Lançado linuxacessivel.org 2.0

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

linuxacessivel.org: nova imagem e agora também fala espanhol

O linuxacessivel.org agora também fala espanhol. Graças ao amigo paraguaio Mario Bentiz e ao Latinoware 2010, temos o sitio satisfatoriamente traduzido e uma primeira imagem para o idioma de nossos vizinhos latinos americanos; onde esperamos que estes venham a somar em nossa comunidade e assim evoluirmos para uma melhor regionalização. Para tanto pedimos imensamente que divulguem o linuxacessivel.org para nossos irmãos da América Latina e outros países de idioma espanhol.

Continuando, o projeto linuxacessivel.org constrói sua imagem sempre sobre o Ubuntu LTS. Como já se passou um ano desde o lançamento do último LST, 10.04, a Canonical adotou a politica de liberar novos núcleos (linux, kernel) para suas versões de longo termo de suporte. Aproveitando a deixa da Canonical esta nova imagem chamada de linuxacessivel.org 2.0 trás o kernel 2.6.38-8 (que virá no Ubuntu Natty); possibilitando melhor compatibilidade com novos hardwares.

Além do novo Linux (kernel, núcleo) o linuxacessivel.org 2.0 trás ainda o novo aplicativo, desenvolvido por nós, chamado xcmd. Quando usa-se o terminal com o Orca em algumas tarefas que resultam em retorno de comando, como listar um diretório (ls -l) ou hardware pci (lspci); o Orca lê toda a saída e não somente o retorno do comando. O xcmd veio suprir esta deficiência em que o retorno dos comandos são redirecionados para um arquivo e exibido no Gedit. Além disto é possível usar o xcmd para enviar o retorno de um comando direto para o pastebin do Ubuntu, para o APT update, install, …

Entre estas e outras novidades, segue:

– Orca 2.91.92;
– Kernel 2.6.38-8;
– Firefox 4.0;
– Remover pacotes antigos do kernel automaticamente;
– Novo aplicativo de Redirecionador de linha de comando (xcmd);
– Instalador de Driver Microsoft Windows para placas wireless;
– Configuração do Gnome em uma única tela;
– Plugin para o Pidgin conectar com microblogs (Twitter, identi.ca, …);
– Cliente ftp;
– Configurador amigável para o GRUB2;
– Instalador de extras reescrito com uma melhor coleção de pacotes;
– Tema Fancy revisitado;
– Tema zOOm revisitado;
– Novo tema de ícones padrão do sistema.

Sejam todos bem vindos para conhecer, divulgar e, claro, sintam-se livres para participar da comunidade linuxacessivel.org.

http://pt.linuxacessivel.org

http://es.linuxacessivel.org

 

Download

A imagem base do linuxacessivel.org 2.0 foi feita sobre o Ubuntu Lucid LTS. Por ser uma versão de longo de tempo de suporte, as atualizações serão suportadas pela Canonical até 2013. Leia mais na página calendário.

Os requisitos para “rodar” o LiveCD e de instalação são os mesmos aplicados para o Ubuntu:

  • Um CD virgem e um gravador de CDs.
  • Um computador moderno com processador Intel ou AMD.
  • Pelo menos 256MB de memória RAM.
  • Mais em requisitos de instalação.

Live CD

Atualmente a imagem gerada do linuxacessivel.org está compilada somente para computadores 32 bits.

Se você utiliza o linuxacessivel.org ou é entusiasta, por favor, nos ajude a continuar existindo. Saiba como na página doação.

Em caso de dificuldade, pode utilizar um dos espelhos alternativos para download.

Torrent

BitTorrent é um protocolo de rede que permite ao utilizador realizar downloads (descarga) de arquivos de forma descentralizada e compartilhada; onde o download é feito em partes e baixado de vários outros computadores que também estão fazendo o download ou “semeando”. Mais sobre torrent.

Por favor, após fazer o download do linuxacessivel.org, se puder, sempre deixe seu cliente de torrent aberto para “semear” o arquivo para outras pessoas. Este ato não lhe causará incômodos nem interferirá em sua navegação e você estará ajudando o projeto.

Fonte: http://www.linuxacessivel.org/

Publicado em 19 de Abril de 2011 | Deixe seu comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Deixe seu comentário

Website