadores você deve estar se perguntando se pode usar a imagem AMD64 para processadores Intel. Então pode ficar tranquilo que a mesma imagem pode e DEVE ser utilizada para os dois processadores sem queda de desempenho ou incompatibilidade devido ao processador ser Intel ou AMD.

Publicado em 19 de abril de 2011 | 3 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

3 Comentários

  1. maisprodutivo disse:

    Muito obrigado!
    Sempre tive essa dúvida e nunca consegui encontrar uma resposta.
    Agora vou esperar sair o 11 (final) para já instalar com 64 bits.

  2. Marcelo disse:

    Obrigado :)

Deixe seu comentário

Website